Material de apoio à recomposição das aprendizagens
Material gratuito e aberto deve ter um total de 132 fichas de recomposição de Matemática e Português abrangendo todo o ensino fundamental
Por que ainda é preciso avançar na descolonização do currículo
Apesar de considerar as leis 10.639/03 e 11.645/08, a Base Nacional Comum Curricular faz pouco para trazer uma visão crítica e novas perspectivas sobre o ensino de História
Recomposição das aprendizagens: ações do APC no combate às desigualdades
As etapas propostas auxiliam o trabalho com diferentes níveis de aprendizagens, promovendo avanços
A EJA que temos e a EJA que queremos
Novo relatório coordenado pelo Cenpec revela como a Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem sido sucateada e aponta saídas para reverter essa situação e garantir políticas públicas voltadas para essa modalidade
Como potencializar a recomposição da aprendizagem pós-pandemia
Considerar os aprendizados que ocorreram na pandemia, reorganizar as redes de ensino e entender que não estamos em uma corrida são algumas das bases desse processo para o Cenpec; saiba mais
Agenda conservadora na educação X valorização docente
Pesquisa coordenada pelo Cenpec e Ação Educativa revela que temas polêmicos como militarização das escolas e homeschooling não são apoiados pela maioria da população — e seguem na contramão da valorização docente
Apoio Pedagógico Complementar: tutorias para recomposição de aprendizagens
Técnicas(os) e pontos focais dos 17 municípios do Conisul Alagoas participaram de encontros sobre planejamento e diagnóstico
Tecnologias digitais nos currículos escolares
Conheça o Currículo de Referência em Tecnologia e Computação, produzido pelo Cieb, e entenda a importância de docentes e estudantes desenvolverem competências digitais
Recomposição das aprendizagens no Brasil e no mundo
Que lições podemos tirar das estratégias pedagógicas em contexto de crise aplicadas aqui e em outros países?
Avaliação da aprendizagem no contexto da pandemia
Pesquisadora Adriana Bauer fala sobre a cultura avaliativa nas escolas brasileiras e sobre as potencialidades que o retorno às aulas presenciais traz para mudanças nas práticas pedagógicas
A escola no pós-pandemia: retorno ou reinício?
Os autores Aldeir Rocha e Maria de Salete Silva falam sobre a importância da intencionalidade pedagógica e dos aspectos cognitivos no cotidiano escolar
Capacitação dos Assistentes Técnico-pedagógicos dos núcleos regionais de tecnologia educacional
Investidores Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) e Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEE/SP). Objetivo Capacitar profissionais dos Núcleos Regionais de Tecnologia Educacional de São… Leia mais >
Multilinguismo no Brasil e as línguas indígenas
O Brasil é o 8º país em número de idiomas falados, com 210 línguas. Saiba mais sobre o multilinguismo e as línguas indígenas na educação.
#CenpecTiradeLetra: Como recompor as aprendizagens?
Hoje a especialista Maria Alice Junqueira traz reflexões e respostas para as primeiras perguntas enviadas por educadoras(es) sobre alfabetização na pandemia
Recuperar as aprendizagens é urgente!
É preciso organizar o apoio pedagógico às(aos) estudantes e pensar quais formas de aceleração da aprendizagem se aplicam melhor a cada rede de ensino
Africanidades no currículo
O que é necessário considerar em currículos para o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana? Conheça as reflexões de três especialistas em educação antirracista e cultura afro.
Apoio Pedagógico Complementar: jogos no ensino da matemática
Como o uso adequado de jogos pode ser o ponto de partida para a personalização do aprendizado?
APC: Mogeiro e a experiência de formação continuada
Conheça a experiência de Mogeiro (PB), que tem utilizado a tecnologia educacional do APC para melhorar a aprendizagem de seus(suas) estudantes em ensino remoto.