Agenda conservadora na educação X valorização docente

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Agenda conservadora na educação X valorização docente

Pesquisa coordenada pelo Cenpec e Ação Educativa revela que temas polêmicos como militarização das escolas e homeschooling não são apoiados pela maioria da população — e seguem na contramão da valorização docente

Por Stephanie Kim Abe

Os resultados da pesquisa nacional Educação, Valores e Direitos, divulgados ao longo dos últimos três meses, têm mostrado que a agenda ultraconservadora relacionada à educação não tem apelo para a maioria da população brasileira

Educação domiciliar, militarização das escolas e combate à educação sexual e igualdade de gênero nas escolas são algumas das pautas prioritárias do Ministério da Educação (MEC) no governo Bolsonaro. 

Segundo a pesquisa, a educação domiciliar – ou homeschoolingé rejeitada por cerca de 8 de cada 10 brasileiras(os). Com relação à militarização das escolas, quase metade da população brasileira nem ouviu falar do assunto (45,2%) ou se considera mal informado (11,1%). Mais do que isso, a maioria (72%) afirma que confia mais em professoras(es) do que militares para atuar nas instituições de ensino.

Confira a pesquisa na íntegra.


💻 Acompanhe a apresentação da pesquisa 

O relatório completo da pesquisa Educação, Valores e Direitos será apresentado para o público geral dia 24/8 às 16h, por meio de transmissão ao vivo no canal no YouTube do Cenpec e da página no Facebook da Ação Educativa.

O evento terá como debatedoras a jornalista Jéssica Moreira, do Nós, Mulheres da Periferia, e a professora Jacqueline Teixeira (UnB), especialista sobre questões de gênero e raça no universo evangélico, além de Denise Carreira (Ação Educativa), Romualdo Portela (Cenpec) e Breno Barlach (Plano CDE).

A mediação será de Fernanda Moura (Movimento dos Professores contra o Escola sem Partido).

Assista à apresentação:


Para Romualdo Portela, diretor de Pesquisa e Avaliação no Cenpec, esses dois temas atacam diretamente a profissão docente, pois implicam na ideia de que as(os) professoras(es) não conseguem realizar o seu trabalho da melhor forma:

Uma faceta subjetiva do debate da educação domiciliar é a desvalorização docente, porque ela pressupõe a substituição do trabalho do professor pelo de amadores feito em casa.
Já no caso da escola militarizada, propõe-se a recorrer à ajuda dos militares porque os professores e a escola não teriam condições de tratar dos problemas de indisciplina de seus estudantes. Ou seja, são propostas que acreditam que o professor não dá conta do seu trabalho”.

Romualdo Portela, diretor de Pesquisa e Avaliação no Cenpec

Ao se colocar contra essas propostas, a sociedade contesta essas visões e reafirma a sua crença na importância da profissão docente

Os dados da pesquisa apontam ainda que a ausência de investimentos nas escolas públicas, os baixos salários e a desvalorização docente seriam os principais gargalos da educação brasileira – enquanto fatores como a falta de disciplina das(os) estudantes (10%) e qualidade das(os) professoras(es) (5%), por exemplo, figuram entre os menos citados.

 A nossa pesquisa confirma que a população, em geral, percebe que os professores são mal remunerados e trabalham em condições muito difíceis; que também faltam condições materiais de funcionamento nas escolas, e que é necessário investir mais na educação”, diz Romualdo. 

Saiba mais sobre a importância de focar na valorização docente nas eleições de 2022


Temas polêmicos e a importância da formação continuada

A pesquisa nacional Educação, Valores e Direitos foi coordenada pelo Cenpec e Ação Educativa, e realizada pelo Centro de Estudos em Opinião Pública (Cesop/Unicamp) e Instituto Datafolha, com recursos do Fundo Malala. 

O objetivo do estudo foi entender como as agendas ultraconservadoras relacionadas à educação estão sendo encaradas pela população brasileira.

Foram ouvidas 2.090 pessoas de 16 anos ou mais, de todas as regiões do país, entre 8 e 14 de março de 2022. A margem de erro máxima é de 2 pontos percentuais dentro do nível de confiança de 95%. 

Outro tema abordado foi a questão de gênero e educação sexual nas escolas. 89% das pessoas entrevistadas concordam com a importância da discussão sobre desigualdades entre homens e mulheres, e 7 em cada 10 acreditam que a escola está mais preparada que os pais para explicar temas como puberdade e sexualidade.

Em relação às cotas raciais, um dos resultados mostra que de cada 10 pessoas entrevistadas, 9 concordam que a discriminação racial deve ser debatida por docentes nas escolas.

As questões do racismo e de gênero estão na agenda educacional há algum tempo e, portanto, têm sido incorporadas na formação inicial — ainda que seja necessário avançarmos nessas pautas. Mas elas devem entrar também na formação continuada, porque há professores em exercício que não tiveram formação sobre essas temáticas. Os professores precisam desse apoio constante”, opina. 

Romualdo Portela, diretor de Pesquisa e Avaliação no Cenpec


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