Sensibilizar a sociedade para a importância da articulação dos diferentes segmentos responsáveis pela educação e pela proteção social da infância e da adolescência no Brasil. Esse foi o objetivo da 6ª Edição do Prêmio Itaú-Unicef, que teve como tema Tecendo Redes.
Tecer redes de organizações e projetos que ensinam, tendo em vista uma concepção de educação integral, implica pensar a cooperação concreta entre agentes de naturezas distintas. Entre os 1.682 projetos inscritos, destacam-se aqueles que ‘tecem redes’ para que o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes seja prioridade absoluta.
Os projetos investem nas potencialidades das crianças e adolescentes, buscando favorecer o seu crescimento pessoal e social. Estimulam também o desenvolvimento das competências comunicativas. Tudo isso destaca a importância dos projetos desenvolvidos pelas organizações que, articuladas com outras instituições, comunidades e famílias, reafirmam o tema desta edição.
Formação
Premiação Nacional
- 1 Nacional: 1º lugar: Projeto Rede Participativa – Associação de Apoio ao Trabalho Cultural, Histórico e Ambiental (APOITCHA)
- 2 Nacional: 2º lugar: Projeto Rede Jovem de Cidadania – Associação Imagem Comunitária
- 3 Nacional: 3º lugar: Projeto Eremin: Tecendo Novos Caminhos – Associação Eremin – Ação Social de Promoção da Cidadania e Desenvolvimento Humano
Menções Honrosas
- PEProjeto Deixando Marcas – Associação das Mulheres de Nazaré da Mata (AMUNAN)
- CEProjeto Banda de Lata de Todas as Cores – Associação Curumins