A familiarização com a cultura escrita e o trabalho com a compreensão textual devem acontecer antes, durante e após a alfabetização inicial.
No vídeo ao lado, conheça as dicas da especialista Cláudia Vóvio sobre práticas de letramento e leitura antes e durante a alfabetização inicial.
E após a aprendizagem inicial da língua escrita? Por que é preciso trabalhar a compreensão leitora, a fluência e o gosto pela leitura? Saiba mais.


Esses dados levam a uma explicação diferente daquela que atribui o mau desempenho dos estudantes
principalmente a falhas no início da alfabetização. Ao contrário, a pesquisa indica problemas relacionados
à etapa seguinte da aprendizagem.

• Trata-se do momento de desenvolver e consolidar a fluência e a compreensão leitora. Em adição, é necessário continuar estimulando a participação ativa das crianças e jovens na cultura letrada, a fim de promover o gosto pela leitura.
• No entanto, muitas escolas preocupam-se apenas com o ensino de normas gramaticais. Quanto à leitura, limitam-se a atividades escolares descontextualizadas das práticas sociais letradas. Também se verifica a falta de um trabalho sistemático para desenvolver a fluência e a compreensão leitora.

Em geral, considera-se o aluno alfabetizado, no sentido restrito, quando domina o princípio alfabético, as relações entre "sons" (fonemas) e "letras" (grafemas). Ele também é capaz de ler e escrever palavras e frases simples.


Como o professor pode ajudar o aluno a tornar-se um leitor autônomo e que ao mesmo tempo goste de ler?
Para isso, é preciso trabalhar sistematicamente o desenvolvimento da leitura.
Veja algumas ideias no vídeo ao lado.
VÍDEO TV ESCOLA.
Programa Todos podem aprender a ler.

A formação de leitores na escola, desde a Educação Infantil e ao longo do Ensino Fundamental, deve possibilitar o contato com materiais de leitura diversos e práticas sociais letradas. Além disso, é preciso ensinar os alunos a ler com determinados objetivos, em busca de construir o sentido do texto.
Alguns exemplos de leitura com diferentes objetivos: ler uma notícia sobre a Copa do Mundo procurando os dias em que haverá jogo do Brasil; localizar os nutrientes de um alimento no rótulo; rir da piada de uma tirinha; devanear com um poema; entender a causa de uma demanda judicial em que é parte; identificar que propostas um candidato a vereador faz para sua região etc.

Os educadores têm o papel de fazer a mediação entre os estudantes e a cultura letrada, para que estes se tornem participantes ativos, críticos e criadores dessa cultura.
"A escola é o lugar do difícil mediado, do difícil que vai se tornar possível, e não do já estabelecido”, afirma o professor Luiz Percival Leme Brito em entrevista à TV Escola.
Assista ao lado trecho dessa conversa.
Para assistir na íntegra, clique aqui.
