Investidores
Fundação Volkswagen
Fundação Estudar
Instituto HSBC Solidariedade
Parceiros
Secretarias Municipais de Educação dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.
Objetivo
Melhorar a qualidade de aprendizagem dos estudantes da rede escolar pública, em especial das capacidades de leitura e produção de texto. Fortalecer as estruturas das redes municipais, para que assumam com autonomia a condução da gestão educacional local. Instalar e fortalecer a cultura de formação contínua dos profissionais da educação e de acompanhamento das práticas escolares e da aprendizagem dos alunos.
Abrangência
Municípios dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais.
Público
Docentes, diretoras(es) de escolas, coordenadoras(es) pedagógicas(os), secretárias(os) e gestoras(es) municipais, supervisoras(es) de ensino.
Produtos
Publicações:
Estudar pra Valer! Leitura e produção de texto nos anos iniciais do Ensino Fundamental: orientações para o professor. Cenpec, 2005. 4 Volumes.
Seminário Ensinar a Todos: o desafio da diversidade – práticas pedagógicas em contexto de letramento: Relatos. Cenpec; Fundação Volkswagen, 2005.
Seminário Ensinar a Todos: o desafio da diversidade – práticas pedagógicas em contexto de letramento: Palestras. Cenpec; Fundação Volkswagen, 2005.
Estudar pra Valer! Leitura e produção de texto nos anos iniciais do ensino fundamental: Módulo Inicial – Crianças de 6 anos – Livro do professor. Cenpec, 2007.
Estudar pra Valer! Leitura e produção de texto nos anos iniciais do ensino fundamental: orientações para o professor. Cenpec, 2009. 5 Volumes.
Programa Território Escola: principais resultados e desafios. Cenpec, 2010.Estudar pra Valer! Leitura e produção de textos nas áreas do conhecimento – Ensino Fundamental – 6º ao 9º ano – Sequência de atividades. Cenpec, 2011. 9 Volumes.
Premiações
Prêmio Inovações Educacionais – Rede Innovemos
Categoria: Diversidade e Equidade
Instituição: Innovemos / Unesco ; Nepp – Unicamp
Ano: 2004
Prêmio Marketing Best
Categoria: Responsabilidade Social
Instituição: Editora Referência e Madia Marketing School
2006
Partindo do princípio de que toda criança é capaz de aprender, o “Projeto Estudar pra Valer!” apostou na formação continuada dos educadores de redes públicas para aprimorar o ensino da Língua Portuguesa no Ensino Fundamental.
O projeto enfatizou o ensino da leitura e da produção de texto, habilidades básicas para que os alunos possam exercer sua condição de cidadãos e tenham acesso às demais áreas do conhecimento. Organizou-se em torno de projetos de leitura e escrita para que o ensino da língua se dê por meio de situações de uso efetivo. Em vez de exercícios mecânicos de memorização, as(os) estudantes aprenderam a ler e a produzir textos em situações contextualizadas – foram incentivados a trocar correspondência com outras escolas, organizar saraus de poesias, ler o jornal e elaborar entrevistas, dentre outras atividades.
Cada um dos segmentos do projeto se desenvolveu em torno de um tema ou de um ou mais gêneros discursivos. Assim, ao longo do ciclo, os alunos vão se familiarizando com os mais diferentes gêneros que circulam na sociedade e aprendem a fazer uso da língua em situações variadas.
A equipe do Cenpec realizou encontros de formação com docentes, coordenadoras(es) pedagógicas(os), diretoras(es) de escolas e técnicas(os) de secretarias municipais de educação, bem como acompanhamento das atividades na escola. Nesses encontros foram realizados estudos referentes à concepção de linguagem, a diferentes gêneros discursivos, ao trabalho com projetos de leitura e produção de textos, alfabetização, ortografia e análise linguística, bem como à concepção de avaliação. Os participantes foram orientados para analisar as produções dos alunos e elaborar o portfólio.
Os gestores receberam uma formação específica nos temas “gestão dos tempos e espaços para a aprendizagem” e “organização de uma sistemática de acompanhamento do trabalho dos professores e da aprendizagem dos alunos articulada ao projeto político-pedagógico da escola”. As equipes dos órgãos centrais foram orientadas para acompanhar o trabalho das escolas e o resultado da aprendizagem das(os) estudantes, propondo intervenções e replanejamentos para o ensino de todos.
O projeto ofereceu material de apoio com orientações para os professores e um conjunto de atividades para trabalhar com os alunos em sala de aula. Os módulos apresentam a concepção teórico-metodológica da proposta e orientações para o desenvolvimento de projetos de leitura e produção de textos orais e escritos, estes últimos acompanhados de fichas para as(os) estudantes.