Por Suzana Camargo
Estão abertas as inscrições para novas turmas dos cursos on-line Leitura Vai, escrita vem: práticas em sala de aula e Nas tramas do texto: caminhos para a reescrita, promovidos pelo Programa Escrevendo o Futuro.
Gratuitos e autoformativos
Ambos os cursos são gratuitos e autoformativos, ou seja, não têm mediação – e podem, portanto, ser realizados de forma autônoma pelos cursistas, de acordo com sua disponibilidade de tempo e interesse. Eles estarão disponíveis no portal Escrevendo o Futuro.
Iniciativa do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC Educação, o Programa Escrevendo o Futuro realiza formações presenciais e a distância para educadoras e educadores de todo o País que atuem ou tenham interesse em língua portuguesa.
Segundo informações da equipe técnica do Programa, os dois cursos foram elaborados a partir de demandas trazidas por professores e professoras e “favorecem a reflexão teórica sempre aliada ao diálogo com as práticas em sala de aula”, esclarece Tereza Ruiz, integrante da equipe.
Ruiz orienta que os educadores fiquem os atentos às principais características de cada curso, levando em conta sua necessidade formativa no momento.
“Outro aspecto que deve ser observado na hora de fazer a inscrição é ter o tempo disponível para fazer uma formação de qualidade e concluir o curso com o qual se comprometeu, uma vez que cada curso demanda uma dedicação diferente”, diz a especialista.
O portal Escrevendo o Futuro traz, ainda, um cronograma para o(a) educador(a) acompanhar as datas dos futuros oferecimentos.

Objetivo: oferecer reflexões teóricas e sugestões práticas para educadores e educadoras que queiram aprimorar dinâmicas de sala de aula para o ensino de leitura na escola.
Certificação total: 60 horas.
Certificação parcial: a partir de 15 horas.
Oferta: Até 9/12.
Atividades:
• Fóruns de discussão livres;
• Exercícios de resposta automática;
• 1 avaliação ao final de cada unidade.
⇒ Saiba mais sobre o curso Leitura vai, escrita vem

Objetivo: proporcionar a reflexão sobre questões teóricas e práticas relativas ao ensino e à aprendizagem de produção de textos por meio da análise de produções escritas por jornalistas, escritores e, principalmente, estudantes e do aprofundamento conceitual nos conteúdos mobilizados nos processos de escrita e de reescrita.
Certificação: 60 horas.
Oferta: Até 9/12.
Atividades:
• Fóruns de discussão livres;
• Exercícios de resposta automática;
• 1 avaliação ao final de cada módulo.
⇒ Saiba mais sobre o curso Nas tramas do texto
Mais detalhes no portal Escrevendo o Futuro