O gráfico indica desigualdade inicial entre estudantes das redes
pública e privada. Apesar disso, os pesquisadores consideram que,
ao final do 1º ano, os alunos avaliados tinham adquirido
habilidades de leitura consideradas adequadas para sua idade.
No entanto, a pesquisa mostra desaceleração da aprendizagem
de Língua Portuguesa ao final do 2º ano (terceira onda)
em ambos os grupos.
Para Aprofundar
Alfabetização é um continuo...
Segundo o pesquisador Antonio Gomes Batista (2011), "Embora o
processo de aprender a ler e escrever seja um contínuo organizado
em torno de uma progressiva ampliação da familiaridade com a
cultura escrita [...], bem como de um progressivo domínio de
conhecimentos e habilidades que permitem participar dessa cultura
com cada vez maior autonomia, para fins pedagógicos é importante
definir momentos ou etapas desse contínuo".
Você sabia...
...que as ideias e conceitos sobre alfabetização e leitura
mudaram muito ao longo de nossa história?
Viaje por essas diferentes concepções no infográfico “Das primeiras letras aos multiletramentos”