LITERATURA E CIBERCULTURA − NOVOS LETRAMENTOS
-
A navegação na web pode ser uma ponte entre os jovens e a leitura literária. Há muitos sites e blogs especializados em literatura, trazendo textos de diferentes gêneros: poema, crônica, conto, novela, inclusive os novos gêneros, como os micro e nanocontos e as fanfictions.
Fanfiction
A fanfiction é uma forma de fazer literatura exclusiva dos suportes digitais. São ficções criadas com base em histórias ou personagens conhecidos de filmes, séries, quadrinhos, videogames, feitas pelos fãs dessas histórias e divulgadas em sites ou blogs. Muitas vezes, as histórias são criadas de forma colaborativa, com cada fã construindo uma parte da história.
Neste site de fanfiction você vai conhecer ideias bastante inspiradoras para atividades na sala de aula, como criar um capítulo para uma história já existente, em que a trama deve se passar necessariamente na cidade do Rio de Janeiro, e um grupo de palavras deve necessariamente aparecer na história.
-
Criar perfil de personagem literário nas redes sociais
Os perfis das redes sociais podem ser estimulantes para a criação de personagens de novas histórias ou para descrever personagens consagrados. Depois de criados os personagens, eles podem se tornar “amigos” nas redes sociais e interagir, de acordo com suas características e o enredo em que estão envolvidos. Veja dicas neste Experimente.
-
Criar nanocontos
Embora o nanoconto tenha nascido bem antes da internet, parece ser um gênero feito sob medida para o Twitter. É possível criar uma ideia literária, com todos os elementos de uma narrativa, com apenas 140 caracteres? Um nanoconto pretende construir, em pouquíssimas palavras, todos os elementos de uma estrutura narrativa. Mas como fazer isso? Explorar figuras de linguagem e intertextualidade, além da concisão, é claro, pode ser um caminho de sucesso. Veja aqui exemplos de nanoconto.
Como criar nanocontos no Twitter? Veja as dicas deste Experimente.