Conheça o Projeto Jamaxim Cultural, veja dicas de literatura indígena e saiba a importância de incentivar a leitura e a escrita de obras que tratam da cultura dos povos originários
Por Stephanie Kim Abe
Já ouviu falar do Jamaxim Cultural? É um projeto que tem uma proposta muito bacana: levar livros indígenas doados para escolas indígenas. O projeto acontece em Roraima, e é fruto do curso de extensão Literaturas Indígenas: Oralidades, Línguas e Escritas, oferecido pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) e coordenado pelas professoras Ananda Machado (UFRR) e Roberta Alves (UFVJM).
Ananda Machado, professora do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Roraima (UFRR), conta o que despertou a ideia do projeto e o seu objetivo, que vai além de simplesmente dar acesso a esse importante material:
Pensei nesse projeto de doação de livros de literatura indígena porque as escolas indígenas não tem livros, muito menos de autoria dos próprios parentes – quando os têm, são bem poucos. O objetivo, então, é levar a literatura indígena para ser trabalhada com as comunidades indígenas, por uma série de atividades, encorajando também esses alunos a se tornarem escritores nas próprias línguas ou mesmo em português.”
Ananda Machado
O projeto começou há dois anos e tem, atualmente, 9 acervos circulando pelos territórios indígenas do estado. Isso acontece por meio de professoras(es) e/ou coordenadoras(es) de centros regionais que têm assumido esses kits de livros doados e se responsabilizado em fazê-los circular, propondo atividades e até mandando relatórios com a devolutiva e fotos das ações realizadas.
A professora conta que, ao fazer a curadoria do acervo, ela leva em consideração a diversidade de olhares, que contemplem não só os amplos temas que abarcam o universo dos povos originários e suas culturas, mas também as especificidades de cada região em que se encontram.
“Quando pensamos a seleção de quais livros trabalhar em uma determinada formação, pensamos um pouco nisso. Se vou para a terra WaiWai, onde o povo vive à beira do rio, busco fazer um recorte de obras literárias cujas histórias tenham essa relação muito próxima com o rio presente”, explica.
Ananda acredita que as obras podem ser trabalhadas tanto com escolas indígenas como não indígenas. Ela chama atenção para a importância de as(os) educadoras(es) terem contato com a literatura indígena, seja por meio de formações oferecidas pela rede ou por iniciativa própria.
Conexão com os territórios, culturas e línguas indígenas
“Há diversos canais no YouTube, podcasts e materiais on-line para descobrir e se aprofundar nas obras indígenas. Temos entre 50 e 100 autores e autoras indígenas publicados, então a literatura indígena não é incipiente. Os professores precisam ter o compromisso de ler os livros, conhece-los e pensar atividades a partir deles. Nós, por exemplo, já fizemos até questões em língua indígena e múltipla escolha, que é um tipo de exercício raramente trabalhado com os alunos indígenas, e que eles acabam tendo muita dificuldade quando chegam no vestibular”, diz.
Obras bilíngues, a seu ver, são ainda mais potentes, porque ajudam as(os) educadoras(es) no processo de alfabetização das crianças dos territórios indígenas. “É uma forma contextualizada de ensinar tanto a língua portuguesa quanto a indígena. Como alfabetizar uma criança se você não tem material escrito na língua, ou tem apenas poucas opções?”, questiona Ananda.
O projeto Jamaxim contou com o apoio da Livraria Maracá para receber doações no seu início. Apesar de querer que o projeto continue crescendo, Ananda sonha que as prefeituras, os estados e o próprio governo federal invista mais nessa temática:
“O ideal seria que conseguíssemos construir espaços de leitura nas comunidades, que fossem casas tradicionais ou qualquer espaço onde eles pudessem guardar um acervo bem grande e criar esse hábito de frequenta-lo para ler”.
Dicas de livros e suas potências
A seguir, conheça cinco obras de literatura indígena que podem ser trabalhadas com as(os) estudantes em sala de aula. Todos fazem parte do acervo do projeto Jamaxim Cultural. Ananda Machado comenta algumas possibilidades de temas a serem explorados a partir de cada uma delas, para ajudar educadoras(es) de todo o país a pensar atividades e discussões.
📚 Meu vô Apolinário: um mergulho no rio (da minha) memória – Daniel Munduruku
Essa história evoca uma relação forte que o autor tem com o avô. O avô é quem o ensina a ouvir o rio, por exemplo. A partir dessa leitura, propomos atividades para que os educadores indígenas trabalhem essa relação com os alunos, que os estudantes ouçam as histórias dos avós, acompanhem as suas atividades, conheçam a rotina deles.
É muito bonito de ver esse trabalho, porque os estudantes chegam falando ‘professora, eu não sabia que meu vô conhecia tanta história’. Como muita coisa de fora entrou nas comunidades, como a televisão, às vezes eles acabam não descobrindo tanto o quanto a história desses parentes e da comunidade é rica. Então a ideia é mesmo reconstituir a história da própria família.”
Ananda Machado
📚 Metade cara, metade máscara – Eliane Potiguara
Essa obra traz poesias que falam sobre a invasão, a luta do movimento indígena e também do papel da mulher indígena. Há passagens muito interessantes para trabalhar, como a que fala que por mais que se corte a raiz, sempre haverá semente – fazendo uma demonstração da resistência indígena.”
Ananda Machado
📚 Crônicas Indígenas Para Rir e Refletir na Escola – Daniel Munduruku
Tem uma crônica fantástica nessa coletânea, que permite discutir a questão do proselitismo religioso e da invasão europeia. Nela, o autor fala de como os homens chegavam e batizavam os indígenas, e nesse processo mudavam o nome deles. Eles eram colocados no rio, onde jogavam água e os batizavam. Quando chegou a quaresma, eles foram proibidos de comer carne. Só que aquele povo era caçador e vivia disso. Enquanto acontecia um conflito danado por conta disso, um dos indígenas levou uma anta para dentro do rio, jogou água nela e a batizou, dizendo ‘agora você vai se chamar peixe’. Pronto, já podiam então comer peixe!”
Ananda Machado
📚 Ay Kakyri Tama: eu moro na cidade – Márcia Wayana Kambeba
Nessas poesias, a autora trata das relações dela com o mundo e da questão da identidade, de como ela é construída. Ela diz que mesmo na cidade, ela continua sendo indígena, porque parece que carrega todo o seu território em seu corpo. Ela questiona essa cobrança do que é o ser indígena, de confrontar quando dizem que ela usa roupa, computador, carro, então não se enquadra como tal. Você não deixa de ser quem é porque muda de lugar.”
Ananda Machado
📚 O Cão e o Curumim – Cristino Wapichana
Usei esse livro em uma das formações com educadores, onde trabalhamos diferentes aspectos que podiam ser discutidos em diferentes trechos – das coisas mais corriqueiras até mais profundas. Quando ele fala que ‘o sol subia’, é possível trabalhar a questão do tempo e fazer brincadeiras com os estudantes sobre isso. Em outro trecho, a avó pede licença para uma árvore centenária para retirar uma casca dela, para curar alguém da comunidade. Aqui, pode-se discutir o que nós, não-indígenas, comemos ou consumimos que vem da natureza ou de algum povo indígena? Há muitas coisas que nem imaginamos.”
Ananda Machado
Confira a live, promovida pelo Cenpec em outubro de 2021, com duas professoras indígenas que discutiram infâncias, educação e culturas indígenas:
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duração
Descrição
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duração
Descrição
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duração
Descrição
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.