Por que priorizar os profissionais da educação no plano de vacinação contra a Covid-19 e como isso afeta a reabertura das escolas
No dia 14/01, foi lançado o movimento “Profissionais da Educação: vacina já!”, capitaneado pelos deputados federais Idilvan Alencar (PDT-CE) e Professora Dorinha Seabra (DEM-TO). A campanha pede que os profissionais de educação tenham prioridade na vacinação contra a Covid-19.
O movimento tem apoio de muitas entidades educacionais – como o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), e o movimento Todos Pela Educação, que estiveram presentes no evento on-line de lançamento. Governadores, como Fátima Bezerra (PT) do Rio Grande do Norte e Camilo Santana (PT), do Ceará, também já posicionaram a favor.
No dia 15 de janeiro, o prefeito de São Paulo Bruno Covas enviou um ofício ao Ministério da Saúde, solicitando que os profissionais da educação fossem incluídos na fase 1 do calendário nacional de vacinação contra o Covid-19.
Para entender os motivos e a importância dessa priorização, o Portal CENPEC Educação conversou com o deputado federal Idilvan Alencar, o presidente da CNTE Heleno Araújo, e a enfermeira, doutora em epidemiologista e pesquisadora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Ethel Maciel.
Os prejuízos do ensino remoto
Por mais que educadores(as) e gestores(as) estejam se desdobrando para garantir atividades remotas e o vínculo dos(as) estudantes com a escola, é fato que o ensino remoto têm efeito danosos não só para a aprendizagem, como para a saúde e a segurança de crianças e adolescentes.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 1,5 bilhão de estudantes foram afetados pelo fechamento das escolas no mundo todo, e quanto mais tempo um estudante fica longe da escola, maiores a chance de abandoná-la.
Eu costumo dizer que são os efeitos invisíveis da pandemia. Infelizmente, na área da saúde, nós contamos os mortos, os infectados. Na economia, contabilizamos as empresas que fecharam, o desemprego, a queda do PIB. Agora, na educação, qual é o prejuízo de um ano de escolas fechadas? Não conseguimos ver esse efeito, e tem gente que acha que está tudo bem – e não está.”
Deputado Idilvan Alencar
Por isso, a reabertura das escolas está no centro do debate educacional – e a sua importância é um consenso e um fato. O debate gira em torno de quando isso deve acontecer, e sob quais condições.
Para Heleno Araújo, presidente da CNTE, a reabertura deve estar condicionada à vacinação dos(as) profissionais de educação:
O que estamos sempre afirmando é que não queremos furar fila nem passar na frente de ninguém. Queremos dialogar, participar do processo de planejamento dessas etapas, e queremos que o governo tenha coerência ao tomar essas decisões. Se há uma imposição de retornar as atividades presenciais dia 1º de fevereiro, esse retorno tem que estar ligado com a vacinação dos profissionais de educação”.
“Janeiro vai acabar e nós não conseguimos atender todos da primeira fase. Além disso, tem as incertezas com relação à produção da vacina, se haverá insumos para tal. A questão é quando vai chegar a quarta fase? Final do primeiro semestre, final do ano?”, questiona Heleno.
Considerando o atual momento da segunda onda de Covid-19 no Brasil, a epidemiologista e pesquisadora Ethel Maciel também acredita que as escolas brasileiras devem ser reabertas somente com a vacinação desses(as) profissionais. Em setembro e outubro do ano passado, quando, em algumas redes, as escolas reabriram para aulas presenciais, estávamos em uma fase de diminuição dos casos.
No Brasil, diferente de outros países onde o turno de trabalho coincide com o turno escolar, as crianças não ficam na escola em tempo integral. Muitas ficam com idosos ou alguém da família (às vezes de grupo de risco) enquanto os pais trabalham. Então se vacinássemos os trabalhadores da educação na fase II, a mesma das pessoas acima de 60 anos, teríamos uma segurança maior.”
Ethel Maciel
Crianças como grandes transmissoras
Um estudo da OMS de outubro do ano passado, que traz o que era sabido até então sobre a transmissão de Covid-19 nas escolas, dizia que as crianças menores de 10 anos são menos suscetíveis ao contágio da doença, mas que o papel delas na transmissão ainda não era totalmente conhecido.
Também indica que é improvável que as crianças e as escolas sejam os principais transmissores de Covid-19 – mas quando a transmissão comunitária é baixa e os protocolos sanitários são aplicados.
De acordo com Ethel, estudos que saíram esse ano trazem novas informações e evidências de que a escola é um importante local de transmissão da Covid-19 e que as crianças são grandes transmissoras.
Ela cita, por exemplo, o caso do Reino Unido, onde as escolas se mostraram locais de transmissão mais importantes que os hospitais. De acordo com relatórios da Public Health England, agência governamental de saúde pública britânica, 26,5% dos surtos de infecção entre outubro e dezembro de 2020 tiveram ligação com escolas e instituições educacionais, enquanto apenas 8% ocorreram em hospitais.
O Reino Unido passa atualmente por um novo lockdown, com o aumento do número de casos no Reino Unido, devido à mutação mais contagiosa do coronavírus. As escolas estão fechadas e podem reabrir em março. Outros países europeus, como Portugal, também voltaram a fechar suas escolas com a segunda onda da pandemia.
Protocolos insuficientes para a realidade brasileira
Ainda não há pesquisas brasileiras que olhem para a escola e o seu papel na transmissão do novo coronavírus.
No inquérito epidemiológico que realizou no Espírito Santo, com recorte só para crianças e adolescentes, Ethel identificou que há muitos assintomáticos. “Por exemplo, menos de 40% dos infectados tiveram febre, e a medição de temperatura é um dos protocolos sanitários nas escolas. Ou seja, a doença vai passar desapercebida, e os estudantes a estarão transmitindo”, explica.
A pesquisadora acredita que é difícil os protocolos sanitários darem conta da complexidade das escolas brasileiras: “Além dos problemas de infraestrutura, não tivemos a contratação de novas pessoas. O professor não é um agente sanitário. É muito difícil que ele tenha que assumir seu papel pedagógico, e tomar conta do cumprimento dessas medidas sanitárias”.
Para Heleno Araújo, é essencial que governo invista em pesquisas que retratem a realidade do país.
Nós atuamos na escola pública, atendemos os estudantes que vivem nas famílias que estão na extrema pobreza, que não têm uma casa adequada para morar, que se expõem a todo momento. Precisamos de estudos que façam o diagnóstico da nossa realidade e que, a partir desse diagnóstico, se apliquem as políticas necessárias para atender a nossa demanda.”
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duração
Descrição
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duração
Descrição
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duração
Descrição
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.