Vamos começar a conversa?

A familiarização com a cultura escrita e o trabalho com a compreensão textual devem acontecer antes, durante e após a alfabetização inicial.

No vídeo ao lado, conheça as dicas da especialista Cláudia Vóvio sobre práticas de letramento e leitura antes e durante a alfabetização inicial.

E após a aprendizagem inicial da língua escrita? Por que é preciso trabalhar a compreensão leitora, a fluência e o gosto pela leitura? Saiba mais.

Notícia frequente na mídia, o baixo rendimento em leitura e escrita entre os estudantes brasileiros é preocupação do poder público e da sociedade. Quais as possíveis causas desse quadro?

Esses dados levam a uma explicação diferente daquela que atribui o mau desempenho dos estudantes
principalmente a falhas no início da alfabetização. Ao contrário, a pesquisa indica problemas relacionados
à etapa seguinte da aprendizagem.

• Trata-se do momento de desenvolver e consolidar a fluência e a compreensão leitora. Em adição, é necessário continuar estimulando a participação ativa das crianças e jovens na cultura letrada, a fim de promover o gosto pela leitura.

• No entanto, muitas escolas preocupam-se apenas com o ensino de normas gramaticais. Quanto à leitura, limitam-se a atividades escolares descontextualizadas das práticas sociais letradas. Também se verifica a falta de um trabalho sistemático para desenvolver a fluência e a compreensão leitora.

Em geral, considera-se o aluno alfabetizado, no sentido restrito, quando domina o princípio alfabético, as relações entre "sons" (fonemas) e "letras" (grafemas). Ele também é capaz de ler e escrever palavras e frases simples.

Citação

Como o professor pode ajudar o aluno a tornar-se um leitor autônomo e que ao mesmo tempo goste de ler?

Para isso, é preciso trabalhar sistematicamente o desenvolvimento da leitura.

Veja algumas ideias no vídeo ao lado.

VÍDEO TV ESCOLA.
Programa Todos podem aprender a ler.

A formação de leitores na escola, desde a Educação Infantil e ao longo do Ensino Fundamental, deve possibilitar o contato com materiais de leitura diversos e práticas sociais letradas. Além disso, é preciso ensinar os alunos a ler com determinados objetivos, em busca de construir o sentido do texto.

Alguns exemplos de leitura com diferentes objetivos: ler uma notícia sobre a Copa do Mundo procurando os dias em que haverá jogo do Brasil; localizar os nutrientes de um alimento no rótulo; rir da piada de uma tirinha; devanear com um poema; entender a causa de uma demanda judicial em que é parte; identificar que propostas um candidato a vereador faz para sua região etc.

Os educadores têm o papel de fazer a mediação entre os estudantes e a cultura letrada, para que estes se tornem participantes ativos, críticos e criadores dessa cultura.

"A escola é o lugar do difícil mediado, do difícil que vai se tornar possível, e não do já estabelecido”, afirma o professor Luiz Percival Leme Brito em entrevista à TV Escola.

Assista ao lado trecho dessa conversa.

Para assistir na íntegra, clique aqui.

Citação

O gráfico indica desigualdade inicial entre estudantes das redes
pública e privada. Apesar disso, os pesquisadores consideram que,
ao final do 1º ano, os alunos avaliados tinham adquirido
habilidades de leitura consideradas adequadas para sua idade.

No entanto, a pesquisa mostra desaceleração da aprendizagem
de Língua Portuguesa ao final do 2º ano (terceira onda)
em ambos os grupos.

Lendo o Gráfico

O gráfico indica desigualdade inicial entre estudantes das redes
pública e privada. Apesar disso, os pesquisadores consideram que,
ao final do 1º ano, os alunos avaliados tinham adquirido
habilidades de leitura consideradas adequadas para sua idade.

No entanto, a pesquisa mostra desaceleração da aprendizagem
de Língua Portuguesa ao final do 2º ano (terceira onda)
em ambos os grupos.

Para Aprofundar

Alfabetização é um continuo...

Segundo o pesquisador Antonio Gomes Batista (2011), "Embora o
processo de aprender a ler e escrever seja um contínuo organizado
em torno de uma progressiva ampliação da familiaridade com a
cultura escrita [...], bem como de um progressivo domínio de
conhecimentos e habilidades que permitem participar dessa cultura
com cada vez maior autonomia, para fins pedagógicos é importante
definir momentos ou etapas desse contínuo".

Você sabia...

...que as ideias e conceitos sobre alfabetização e leitura
mudaram muito ao longo de nossa história?
Viaje por essas diferentes concepções no infográfico
“Das primeiras letras aos multiletramentos”

Vídeo