Poema é o foco deste especial por gênero da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
A “palavra mágica dorme na sombra / de um livro raro. Como desencantá-la?”, questiona o poeta Carlos Drummond. É a busca da “senha da vida”, a palavra poética, o foco do novo especial por gêneros do programa Escrevendo o Futuro, organizador da Olimpíada de Língua Portuguesa.
A página traz materiais selecionados para turbinar as oficinas de leitura e produção textual na escola. Entre os conteúdos, os professores encontram o caderno virtual Poetas da escola, o jogo Arquipélago poético, além de sequência didática, entrevista, sugestões de leitura e poemas, entre eles composições de finalistas da Olimpíada.
Poesia é reflexão e ludicidade
Para falar sobre o trabalho do Escrevendo o Futuro com poema e a importância desse gênero na formação leitora e escritora de crianças e jovens. entrevistamos Esdras Soares, técnico do programa e mestrando em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade de São Paulo (USP).
Portal CENPEC: Por que trabalhar a leitura e a escrita de poesia com os estudantes?
Esdras Soares: As crianças chegam à escola já familiarizadas com o universo poético. Trava-línguas, cantigas, parlendas, quadrinhas e cordéis são formas poéticas que muito provavelmente os estudantes já conhecem, então introduzir esse gênero pode ser mais acessível. Além disso, há uma ludicidade das palavras que pode ser explorada com os poemas e que “pega de jeito” as crianças. O trabalho com poesia oferece a possibilidade de reflexão sobre as palavras, escolhas linguísticas e seus efeitos de sentido. Assim, escrever poemas significa pensar no que se diz e como se diz. Em sala de aula, também promove o desenvolvimento articulado de todos os eixos de ensino-aprendizagem da língua portuguesa: leitura, escrita, oralidade e análise linguística.
Portal CENPEC: Há algum tempo, a leitura e a escrita poética têm ganhado espaço e popularidade por meio de saraus e slams. Como esses eventos podem dialogar com o ensino de poesia na escola?
Esdras Soares: Nossa percepção é que, de fato, a poesia tem ganhado espaço e popularidade por meio de saraus e slams. Acredito que a escola pode aprender muito com essas manifestações, porque esses espaços respondem a anseios, medos e dúvidas da juventude. São espaços de encontro e de aprendizado onde a palavra pode circular livremente. Não podemos pensar em escolas que ensinem poesia dessa maneira?
Portal CENPEC: Como as novas tecnologias digitais podem contribuir para a formação de leitores e escritores?
Esdras Soares: As tecnologias digitais podem ser grandes aliadas no ensino-aprendizagem de leitura e escrita. A Olimpíada tem como princípio a premissa de que textos são escritos para serem lidos, então ficamos muito felizes quando os textos ganham o mundo. Assim, blogs, canais no Youtube, páginas em redes sociais e recursos do tipo são ferramentas potentes para tornar público os textos que os estudantes escrevem – inclusive, isso está previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Dessa forma, reconhece-se o trabalho de professores e estudantes, formam-se mais leitores e amplia-se o letramento da população.
Portal CENPEC: Quais são os objetivos e os destaques do especial sobre poema?
Esdras Soares: Desenvolvemos esse especial pensando em toda essa vasta oferta de desafios e possibilidades em torno desse gênero. Professores e professoras que desejam acessar recursos para o trabalho com a poesia em sala de aula encontram nessa página exclusiva diferentes materiais: há o Caderno do Professor (sequência didática para o ensino de poemas), propostas de atividades de aproximação ao texto poético, uma entrevista com Roberta Estrela D’Alva (que trouxe o slam para o Brasil), textos literários, artigos de especialistas, conteúdos sobre leitura em voz alta, jogos e vídeos. Para fechar com chave de ouro, o internauta pode assistir a um vídeo sobre o Encontro Regional de Poema de 2016 e ler poemas finalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa.
Alguns destaques do especial sobre poema
Poetas da escola
A nova edição do caderno virtual Poetas da escola traz 16 oficinas para inspirar o trabalho com poesia. São propostas diversas e lúdicas que exploram as características do gênero lírico. A novidade é a oficina “O poema, a palavra e o som”, que busca sensibilizar os estudantes em relação à sonoridade dos poemas. Além de textos escritos interativos, com comentários e dicas para os professores, há uma seleção de objetos multimídia, como áudios com poemas, vídeos, ilustrações e outros recursos digitais.
Palavras, imagem e imaginação
A sequência didática presente no especial explora, por meio do compartilhamento de ideias e impressões, as características da linguagem poética e seus múltiplos sentidos, articulando leitura de poemas, identificação de imagens, jogos sonoros e sentidos, reflexão linguística, exercícios lúdicos e propostas de produção.
A poesia sempre vence
Em entrevista, a pesquisadora, atriz, MC, cantora e apresentadora Roberta Estrela D’Alva fala, entre outros temas, dos slams – “batalhas de versos” – como caminho para aproximar os jovens da poesia.
Dizer o texto
Por que e como ler poemas em voz alta? Em vídeo, a formadora da Olimpíada de Língua Portuguesa Edi Fonseca explora a relação entre leitura expressiva, ritmo, musicalidade e construção do sentido nos textos poéticos.
Arquipélago poético
Neste jogo divertidamente lírico, a missão é ajudar Ema e Tico a devolver a cor e a poesia ao mundo. Para isso, o jogador precisa embarcar em uma jornada marítima pelos arredores da Ilha dos Poemas. Como companheiros de viagem, o aventureiro conta com o robozinho Poeco e textos do escritor Jorge Miguel Marinho, criados exclusivamente para este material.
As inscrições para a 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa se encerraram no dia 13/5. Professores e alunos estão a todo o vapor realizando as oficinas na escola!
Para inspirar outros participantes, toda semana o Portal Escrevendo o Futuro vai divulgar fotos desse trabalho que se desenvolvendo em diferentes escolas do país.
Envie registros de suas oficinas para o e-mail escrevendofuturo@cenpec.org.br, com seu nome, escola, município e estado.
Esta iniciativa do Itaú Social com coordenação técnica do CENPEC Educação busca contribuir para a melhoria do ensino-aprendizagem de leitura e escrita em nosso país.
Como esse objetivo, oferece a professores da rede pública cursos e materiais de formação presencial e a distância, além de desenvolver a Olimpíada de Língua Portuguesa, concurso realizado em parceria com o Ministério da Educação para estimular a produção textual de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Saiba mais sobre o programa.
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duração
Descrição
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duração
Descrição
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duração
Descrição
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.