Encontro de gerações, no qual os mais velhos aprendem brincadeiras com os mais novos e os mais novos aprendem com os mais velhos.
Cordas, bolas de gude, de meia, de plástico e de couro;
Redes, piões, petecas, cordas;
Jogos de dama e xadrez;
Outros objetos disponíveis para brincadeiras;
Instrumentos musicais ou objetos que podem ser usados para percussão (latas, baldes, pedaços de madeira para serem usados como baqueta, garrafas de água com sementes variadas);
Alto-falante, aparelho de som, músicas de ciranda.
Valorizar manifestações lúdicas de todas as épocas, reconhecendo que as brincadeiras são bens culturais a serem preservados porque constituem patrimônio imaterial de um povo.
Conviver bem com pessoas de diferentes gerações; compartilhar o que sabem, colaborando com a aprendizagem dos outros; usufruir de logradouros públicos.
Crianças e adolescentes
Sala e praça próxima à escola ou instituição
2 encontros: 1 na sala (90 min) e 1 na praça (120 min) aproximadamente
Início de conversa
Fortalecer a relação da ONG/escola com as famílias é um objetivo quando se tem como perspectiva a educação integral de crianças e de adolescentes.
Convidar pais, mães, outros familiares e moradores para compartilhar suas experiências culturais com as crianças e os adolescentes faz parte do trabalho educacional nessa direção. Essa iniciativa possibilita conhecer e integrar as práticas culturais locais à ação da instituição e estreita vínculos entre os diferentes espaços pelos quais as crianças circulam.
Da mesma forma, é importante que as crianças brinquem em outros espaços públicos do território, como praças, parques e clubes municipais. Essas experiências ampliam seu repertório cultural, ao mesmo tempo que divulgam e valorizam os equipamentos sociais dos quais a comunidade dispõe, tornando-os verdadeiros espaços de convivência democrática e de aprendizagem.
Na prática
Sugestão de encaminhamento
Primeiro encontro: fazendo a proposta
Na roda, fazendo o acolhimento do dia, desafie os participantes a falarem, cada um, o nome de uma brincadeira, sem repetir o que o colega já citou, por várias rodadas.
Proponha várias rodadas até esgotar o repertório do grupo. Esse deverá ser um momento descontraído e divertido. Talvez alguns inventem nomes de brincadeiras que não existem, apenas para não deixar a roda parar. Lembre-os de que o importante é recuperar o maior número de brincadeiras possível. Registre todas as contribuições.
Pergunte com quem aprenderam as brincadeiras indicadas, a fim de valorizar as contribuições da família para ampliar o repertório do grupo. Em seguida, convide-os a aprender mais brincadeiras e ensinar as que já sabem para outras crianças da ONG/escola e para suas famílias.
Que tal organizar uma manhã de brincadeiras e jogos na praça entre crianças, adolescentes e adultos?
Dê um tempo para o grupo discutir e trazer novas ideias. O passo seguinte é pôr mãos à obra, pois há muito trabalho pela frente: é preciso conversar com a direção da instituição para autorização e providências, definir local e público, verificar se há necessidade de comunicação à subprefeitura local, fazer convites para as pessoas e planejar o grande dia.
Organize junto com o grupo a melhor maneira para a realização do evento, considerando todas as atividades, antes e durante o encontro. O grupo poderá se dividir em comissões:
comissão de comunicação – produz os convites, cartazes (pois não se pode esquecer da propaganda). Os cartazes devem informar qual é o evento, a data, o local, o horário e lembrar os interessados a trazer objetos das brincadeiras que vão ensinar;
comissão de produção– providencia os materiais necessários para o dia do evento;
comissão de música – responsabiliza-se pela trilha sonora do evento (sugestões: apresentações musicais; oficinas de criação de instrumentos; encontros para improviso musical; seleção de músicas para tocar no dia; parceria com rádio local);
comissão de registro – fotografa, filma as brincadeiras e entrevista as pessoas no dia do evento; também é interessante filmar o making off do evento, mostrando os preparativos para o grande dia;
comissão de divulgação – planeja como e onde distribuir os cartazes e convites (colar cartazes convidativos nos estabelecimentos comerciais próximos é uma sugestão).
Que tal chamar algumas pessoas das famílias para participar de algumas reuniões de planejamento conjunto?
É importante saber:
número mínimo de pessoas estarão presentes no dia para ensinar brincadeiras;
algumas brincadeiras a serem propostas pelos adultos ou pelas crianças;
materiais para desenvolvê-las e como providenciá-los;
número aproximado de grupos mistos de crianças e adultos, e maneiras de se distribuir pela praça.
Para pensar esses detalhes, a visita conjunta de crianças, adolescentes e adultos ao local se faz necessária. Também deverão pensar em como acolher o público e estimular sua participação, ensinando outras brincadeiras que conhecem.
Para facilitar a organização, cada grupo de brincadeiras deve contar com uma dupla de coordenadores: um adulto e uma criança/adolescente. A dupla também ficará responsável por circular entre os grupos e dar suporte, se necessário.
Um alto-falante é bem-vindo para a comunicação com todos que estão na praça. Um dos familiares, que seja desinibido e comunicativo, pode assumir o papel de locutor para animar o encontro, dando informações sobre o que está acontecendo nos grupos e anunciando serviços ofertados pelos equipamentos sociais públicos do território, além de dar a palavra para os participantes (crianças, adolescentes e adultos) opinarem sobre o evento.
Pode-se organizar uma comissão de adolescentes para percorrer a praça, fazendo uma pesquisa de opinião com as pessoas, enquanto estiver ocorrendo o encontro. A pesquisa pode conter alguns itens que ajudem a avaliar o evento e trazer sugestões para os próximos.
Segundo encontro: tomando a praça com brincadeiras
No dia do evento, o grupo organizador deve chegar à praça bem antes do público convidado, para arrumar os espaços e os materiais das brincadeiras sem atropelos.
Cada grupo de brincadeiras fica no local combinado com os respectivos coordenadores. À medida que os convidados forem chegando, podem escolher livremente o grupo de que participarão. A qualquer momento, as pessoas podem variar de grupo, participando das outras brincadeiras oferecidas na praça.
A dupla coordenadora inicia uma conversa, se apresenta, pede para as pessoas se apresentarem, explica o objetivo do encontro, diz que vai ensinar umas brincadeiras, que quem souber ajuda e, depois, quem quiser pode ensinar outras. Mas há uma regra: é preciso alternar brincadeira de adulto com brincadeira de criança. É só começar.
E se? E se o público ficar tímido? Nesse caso, a dupla coordenadora continua a conversa e as perguntas sobre as brincadeiras de que gostam (para as crianças) e do que gostavam de brincar e como eram essas brincadeiras (para os adultos), deixando-os falar, até sentir que o clima está descontraído. Também é interessante se propor a ajudar o voluntário a ensinar a brincadeira. Se ele não gostar de falar em público, por exemplo, poderá explicar a brincadeira para os coordenadores e estes para o grupo.
Durante todo o encontro, o alto-falante irradia a festa, informa onde podem tomar água e dá avisos sobre os serviços da região aos presentes: campanhas do posto de saúde; época próxima de matrículas em escolas, futuras festas do bairro. Por fim, anuncia o fim da manhã ou tarde de brincadeiras, convidando todos para uma grande ciranda.
Hora de avaliar
Após o encontro, de volta à organização, faça uma roda específica com seu grupo para conversar sobre as impressões que tiveram:
Gostaram do evento? Do que mais gostaram: de aprender ou de ensinar?
Não gostaram de alguma coisa? De quê?
Como foi a participação das família?
Que brincadeiras aprenderam?
O que funcionou bem?
O que não funcionou?
O que mudariam?
Esse é o momento de apresentar os resultados da pesquisa de opinião pela comissão específica, se ela aconteceu.
E se? Se não foi realizada a pesquisa durante o encontro, organize com eles uma pequena enquete para se informarem da opinião das famílias a respeito do evento, com as mesmas perguntas.
Para ampliar
O que mais pode ser feito?
Um livro com todas as brincadeiras que aconteceram na praça, que pode ser patrocinado por algum comerciante ou empresário da região, com direito a lançamento e festa, na mesma praça.
Outra ideia é produzir um vídeo com as filmagens feitas no dia e com os preparativos para o evento. A exibição desse vídeo pode ser o mote para um novo encontro na organização ou na praça onde foi realizado o primeiro evento.
Referência
BENJAMIN, W. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Duas Cidades/Ed. 34, 2002.
CENPEC; REDE GLOBO. Artes do festejar e do brincar. São Paulo/Rio de Janeiro, 2001 (Coleção Amigos da Escola: A arte é de todos, Caderno 6).
CENPEC. Projeto Brincar. O brinquedo e a brincadeira na infância, 2009 (Cyrce Andrade, Marina Célia Dias, Maria Lúcia Medeiros, Zoraide Faustinoni da Silva).
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duração
Descrição
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duração
Descrição
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duração
Descrição
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.