Dez meses de envolvimento por parte
de estudantes e docentes, mais de 4,8 mil municípios alcançados, mais de 40 mil
textos e documentários enviados e mais de 42 mil escolas participantes.
Os números da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa impressionam – mas também é preciso falar da contribuição do concurso para a formação de professores, por meio, por exemplo, das sequências didáticas nos Cadernos do professor e do material do caderno Pontos de vista.
Textos e encontros
Presencialmente, a Olimpíada também é uma oportunidade de formação. Durante encontros realizados em São Paulo, divididos de acordo com as categorias da 6ª edição, estudantes e professores fizeram passeios culturais, participaram de palestras, debates com artistas, escritores e atividades pedagógicas, com o adicional de poder compartilhar suas histórias com pessoas de diversas localidades no Brasil.
Um dos resultados de todo esse trabalho é o lançamento do e-book da edição, que já está disponível gratuitamente no Portal Escrevendo o Futuro. A publicação reúne os 135 textos produzidos pelos finalistas em formato de poemas, crônicas, memórias literárias, artigos de opinião e documentários com o tema “O lugar onde vivo” – os documentários contam com as sinopses.
A Olimpíada de Língua Portuguesa é realizada pelo Itaú Social e pelo Ministério da Educação (MEC), com coordenação técnica do CENPEC Educação e conta com as parcerias da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da Fundação Roberto Marinho e do Canal Futura.
Em 2020, após a realização do concurso, entra em destaque o Programa Escrevendo o Futuro, que desenvolve ações de formação presencial e a distância, além de promover estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.
Os números da Olimpíada
Municípios participantes: 4.876
Escolas inscritas: 42.086
Professores inscritos: 85.908
Inscrições nas categorias literárias: 171.035
Produções enviadas: 40.758
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