Premiação ocorreu durante o Fórum Inovação Educativa, realizado pelo jornal Folha de S. Paulo, em parceria com a Fundação Telefônica Vivo
Por João Marinho
Aconteceu na última
quarta-feira (13), no Centro de
Convenções Rebouças, em São Paulo (SP), a 4ª edição do Fórum Inovação
Educativa.
Promovido pelo jornal Folha de S. Paulo, em parceria com a Fundação Telefônica Vivo, o evento, que aconteceu das 8h às 18h, contou com a presença de cerca de 1 mil pessoas e debateu temas como neurociências, fundamentos da inovação na educação e metodologias ativas.
O destaque ficou por conta da cerimônia de premiação do Desafio Inova Escola, quando os presentes puderam conhecer os cinco Destaques Nacionais e os vencedores do Júri Popular, com apresentação de Marcelo Tas. Veja como foi (fonte: TV Folha).
Destaques Nacionais
Conheça as cinco equipes consideradas Destaques Nacionais, escolhidas pela comissão julgadora do Desafio, entre 25 Destaques Regionais.
As escolas que representam as equipes recebem, entre outras premiações, R$ 10 mil e assessoria técnica para implementação dos respectivos planos de inovação em 2020. Clique nas imagens para ampliá-las e ver mais detalhes de cada plano de inovação.
Bastião Atômico
Jaboatão dos Guararapes (PE)
A necessidade de a comunidade acessar a água na escola e utilizá-la de maneira consciente instiga esta equipe a construir uma cultura de sustentabilidade.
Estão previstas oficinas de robótica, o uso de práticas de tecnologias alternativas e parcerias com colaboradores locais, startups, escolas e universidades.
Guerreiros do campo
Nova Esperança do Piriá (PA)
Ao averiguar o alto índice de faltas, evasão e repetência, a equipe decide criar estratégias de ensino que possam adequar o cotidiano do aluno ao ambiente da escola.
A proposta é promover oficinas e um calendário escolar mais flexível à realidade do local, para melhor acolher os estudantes e suas famílias.
IFF9!
Itaperuna (RJ)
Diante das dificuldades de aprendizagem dos alunos e de casos de retenção, a equipe planeja ações de acolhimento e promoção da autonomia dos estudantes, para melhor gestão do tempo, conciliando liberdade e responsabilidade.
Também prevê a instituição de empresas júnior e o desenvolvimento de jogos digitais educativos, baseados em obras literárias de domínio público.
Inova IEMA
São Luís (MA)
A necessidade de interdisciplinaridade entre a Base Técnica e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), alinhada à preocupação com o ensino-aprendizagem em sala de aula, é o desafio destacado pela equipe.
A solução passa por reunir professores de ambas as modalidades para planejamentos interdisciplinares ao longo do ano.
Itavivo
Vitória de Santo Antão (PE)
A proposta da equipe é integrar a escola com o parque natural onde está localizada. O desafio é criar novos espaços-vivências de aprendizagens para os alunos, que favoreçam a troca de experiências entre a escola e a comunidade.
Prevê-se a inclusão da educação ambiental no projeto didático escolar, além da criação de um espaço maker, uma estufa e um ambiente de lazer.
Voto popular
Entre os dias 8 e 11/11, os 25 Destaques Regionais também foram submetidos a uma votação popular no site do Desafio Inova Escola, que atingiu 141 mil votos.
Conheça agora as cinco equipes com mais votos, uma por região brasileira. As escolas que representam as equipes receberam um certificado impresso de reconhecimento pelo potencial de mobilização da comunidade escolar.
Arteduca
Centro-Oeste
Votos: 9.699 A baixa frequência de estudantes dos anos finais do ensino fundamental é o desafio a ser encarado pela equipe. A proposta é realizar mudanças na configuração do espaço escolar e nas práticas pedagógicas, com ações inovadoras e artísticas, para aumentar o engajamento e a presença dos estudantes na escola.
Educador responsável: Jacinaila Louriana Ferreira Equipe: Claudia Michelle Weirich Caetano, Elaine C. S. de M. da Silva, Juliana Ap. do C. Ananias da S. Fernandes, Ketheley Leite Freire Escola: EE Professora Zeni Vieira Município: Sinop (MT) ⇒ Assista ao vídeo.
Equipe Santa Terezinha
Nordeste
Votos: 15.093 Ao perceber que o acesso à internet e à tecnologia é uma realidade distante dos estudantes, a equipe propõe ações para a inclusão digital na escola. As atividades passam pela conscientização e pelo apoio dos familiares e responsáveis, assim como pelo incentivo às práticas aplicadas em sala de aula, com a utilização das tecnologias digitais.
Educador responsável: Sheillane Regina dos Santos Equipe: Adja Roberta da Silva Santos, Benielle Amorim da Silva, Flávia Silva Rocha, Jéssica Siqueira dos Santos, Luana Costa Cerqueira, Poliana da Silva Santos Ferreira, Vilma Fernandes Marques Escola: Escola Municipal Santa Terezinha Município: Coruripe (AL) ⇒ Assista ao vídeo.
Juntos somos mais fortes
Sudeste
Votos: 15.355 Com base em um diagnóstico realizado na escola, a equipe se propõe a desenvolver metodologias alternativas para aumentar a autoestima dos alunos, colocando em evidência os seus potenciais criativos. O plano estabelece a criação de um programa de monitoria nas salas de aula, envolvendo todas as disciplinas.
Educador responsável: Fernanda da Silva Geraldo Equipe: Cynthia da Rosa Queiroz Gonçalves, Daiane Vieira de Rezende Pinhal Escola: EMEF Cândida Soares Machado Município: Guarapari (ES) ⇒ Assista ao vídeo.
Nenhum a menos!
Norte
Votos: 11.441 Com o propósito de criar um ambiente mais inclusivo aos estudantes, principalmente às pessoas com deficiência, a equipe deseja constituir um espaço de conhecimento e integração. Para transformar a realidade, propõe a instalação da sala de recurso, com mobiliários adaptados, cadeiras com ajustes e ferramentas escolares adaptadas.
Educador responsável: Mary Sônia Dutra de Alencar Equipe: Carmem Helena Batista Azevedo, Claudia Alessandra Batista Alfaia, Erica de Freitas Ferreira Souza, Evanilda Leocadio Simas, Luciane da Silva Mendes, Rejeane Maria Ramos Mourao, Vilma Vasconcelos Costa Escola: Escola Estadual Ministro Waldemar Pedrosa Município: Parintins (AM) ⇒ Assista ao vídeo.
Urbano
Sul
Votos: 9.925 Pensando no desperdício de materiais e na falta de conscientização da comunidade escolar, a equipe propõe estratégias para garantir a discussão desta temática. As ações visam desenvolver a autonomia e a conscientização durante as refeições, além de enfatizar assuntos como a separação, reutilização e reciclagem dos resíduos.
Educador responsável: Rúbia Schmitt Equipe: Claudia Mara Lemke Heinzen, Flavia Regina Lemke Truppel, Janaina da Silva Corrêa, Marcia Sadzinski Maida, Marizete Machado, Roselia Alves Lisboa Madalena Gonzaga, Simoni da Silva Escola: EMEFE Pe Urbano Teixeira da Fonseca Município: Guaramirim (SC) ⇒ Assista ao vídeo.
Um fórum para a inovação
Aberto por Fábio Takahashi, editor do Deltafolha e um dos fundadores da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca); e por Renato Gasparetto, vice-presidente de Relações Institucionais da Vivo, o Fórum Inovação Educativa trouxe três mesas temáticas, uma roda de conversa e a palestra de abertura, com Claudia Costin, da Fundação Getúlio Vargas.
Costin, em sua palestra, abordou os desafios da educação no Brasil – onde cerca de 55% dos estudantes acima de oito anos de idade têm níveis insuficientes de leitura e 54% em matemática – e tratou da importância de inovar na educação, o que, para ela, se realiza em uma aceleração do processo de aprendizagem.
Além das perspectivas para o futuro, que incluem a emergência da indústria 4.0, A especialista falou dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), com destaque para o ODS 4, cujo preâmbulo afirma como objetivo
Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos.”
Objetivo do Desenvolvimento Sustentável nº 4
Costin ressaltou a
importância de trazer para a educação pública práticas como personalização do
ensino, flexibilidade do currículo e, principalmente, resolução colaborativa
entre professores, como forma de estimular a inovação – e que a qualidade do
ensino seja pensada de forma equitativa, além da necessidade de valorizar os
docentes e investir mais em uma formação mais prática para os professores.
Educação de qualidade para todos não se faz com ilhas de excelência. Não adianta dar educação de primeira linha para os estudantes ‘mais brilhantes’ e uma educação qualquer para os outros.”
Claudia Costin
Da neurociência às metodologias ativas
As mesas temáticas
abordaram neurociência e aprendizagem, fundamentos da inovação na educação e
inovação em metodologias ativas.
No que diz respeito à neurociência, chamou a atenção o fato de que, segundo os convidados, a área não é prescritiva para a educação – e, ao contrário do que se pensa, a interação entre estudantes e entre estes e professores e disciplinas como ciências humanas, educação física e artes são essenciais para garantir um bom desenvolvimento cognitivo.
Outro destaque foi a
abordagem crítica dos “neuromitos”, discussão iniciada por Guilherme Brockington,
da Universidade Federal do ABC. Entre eles, os de que os seres humanos usam
apenas 10% da capacidade cerebral (na realidade, já utilizamos todo o
potencial) e de que homens e mulheres teriam aptidões diferentes para as
ciências exatas (embora haja algumas diferenças, o número de semelhanças é bem
maior).
A mesa sobre
fundamentos da inovação abordou os teóricos León Tolstói, Célestin Freinet e Anísio Teixeira para afirmar que algumas
inovações, na verdade, foram pensadas décadas e até séculos atrás.
Freinet, por exemplo, já propunha a predominância da vida
real sobre a sala de aula, e Tolstói, uma escola caracterizada pelo
protagonismo dos estudantes e participação democrática.
A vida e obra de Anísio Teixeira, lembrado por Diana
Gonçalves Vidal, da Universidade de São Paulo (USP), por sua vez, ressaltaram
a luta por uma educação pública universal e de qualidade no Brasil e a criação
do sistema educativo nacional.
Marcos
Ferreira-Santos, professor de mitologia da USP, fez críticas ao
modelo da escola ocidental e defendeu a possibilidade de pensar a educação de
maneira ampla, na perspectiva de diferentes culturas e etnias.
Finalmente,
o público pôde conhecer melhor as propostas de metodologias ativas na educação
– perspectivas que propõem aulas horizontais e colaborativas em que os alunos “põem
a mão na massa”, nas palavras de Júlia Pinheiro
Andrade, do Centro de Referências em Educação Integral.
Nesse sentido, Débora Sebriam, do Instituto Educadigital, apontou
a carência de formação para professores como um desafio. “Temos que pensar em
política pública. Não adianta mudar a sala de aula e não mudar a avaliação”, defendeu
Sebriam.
O Fórum Inovação Educativa foi finalizado pela roda de
conversa entre Marcelo Tas e os estudantes João Guilherme Medeiros Leite,
Iversson Natan da Silva Santos, Isabela Gonsalves de França, Karen Samyra e
Rhenan Cauê, que discutiram sobre inovação na sala de aula, carência de
recursos e homenagearam professores que os influenciaram com propostas inovadoras.
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duração
Descrição
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duração
Descrição
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duração
Descrição
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.