Práticas de leitura na escola

-

Práticas de leitura na escola

Quais são as dimensões envolvidas na aprendizagem de leitura e como apoiar o desenvolvimento de habilidades e competências leitoras nas crianças? Confira no especial multimídia.

Ler não é uma atividade simples. A prática envolve o domínio de diversos aspectos da língua que devem ser incorporados pelas crianças na consolidação da aprendizagem da escrita. Para desenvolver a competência leitora é necessário, além de conhecer o sistema alfabético, ter fluência e dominar a compreensão de textos, assim como participar ativamente de práticas sociais letradas. Nesse sentido, a escola tem um grande desafio como instituição que trabalha intencionalmente com o ensino dessa prática. Assim, algumas questões fundamentais se apresentam, por exemplo: Como a gestão escolar pode tornar seus espaços mais propícios à leitura? Como os professores podem estimular os alunos a gostar de ler? Como incentivar os estudantes a se tornar leitores autônomos e críticos?

Este material multimídia apresenta, de forma clara e ao mesmo tempo bastante aprofundada, as dimensões pelas quais os alunos podem passar na aprendizagem da leitura. Clique abaixo e explore o Especial Práticas de leitura na escola.


Veja também