A educação de pessoas surdas no Brasil
Artigo publicado no Portal Escrevendo o Futuro aborda as características da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e as estratégias de ensino para estudantes surdas(os)
Leitura e Escrita: Letra Viva
Investidores Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Itaú Leasing, DPZ Propaganda, Indústria de Papel Simão S.A. Parceiro Editora Formato Objetivo Aprimorar a alfabetização na escola pública e… Leia mais >
Ecoa Formação: o que esperar do programa em 2022
Política educacional, pesquisa aplicada e olhar para o acompanhamento e avaliação das trajetórias escolares são algumas das novidades deste ano
Raízes e Asas
Investidores Fundação Itaú Social e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) Parcerias Ministério da Educação (MEC), Fundação SOS Amazônia, Ação Comunitária Todos Irmãos, Secretarias Estaduais e Municipais… Leia mais >
Série Novo Ensino Médio: O que é preciso entender?
Com a implantação dessa política pública a todo vapor, lançamos série para trazer diferentes perspectivas e analisar possibilidades e perigos do novo modelo
Contação de história para trabalhar oralidade e combater preconceito linguístico
Plano de aula para ensino fundamental II do Escrevendo o Futuro propõe desenvolver a espontaneidade da oralidade
Multilinguismo no Brasil e as línguas indígenas
O Brasil é o 8º país em número de idiomas falados, com 210 línguas. Saiba mais sobre o multilinguismo e as línguas indígenas na educação.
Desenhando histórias
Que tal articular práticas de “corpo e consciência” e de contação de histórias com base em ilustrações? Confira na oficina!
Perfil e necessidades profissionais de professoras(es) de Inglês de escolas públicas no Brasil
Este estudo investiga o perfil social e as necessidades de formação continuada de docentes de inglês que atuam na rede pública nos anos iniciais do ensino fundamental
Itaoca (SP): gestão e docência de mãos dadas para a alfabetização
Como este município no Vale do Ribeira tem se organizado para garantir o avanço das(os) estudantes em alfabetização? Saiba na reportagem
#CenpecTiradeLetra: Como recompor as aprendizagens?
Hoje a especialista Maria Alice Junqueira traz reflexões e respostas para as primeiras perguntas enviadas por educadoras(es) sobre alfabetização na pandemia
Recuperar as aprendizagens é urgente!
É preciso organizar o apoio pedagógico às(aos) estudantes e pensar quais formas de aceleração da aprendizagem se aplicam melhor a cada rede de ensino
Como implementar os currículos alinhados à BNCC
Princípios, tempos e espaços de ensino e aprendizagem, materiais pedagógicos e priorização curricular são abordados no guia do Movimento pela Base
Jogo Conquista da Palavra
Escrever palavras de forma correta para proteger o planeta é o grande desafio deste jogo, voltado a crianças em fase de alfabetização
Experiências didáticas para combater o fracasso escolar
O material articula os ODSs às habilidades da BNCC e busca engajar estudantes na aprendizagem por meio de atividades interdisciplinares e inclusivas
Africanidades no currículo
O que é necessário considerar em currículos para o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana? Conheça as reflexões de três especialistas em educação antirracista e cultura afro.
Edital recebe propostas pedagógicas sobre questão de gênero até 6/12
Propostas para a educação infantil e a EJA são o foco da 2ª edição do Edital Igualdade de Gênero na Educação; saiba como participar
Apoio Pedagógico Complementar: jogos no ensino da matemática
Como o uso adequado de jogos pode ser o ponto de partida para a personalização do aprendizado?