Estudar Pra Valer! Formação de Professores de Matemática nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental

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Estudar Pra Valer! Formação de Professores de Matemática nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental

Investidor

Fundação Volkswagen

Parceiros

Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São Carlos (SP)

Departamento Municipal de Educação e Cultura de Bebedouro (SP)

Secretaria Municipal de Educação de Limeira (SP)

Secretaria Municipal de Educação de Resende (RJ)

Fundação Telefônica

Secretaria Municipal de Americana (SP)

Secretaria Municipal de Educação de Guará (SP)

Secretaria Municipal de Educação de Hortolândia (SP)

Secretaria Municipal de Educação de Peruíbe (SP)

Secretaria Municipal de Educação de Tatuí (SP)

Secretaria Municipal de Itú (SP)

Secretaria Municipal de Pirapora do Bom Jesus (SP)

Secretaria Municipal de Poá (SP)

Objetivo

Promover a formação continuada de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental nos conteúdos de Matemática previstos na proposta curricular da rede municipal de ensino. Subsidiar coordenadores pedagógicos para acompanhar o trabalho dos professores e a aprendizagem dos alunos. Orientar técnicos do órgão municipal de educação para acompanharem o trabalho da escola.

Abrangência

Municípios dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Público

Professores; Diretores de escolas; Coordenadores pedagógicos; Secretários e gestores municipais; Secretários e gestores estaduais.

Produto

Publicações:

Estudar pra valer! Leitura e produção de texto nos anos iniciais do Ensino Fundamental: orientações para o professor. Cenpec, 2005. 4 v.

Seminário Ensinar a Todos: o desafio da diversidade – práticas pedagógicas em contexto de letramento: Relatos. Cenpec; Fundação Volkswagen, 2005.

Seminário Ensinar a Todos: o desafio da diversidade – práticas pedagógicas em contexto de letramento: Palestras. Cenpec; Fundação Volkswagen, 2005. Estudar pra Valer! Matemática – Sequências didáticas de Matemática: uma coautoria com a escola. Cenpec, 2008.

Vigência

2004 – 2007


A implementação de reformas curriculares em Matemática a partir da segunda metade do século XX fez com que vários estados formassem grupos específicos para estudo e elaboração de currículos visando promover o efetivo ensino-aprendizagem nesta área do conhecimento. Contudo, o processo de reorientação curricular não conseguiu alterar a prática dos professores no que diz respeito ao uso de habilidades e conhecimentos matemáticos importantes para o cidadão. 

Essas questões, somadas ao baixo desempenho dos alunos do Ensino Fundamental público na disciplina, evidenciados pelos sistemas oficiais de avaliação, instigaram a Fundação Volkswagen e o Cenpec a criar o “Projeto Estudar Pra Valer! Matemática”.

O projeto consistiu em um conjunto de ações de formação que problematizam e põem em discussão as práticas mais frequentes de ensino. Levou em consideração a relação entre a Matemática e a formação indispensável para o exercício da cidadania, a presença crescente da Matemática em diversos campos de atividade numa sociedade que requer novas demandas curriculares, e a necessidade de diversificação das estratégias de condução do ensino, por meio do diálogo e da negociação com os estudantes, bem como a criação de situações-problema relevantes e significativas relacionadas aos eixos Números e Operações; Medidas; Espaço e Forma; e Tratamento da Informação. 

Os educadores envolvidos participaram de oficinas que visavam à criação de condições para que os professores adquiram uma atitude investigativa, que favoreça a análise das práticas de ensino de Matemática e sua adequação às aprendizagens pretendidas; visavam também à percepção e à reflexão sobre “crenças” e representações que dão suporte a essas práticas, tendo como referência estudos e orientações atualizadas sobre o desenvolvimento curricular e a didática da área; visavam ainda à atualização e ao aprofundamento de conhecimentos dos professores sobre o ensino, a aprendizagem e a avaliação em Matemática. Aconteceram também visitas dos formadores a escolas, para observação de sala de aula, reuniões com a equipe gestora e participação nos horários coletivos. A equipe de acompanhamento também elaborou e aplicou instrumentos para coleta de dados que possibilitaram a avaliação e o acompanhamento da implementação do projeto, além de promover e organizar reuniões entre as equipes dos parceiros.