MIDIATECA – DICAS PARA AMPLIAR OS CONHECIMENTOS SOBRE LITERATURA BRASILEIRA
Materiais da Plataforma do Letramento
Coluna literária de Jorge Miguel Marinho
O escritor, ator, professor de literatura e formação de escritores traz o sonho e a fabulação em textos que exalam humor e poesia.
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Entrevistas
Ruth Rocha: uma vida de escrita dedicada às crianças
A renomada escritora de livros para crianças conta sobre sua formação leitora, o que a motiva a escrever para crianças e sobre os desafios em torno da democratização do acesso ao mundo letrado.
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Eliane Brum: a leitura e a escrita como espaço de escuta
Nesta entrevista, a jornalista e escritora valoriza o papel humanizador da leitura e da escrita, destaca a importância da escuta do outro e de si mesmo na escrita jornalística e literária e defende a importância de a escola acolher as diversidades e promover o diálogo entre diferentes.
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Fernando Vilela, Lúcia Hiratsuka e Odilon Moraes: a voz das ilustrações, as imagens das palavras
Os três ilustradores, que têm se destacado na criação de livros-imagem, apresentam seu olhar sobre as relações entre ilustração e texto escrito, e as possibilidades e estratégias de ler essas diferentes linguagens.
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Marla de Queiróz: "Não é preciso temer o abandono de um poema"
A escritora, integrante da geração blogger, fala sobre seu trajeto de formação como leitora, seus autores preferidos, a leitura e a escrita na era digital, o papel da escola na formação de leitores e autores, e uma de suas paixões, a poesia.
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Para aprofundar
As linhas tortas da leitura no chão de Graciliano Ramos
Neste artigo, elaborado para a Plataforma do Letramento, Simone Cavalcante, escritora alagoana, registra sua incursão pelas cidades onde seu conterrâneo Graciliano Ramos estudou e se iniciou no mundo do trabalho e da palavra escrita. Seu propósito é saber como anda o ambiente do livro e da leitura literária nessas cidades, sobretudo nas escolas públicas de Ensino Fundamental.
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A imagem e a letra: ensaio sobre literatura e artes plásticas
O artigo traça um breve percurso histórico abordando os principais momentos de encontro entre a literatura e as artes plásticas no cenário brasileiro do século XX, enfatizando as vanguardas modernistas e fazendo uma análise comparada de algumas obras dos períodos.
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Publicação discute os diversos aspectos da relação entre leitura e educação
A publicação Por que ler? reúne artigos escritos por pesquisadores, educadores, escritores, ilustradores, contadores de histórias e outros profissionais que atuam na área de letramento, convidados do I Fórum do Espaço de Leitura, que ocorreu em abril de 2013, em São Paulo (SP).
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Explorando as ilustrações de livros infantis: suas possíveis leituras
Neste artigo, Anelise Zimmermann, ilustradora e professora de Design do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), trata do papel das ilustrações nos livros infantis e da importância da educação visual para a formação de leitores capazes de ler tanto textos verbais como visuais.
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Memórias afetivas de leitores-escritores
Neste trabalho, Rosemar Coenga, doutor em Teoria Literária e Literaturas pela Universidade de Brasília (UnB), investiga a construção social da infância com base em obras autobiográficas de escritores brasileiros e estrangeiros que focaram esse momento da vida em suas memórias, especialmente as primeiras experiências da criança com a cultura letrada e outras manifestações literárias: cantigas de roda, contos tradicionais orais, poemas e romances, entre outras.
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Experimente: realizar um sarau com a turma
Já pensou em organizar um sarau na escola com os alunos? Experimente!
Experimente: criar poemas visuais com a turma
E que tal trabalhar com essa expressão artística que se caracteriza quase sempre pela combinação de palavra e imagem? Saiba como!
Experimente: realizar uma roda de cordel
É possível também fazer uma roda de leitura com os tradicionais textos da cultura nordestina, os cordéis. Experimente!
Cacá Lopes: Manifestação popular no papel; conheça o trabalho do cordelista
Em entrevista, o cordelista Cacá Lopes fala sobre sua formação, suas influências e sobre este gênero literário que faz parte da identidade cultural brasileira: o cordel.
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Dica Letrada: A literatura de cordel na rede
O gênero transbordou os varais e invadiu as redes da internet. Veja as dicas.
Bate-papos virtuais
Ricardo Azevedo: literatura e cultura popular
Nessa conversa, o escritor e pesquisador da cultura popular brasileira fala sobre quando começou a escrever e a desenhar, sobre a influência da literatura em sua vida, da relação entre história e ilustração, da importância de o professor ser leitor e de a escola acolher a cultura local e popular.
Poesia e cibercultura
O escritor Sérgio Capparelli e a professora e designer gráfica Ana Cláudia Gruszynski debatem temas como o texto na cultura digital, a interatividade e a coautoria, as diferentes competências envolvidas na leitura hipermidiática e a relação dessas linguagens com o universo escolar.
Literatura infantojuvenil
A carioca Flávia Lins e Silva, escritora e roteirista de histórias infantojuvenis, fala sobre sua personagem literária Pilar, sucesso entre crianças e adolescentes, sobre quando começou a escrever, sobre o que a inspira e sobre seus hábitos de leitura.
HQ na educação
A leitura de quadrinhos são recomendados pela legislação educacional não apenas como porta de entrada para outros gêneros textuais, mais como fruição e desenvolvimento de habilidades essenciais para a formação leitora plena. Saiba mais no bate-papo entre a pesquisadora Sabrina Paixão e os quadrinistas e arte-educadores Edson Pelicer e Sidney Santos.
Sites, vídeos e outros
Site Super Libris
O site traz uma série sobre literatura brasileira dirigida pelo escritor, roteirista e diretor de cinema José Roberto Torero, composta de 52 programas temáticos, com 26 min. de duração. Além de mergulhar na obra de um escritor, o espectador é apresentado à sua mesa, à sua cadeira e, em alguns casos, à sua máquina de escrever. E mais: é convidado a dar um giro pelos clássicos das letras, entrar no mundo dos booktubers, conhecer bibliotecas bizarras e entender como se faz um livro. Os programas são temáticos e formados por blocos.
Assista ao teaser que apresenta o Super Libris, produção ligada ao SESC TV.
"Manifesto por um Brasil literário" - Bartolomeu Campos de Queiros
"É no mundo possível da ficção que o homem se encontra realmente livre para pensar, configurar alternativas, deixar agir a fantasia. Na literatura que, liberto do agir prático e da necessidade, o sujeito viaja por outro mundo possível. Sem preconceitos em sua construção, daí sua possibilidade intrínseca de inclusão, a literatura nos acolhe sem ignorar nossa incompletude."
Enciclopédia Itaú Cultural
Enciclopédia de arte e cultura brasileira em que pesquisar e navegar por conteúdos de artes visuais, dança, música, cinema, teatro e literatura. São mais de 5.600 verbetes, divididos entre biografias, comentários críticos e análises históricas de pessoas, grupos, instituições, eventos e obras, além de definições sobre termos e conceitos. Confira.
Artigos, dissertações e outros materiais de pesquisa
Formação de neoleitores
O neoleitor é o jovem, adulto ou idoso que está iniciando sua caminhada de leitor. Apesar da baixa escolaridade, tem uma rica experiência de vida, vinculada ao seu trabalho e ao seu cotidiano. Por conta disso, tem contato com todo tipo de material escrito, ainda que não seja usuário desse material. Saiba mais no artigo "Neoleitores no Brasil Alfabetizado", de Elisiani Vitória Tiepolo.
A leitura literária na escola
Em sua dissertação de mestrado, a professora e pesquisadora Isabel Ribeiro Gravonski propõe uma metodologia que prioriza a leitura do texto literário e sua interpretação em sala de aula. A metodologia foi desenvolvida e aplicada em turmas de Ensino Médio no Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR). Leia em "A linguagem literária numa abordagem temática: uma proposta metodológica".
Literatura e internet
"A literatura, misturada no cibercaldeirão, continua sendo arte literária? No suporte digital conectado – a internet –, a linguagem é outra: a hipermídia. O prefixo hiper sugere a superação da mídia, o que não deixa de ter sentido, quando pensamos justamente no esboroamento das margens. [...] Em hipermídia, a literatura perde suas bordas, embaralha-se com as outras artes e linguagens do meio. Mais do que isso: compartilhada entre outros textos e agentes, geralmente fragmentada, ela não apenas perde o todo que o livro lhe dá, entre capa e contracapa, como também embaça outra margem: entre autor e leitor." Leia o texto completo de Ana Cláudia Munari.
Game de literatura
Dom Casmurro, de Machado de Assis, embarca no mundo dos games. Conheça.
Fanfiction
Fanfiction, fanfic ou apenas fic é uma narrativa ficcional, escrita e divulgada por fãs em blogs, sites e em outras plataformas do ciberespaço, que se baseia em narrativas e personagens de livros, filmes, quadrinhos etc. Tem como finalidade criar um universo paralelo ao original e ampliar o contato dos fãs com as obras apreciadas. Conheça alguns fanfics:
Postumamente, de Tiuni-Chan (baseado em Dom Casmurro e Memórias póstumas de Brás Cubas)
Idealismo, de Tiuni-Chan (baseado no poema "Idealismo" de Augusto dos Anjos)
Arteiro, de Star (inspirado na escrita de Rachel de Queirós)
Livros, artigos e outras publicações
BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. 4. ed. São Paulo: Cultrix, 2006.
Nesta obra, o professor Alfredo Bosi, da Universidade de São Paulo (USP) aborda nossa história literária em oito capítulos: a condição colonial, Barroco, Arcádia e Ilustração, Romantismo, Realismo, Pré-Modernismo e Modernismo, e tendências contemporâneas. O especialista apresenta as tendências diferenciais de cada um desses períodos, estuda seus autores principais, sobre os quais oferece dados bibliográficos e avaliação crítica.
ZILBERMAN, Regina; MAGALHÃES, Ligia C. Literatura infantil: autoritarismo e emancipação. São Paulo: Ática, 2000.
Um problema essencial para o estudo da literatura infantil é o modo como são representadas nas obras as relações entre a criança e o adulto. Esta obra enfatiza a assimetria adulto/criança como um traço específico do gênero.
RAMALHO, Christina. "A literariedade da crônica de Rubem Braga". Revista Interdisciplinaridade. São Paulo, PUC-SP, ano 5, v. 10, jan-jun de 2010. p. 361-376.
Este artigo analisa os textos “O pavão” e “As luvas”, do capixaba Rubem Braga com o objetivo de apontar tanto das marcas particulares da crônica como subgênero do ensaio como perceber o hibridismo que aproxima crônica e poesia ou crônica e ficção.
LEITE, Lígia Chiappini. Invasão da catedral: literatura e ensino em debate. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1983.
A obra discute os limites e as dificuldades do ensino de literatura na escola brasileira. Como utopia de uma educação democrática, este livro realiza uma tarefa iconoclasta, dessacralizando o saber instituido, o lugar do professor, o monumentalismo do texto e a deificação do autor.
PEREIRA, Edimilson de Almeida. Malungos na escola: questões sobre culturas afrodescendentes e educação. São Paulo: Paulinas, 2007.
Indicação da internauta Sonia de Andrade Morais (Juiz de Fora-MG), enviada durante a campanha "Mapa da Literatura Brasileira" (setembro 2015): “Questões sobre culturas afrodescendentes e educação tem como principal objetivo oferecer subsídios aos educadores na implementação da Lei n. 10.639, que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-brasileira.” Na terceira e na quarta parte, discute-se a existência de corpus literário que "se insinua" como literatura negra ou afro-brasileira, e são apresentados alguns autores, além da análise de fragmentos de suas obras.