Zoraide Faustinoni, mestre em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), coautora dos materiais Estudar pra Valer!: leitura e produção de texto nos anos atuais do ensino fundamental (5 volumes), São Paulo: Cenpec, 2011, e Com a palavra (4 volumes), São Paulo: Cenpec, 2013. Conteúdo publicado originalmente na Plataforma do Letramento
Computadores com acesso à internet e caixas de som.
Compreender o sistema alfabético de escrita, desenvolvendo as seguintes habilidades: • identificar o alfabeto em diferentes tipos de letra; • relacionar som e escrita (relação fonema/grafema); • identificar quantidade de letras da palavra; • identificar a posição correta das letras na palavra.
Promover a compreensão das regras do sistema de escrita alfabética de forma lúdica: • Reconhecer o alfabeto e os diferentes tipos de letras (imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas). • Relacionar fonema e grafema: identificar letras ou sílabas que faltam em uma palavra; reconhecer letras que não fazem parte de uma palavra; perceber que as letras têm uma determinada posição na palavra. • Ampliar repertório de palavras para leitura e escrita.
Crianças em fase de alfabetização
Sala de aula, de computação ou leitura
Uma aula semanal de 45 a 50 min
Início de conversa
O jogo é uma atividade que desafia e mobiliza diferente saberes, pensamentos e emoções. O objetivo primeiro do jogador é acertar para ganhar o jogo e, além disso, se divertir. Mas o jogo também proporciona acesso a novas informações e estratégias, bem como aprendizagens com quem sabe mais, estimulando esforço para melhor desempenho.
Quando o foco do jogo é a alfabetização, ele se constitui em importante aliado na aprendizagem. Ao brincar com palavras, o aprendiz compreende as relações entre as partes orais e escritas. Ele é desafiado a analisar a palavra, a fazer relação entre som e escrita, a observar quais e quantas letras a compõem e em que sequência.
Os jogos com palavras circulam socialmente e saber jogá-los faz parte do letramento, ou seja, do uso social da leitura e da escrita.
Alfabetizar letrando Garantir a alfabetização, direito de todos, é urgente para a redução do fracasso escolar e para o enfrentamento das desigualdades sociais no Brasil. Mas a alfabetização insere-se em um universo maior, o letramento. Estudos linguísticos reforçam o papel da escola em envolver as novas gerações na cultura da escrita. Assim, o trabalho com a oralidade, a leitura e a escrita, com base em seus usos sociais, deve ser feito desde o início da escolarização. O ensino-aprendizagem da língua escrita precisa envolver situações em que o falar, o ler e o escrever tenham finalidade específica, pois a aprendizagem precisa fazer sentido para quem aprende. Entretanto, o sistema alfabético tem regras abstratas e arbitrárias que precisam ser compreendidas e cujo funcionamento, na maioria das vezes, o alfabetizando não descobre sozinho. Por isso precisa da mediação de alfabetizadores e de propostas didáticas que impulsionem essa aprendizagem. Assim, na alfabetização devem ser contemplados tanto as características discursivas da língua, como seus aspectos sistêmicos.
Na prática
Sugestão de encaminhamento
Antes de apresentar os jogos para a turma, é necessário conhecer e jogar de modo a compreender melhor como eles podem ajudar as crianças a compreender o funcionamento do sistema alfabético de escrita. Para isso, realizar um diagnóstico individual dos estudantes e da turma em geral é importante para levantar seus conhecimentos prévios e identificar em que etapa da aprendizagem da língua escrita cada um se encontra.
O especial Aprendizado inicial da escrita, baseado na proposta de Magda Soares, reúne as descobertas da psicogênese sobre as principais hipóteses que as crianças constroem para compreender como funciona a escrita ao trabalho com consciência fonológica. Acesse o material, que pode ajudá-lo nesse diagnóstico.
A seguir, apresentamos os jogos de alfabetização desenvolvidos pelo Cenpec. Os três requerem que o alfabetizando já tenha alguns conhecimentos sobre o sistema alfabético de escrita. É desejável que conheça o alfabeto em pelo menos um tipo de letra (em geral de forma maiúscula) e que já saiba que as letras representam sons da fala. Esses jogos auxiliam na ampliação e consolidação desses conhecimentos.
EmConquista da palavra, o foco é reconhecer o alfabeto nas formas mais usuais de representação: imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas. Mas não se trata apenas de reconhecer letras isoladas e sim verificar se pertencem ou não a determinada palavra. Isso exige que o jogador pense sobre os sons (fonemas) envolvidos na palavra e as letras que podem representar esse som na escrita.
NoJogo da fotografia, o foco recai ora sobre a relação entre fonema e letra (ou dígrafo), ora sobre a relação entre fonema e sílaba, sendo que a sílaba pode envolver um ou mais fonemas e, consequentemente, uma ou mais letras (ou dígrafo e vogal).
EmAtaque das letras zumbis, o foco recai sobre letras que não fazem parte da palavra ou estão posicionadas de forma errada. Durante a alfabetização, é comum os aprendizes adicionarem letras desnecessárias às palavras, algumas vezes por confundir o som do nome da letra com o som que ela assume na palavra (por exemplo, BEOLA em vez de BOLA); outras vezes, por considerar que uma palavra tem mais letras do que realmente tem; ou ainda, na dúvida entre usar uma letra ou outra, decide colocar as duas que julga representar determinado som. A inversão de posicionamento também pode ocorrer, tendo em vista a busca de regularidades do sistema. Por exemplo, quando o alfabetizando escreve SECOLA em vez de ESCOLA, ele está lidando com a hipótese de que as sílabas seguem sempre o padrão consoante/vogal.
Desdobramentos
Aproveitando a motivação dos alunos para ter sucesso no jogo, você pode elaborar com eles algumas atividades envolvendo as palavras dos jogos e as habilidades requeridas para um bom desempenho. Assim, você pode propor: • bingo com as letras do alfabeto em suas diferentes formas; • jogo da forca, caça-palavras ou cruzadas com as palavras envolvidas nos três jogos; • desafio – em duplas, um estudante dita para o outro as palavras que considera mais difíceis nos jogos; • confecção de quebra-cabeça – cada aluno escreve uma das palavras do jogo em uma tira de cartolina e recorta as letras ou as sílabas; em seguida, troca com um colega para que seja feita a recomposição da palavra; • montagem do sistema solar aproveitando as palavras do jogo Conquista da palavra; • leitura de livros de literatura com temas e personagens relacionados aos jogos (aventuras espaciais ou submarinas, extraterrestres, zumbis etc.) ; • criação de histórias coletivas, em duplas ou individuais com enredos e personagens relacionados aos jogos.
Para avaliar
É interessante, após o jogo, fazer com os alunos uma avaliação em forma de roda de conversa: o jogo foi fácil, difícil, divertido etc. Quais foram as maiores dificuldades? Vale a pena anotar essas observações para auxiliar no trabalho sistemático sobre a aprendizagem da língua.
Analise se, ao propor outras atividades envolvendo as habilidades exploradas nos jogos, houve progressos nos estudantes: • Eles reconhecem e são capazes de usar diferentes tipos de letra? • Melhoraram quanto à capacidade de relacionar som (fonema) e letra (grafema)? • Ao escrever, estão usando as letras que de fato fazem parte da palavra? • Aprenderam que as sílabas podem ter diferentes arranjos e quantidades de letras? • Ampliaram repertório de palavras para leitura e escrita?
Para saber mais
MORAIS, Artur Gomes de. Por que defendemos um ensino sistemático da escrita alfabética? In: PNAIC (Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa). A oralidade, a leitura e a escrita no ciclo de alfabetização (Caderno 5). Brasília: MEC, 2015. p. 59-67. ______. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012. (Coleção Como eu Ensino). Estudar pra Valer! Módulo Introdutório. São Paulo: Cenpec, 2005. SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, n. 25, jan.-abr. 2004.
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duration
Description
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duration
Description
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duration
Description
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.