Desde o início do século XXI, o Brasil vivencia um período de melhorias em seus índices econômicos e sociais, incluindo os relacionados à educação. A 5ª edição do Prêmio Itaú-Unicef conquistou também um enorme avanço: chegou a 1.834 inscrições, um recorde até então.
A partir das avaliações das edições anteriores, são introduzidas mudanças importantes do Prêmio. A primeira delas refere-se à priorização de ações complementares à escola, agora denominadas ações socioeducativas. Com o tema Muitos Lugares para Aprender, o objetivo é destacar a importância dessas ações para assegurar o direito ao desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Outra inovação estratégica foi a regionalização do processo de seleção. Para isso, foram envolvidos agentes públicos das áreas da educação e assistência social. Eles assumem a responsabilidade de avaliar os projetos. A indicação desses profissionais é viabilizada pelas parcerias com a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), com o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e com o Canal Futura.
Formação
Premiação Nacional
- 1 Nacional: 1º Colocado: Projeto Grãos de Luz e Griô - Associação Grãos de Luz
- 2 Nacional: 2º Colocado: Projeto Formação de Agentes de Desenvolvimento Local - Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta)
- 3 Nacional: 3º Colocado: Projeto Poty Reñoi - Programa Kaiowa/Guarani
Menções Honrosas
- SCProjeto Circo da Alegria - Associação de Pais e Mestres da Escola Municipal Anita Garibaldi
- GOProjeto Pluralidade Cultural e Educação - Vila Esperança - Espaço Cultural Vila Esperança
- CEProjeto Programa Tapera das Artes - Associação Meninos Jesus de Praga
- GOProjeto Ciranda dos Meninos de Sinhá - Grupo de Pais dos Educandos do CIAME – GRUPECI
- ACProjeto Beija Flor - Obras Sociais da Diocese de Rio Branco
- SPProjeto Eremim e a Cultura da Paz - Associação Eremim – Ação Social de Promoção da Cidadania e Desenvolvimento Humano
- SPProjeto Espaço Amigo - Lar Francisco Franco “Casa das Meninas” (LFFCDM)
- RJProjeto Grael - Instituto Rumo Náutico (IRN)