APC: balanço da formação em Língua Portuguesa e Matemática
Na reta final do Programa Melhoria da Educação: Apoio Pedagógico Complementar, formadoras Patrícia Calheta e Sandra Amorim falam sobre aprendizagem e desafios da formação on-line com os(as) técnicos das secretarias municipais de educação
Por Tamara Castro
A formação aos(às) técnicos(as) das secretarias municipais (SME) que integram o Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública Integrada nos Municípios do Baixo Paraíba (Cogiva), envolvidas no Programa Melhoria da Educação: Apoio Pedagógico Complementar, está chegando à sua reta final. Com foco na melhoria da aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática, por meio de atividades de contraturno para estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, o programa visa combater as dificuldades de aprendizagem nessa etapa escolar.
Desde julho até dezembro, as equipes técnicas estão envolvidas nas reflexões e atividades do módulo Avaliação, que tem como objetivos:
assessorar os(as) gestores(as) escolares na avaliação do plano de ação e da formação de professores de suas redes, bem como na análise dos avanços dos(das) estudantes que subsidiam as decisões sobre a trajetória escolar.
Em relação aos planos de ação das secretarias, a formação inclui a análise das informações que deve considerar o perfil e desempenho dos(das) estudantes para essa tomada de decisão.
Avaliação da formação segundo as mediadoras
Mas como se desenvolveu a formação em relação aos componentes Língua Portuguesa e Matemática? Quais foram as aprendizagens construídas e quais serão os principais desafios das equipes das secretarias na formação docente e na implementação de turmas de estudantes para receberem apoio pedagógico complementar? Confira o que dizem Patrícia Calheta e Sandra Amorim, formadoras e mediadoras de Língua Portuguesa e Matemática no Programa:
Na medida em que as equipes técnicas das Secretarias de Educação implementarem os encontros formativos com suas respectivas redes de professores(as), uma questão essencial será o diagnóstico das aprendizagens conquistadas durante o período de ausência de aulas e de realização de atividades remotas. Diante de tais achados, deve-se estabelecer metas de aprendizagem, com vistas a assegurar o direito à aprendizagem para todos(as) os(as) estudantes, mobilizando conhecimentos vinculados a habilidades essenciais
Patrícia Calheta, formadora e mediadora de Língua Portuguesa pelo Programa Melhoria da Educação: Apoio Pedagógico Complementar
Nesse sentido, destaca Sandra Amorim, as atividades avaliativas com caráter formativo, diagnóstico e propositivo são aliadas ao ensino e aprendizagem, devendo ser consideradas como “estratégias permanentes para verificar a aprendizagem dos(das) estudantes e não apenas uma maneira de mensurar conhecimentos”.
Para a especialista, é fundamental a reflexão e ação das equipes técnicas nos seguintes aspectos:
intensificação do trabalho com os(as) docentes a respeito do desenvolvimento de habilidades e competências gerais e específicas, de maneira articulada e contextualizada em situações do cotidiano;
identificação dos(das) estudantes que estarão nas turmas do apoio pedagógico complementar e definição de estratégias para atender esses grupos em cada unidade escolar, considerando suas necessidades e anseios pessoais e educacionais;
promoção de momentos sistemáticos de formação com os(as) docentes que atenderão as turmas de apoio pedagógico. Essas formações devem focar não apenas conteúdos e conceitos específicos das áreas de conhecimento, mas também nas diferentes formas como os(as) estudantes aprendem e revelam os seus saberes.
Aprendizagens construídas na formação
No componente de Língua Portuguesa, “o trabalho com gêneros do discurso, explorado em práticas de linguagem articuladas a diferentes habilidades, tal qual discutimos ao longo das propostas do módulo, poderá auxiliar no planejamento e desenvolvimento de sequências didáticas e projetos, considerando distintas realidades e necessidades locais”, afirma Patrícia.
Já em relação à Matemática, as equipes técnicas dos municípios têm refletindo sobre caminhos e estratégias para alcançar aprendizagens significativas com os(as) estudantes. “Além de refletir, as equipes estão elaborando mapas de habilidades matemáticas, pautas formativas e proposta para formação de professores(as) para o ano de 2021”, revela Sandra.
Desafios, conquistas e aprendizagens
Em razão do contexto de pandemia, a formação, que inicialmente iria acontecer por meio de encontros presenciais e atividades remotas síncronas e assíncronas, foi adaptada ao formato totalmente a distância.
Essa reformulação, que exigiu uma boa dose de flexibilidade, criatividade e dedicação de todos os envolvidos, trouxe grandes desafios. “As equipes técnicas das secretarias de educação dedicaram-se bastante, vencendo os desafios atrelados ao acúmulo de demandas para além do curso, à realização de uma diversidade considerável de atividades, vinculadas a quatro módulos de conteúdo e, ainda, à qualidade de conexão à Internet. O saldo é bastante positivo!”, comemora Patrícia Calheta.
Além disso, foi necessário pensar a articulação entre essas atividades e “as ações desenvolvidas cotidianamente com os(as) coordenadores(as) e professores(as) das redes e perceber uma nova maneira de se ensinar e aprender Matemática”, observa Sandra Amorim.
Nesse sentido, o processo de aprendizagem construído por meio da formação remota mostrou-se inovador, dinâmico e adequado às necessidades das redes municipais. Além da formação específica de conceitos e conteúdos, os(as) técnicos(as) das secretarias tiveram momentos de reflexão e de ação sobre como apoiar os(as) docentes na difícil tarefa de promover educação com qualidade em tempos de pandemia e sobre a importância de bons instrumentos de avaliação, planejamento, entre outros, para atingir e traçar novos objetivos
Sandra Amorim, formadora e mediadora de Matemática pelo Programa Melhoria da Educação: Apoio Pedagógico Complementar
Em um olhar retrospectivo, Sandra identifica as seguintes conquistas com as equipes das secretarias:
“participação ativa no ensino e aprendizagem dos(as) estudantes e dos(as) docentes;
relação entre as atividades propostas no curso e o que é executado nas salas de aula, implicações de uma boa organização para atingir objetivos/ metas;
compreensão da necessidade de propor atividades que convidam o(a) estudante à ação e procedimentos para promover situações potentes de ensino e aprendizagem, ter escuta ativa para as necessidades dos (as) estudantes e docentes e perceber que todos(as) os(as) estudantes e professores(as) podem aprender Matemática.
Por sua vez, no módulo de Língua Portuguesa, Patrícia destaca que os(as) participantes avançaram “na compreensão sobre o trabalho com gêneros discursivos, alfabetização e (multi)letramento, ampliando o repertório tanto de questões teórico-metodológicas quanto de práticas pedagógicas marcadas pela valorização dos saberes de estudantes e pela proposição de atividades que possam favorecer o progresso na aprendizagem para as crianças com distorção idade-ano”.
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duration
Description
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duration
Description
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duration
Description
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.