Celebrando a cultura popular e o folclore brasileiro

-

Celebrando a cultura popular e o folclore brasileiro

Neste Dia do Folclore (22 de agosto), compilamos uma série de reportagens e oficinas que tratam das diversas e ricas manifestações da cultura popular de todo o país

Por Stephanie Kim Abe


Patrimônio cultural é um conjunto de “manifestações, realizações e representações de um povo”, de acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

A Praça São Francisco, localizada na cidade de São Cristóvão (SE), é um dos 23 lugares no Brasil reconhecidos como Patrimônio Mundial pela Unesco. Além dela, Brasília (DF), São Miguel das Missões (RS), o centro histórico de Salvador (BA), de São Luís (MA) e de Olinda (PE) e o cais do Valongo, na capital carioca, são alguns dos outros espaços que compõem essa lista. 

O reconhecimento significa que eles possuem valor excepcional e universal e, portanto, devem ser preservados.

Uma das maneiras de fazer isso é por meio de leis que incentivem essa preservação e valorização. No Brasil, o dia de hoje (22 de agosto) é considerado o Dia do Folclore desde 1965, quando foi assinado o decreto n. 56.747, com o objetivo valorizar as manifestações da cultura popular. Outra maneira é ensinar as crianças sobre a importância do patrimônio cultural.

Por sinal, a cidade de São Cristóvão, na região metropolitana de Aracaju (SE), é considerada a quarta cidade mais antiga do Brasil. Primeira capital sergipana, em seu coração está a Praça São Francisco, um conjunto arquitetônico preservado e construído nos moldes de Praça Maior como ocorre em muitas cidades coloniais hispânicas

É nela que acontece, entre 25 e 27 de agosto, shows de artistas populares da região, como Bob Elis e a Rural do Forró, o sanfoneiro Lucas Campelo e os grupos Reisado da Paz e Samba de Coco da Ilha, e seminários sobre cultura popular. A programação artística faz parte da Mostra Arte de Toda Gente Bossa Criativa São Cristóvão — uma parceria de Funarte e UFRJ com a Fundação João Bebe Água e integra o programa Arte de Toda Gente.

Assista a seguir ao show da Escola de Samba Embaixadores da Alegria, com a presença das ritmistas da Fina Batucada.



Além das apresentações culturais, aconteceu, de 23 a 25 de agosto, o III Encontro Um novo Olhar de Arte-Educação – Acessibilidade. Confira a seguir a mesa ” Respeitável Público! Arte/Educação e acessibilidade em Teatro e Dança”:

Veja outros conteúdos de arte, cultura e patrimônio no site do Bossa Criativa


Patrimônios brasileiros

Para celebrar a data, compilamos abaixo uma série de conteúdos do Portal Cenpec que versam sobre a temática. Há reportagens, conteúdos interativos e oficinas para quem quiser aprender mais sobre as nossas diferentes manifestações da cultura popular ou buscar inspiração para criar atividades para fazer com a turma em sala.  Confira!

Reportagens

✏️ 22 de agosto: Dia do Folclore Brasileiro

Como e por que trabalhar as manifestações da cultura popular na escola?

✏️ Educação para o patrimônio: identidade, memória e território

Entenda o que é educação para o patrimônio e como ela é trabalhada pelo Programa Conexão Comunidade

✏️ Uma viagem pela cultura popular com Ricardo Azevedo

Navegue pelo site deste grande escritor e pesquisador da cultura oral brasileira

✏️ Educação integral e cultura popular

Entrevistadas(os) falam sobre o que é cultura popular, como ela pode ser inserida no currículo e os desafios do diálogo entre os saberes e o território

✏️ Cultura afro-brasileira na rede

Conheça sites e portais gratuitos que trazem diversas indicações de materiais sobre africanidades para trabalhar em sala de aula e aprimorar sua prática pedagógica

✏️ Brasilidade, arte e cultura

Confira materiais que trabalham a riqueza e diversidade cultural e artística do nosso povo

✏️ Culturas ameríndias na escola

Veja como trabalhar as culturas dos povos originários nos espaços educativos

✏️ Artes do festejar e brincar

Acesse o Caderno 6 da Coleção Amigos da Escola, que conta o que é festa, folguedo e brincadeira, possibilitando ao leitor ampliar seu conhecimento sobre algumas dessas manifestações folclóricas. 


Oficinas

🧩 Marujada: história e cultura viva

Tem como proposta conhecer e valorizar manifestações da cultura local e tecer relações com conteúdos do currículo escolar.

🧩 É hora de fogueira, paçoca e quadrilha!

Esta atividade articula a percepção das características da festa junina com a montagem da quadrilha como dança coletiva.

🧩 A cultura indígena dançada e cantada

A proposta aqui é entender a dança e a música como linguagens da arte que expressam a cultura, modo de ver e de pensar o mundo.

🧩 Essa folia tem história(s)!

Pesquisa das memórias que as famílias dos estudantes têm sobre o Carnaval e organização de um baile carnavalesco.


Veja também