Por Stephanie Kim Abe
Todo ano, pessoas de mais de 100 países do mundo todo – inclusive do Brasil – se mobilizam simultaneamente por uma semana para informar e engajar a população em prol do direito à educação. Essa mobilização acontece das mais diferentes formas e nos mais diversos lugares por meio de atividades autogestionadas – ou seja, cada um faz a sua, de acordo com seu contexto. Pode ser uma audiência pública na Câmara dos Vereadores, uma aula aberta na rua, uma roda de conversa no centro comunitário, uma reunião com o conselho escolar na escola e por aí vai.
Essa mobilização faz parte da Semana de Ação Mundial (SAM). Desde que foi criada, em 2003, já mobilizou mais de 85 milhões de pessoas em todo o mundo. Apenas no Brasil, já são cerca de 1,7 milhão de pessoas participantes. Este ano, este evento mundial acontece entre os dias 14 e 21 de junho. Quem quiser participar dessa 18ª edição pode se inscrever até o dia 24 de maio, por meio do formulário no site oficial do evento.
Clique aqui para se inscrever
Quem participa
Professores(as), estudantes, familiares, gestores(as), conselheiros(as), pesquisadores(as) e todas as pessoas preocupadas com a garantia do direito à educação podem se inscrever e participar do evento. O importante é realizar uma atividade que discuta com seus pares o tema dessa edição: “A educação está passando a lição: Financiamento e escola segura! Ensinar e aprender com infraestrutura!”. O objetivo da SAM 2021 no Brasil é chamar atenção para a necessidade de mais e melhor financiamento da educação para garantir segurança para o retorno às atividades presenciais nas escolas de todo o país, em cenário de pandemia de Covid-19.
Para ajudar nessa mobilização, a organização disponibiliza uma série de materiais que podem servir de subsídios para a discussão durante as atividades e para divulgação virtual do evento. De acordo com a organização, o Manual da SAM 2021 também deve ser disponibilizado em breve, e todas as atividades devem ser realizadas de forma remota, para assegurar a segurança de todos e todas.
Veja mais informações de como participar da SAM aqui
Há emissão de certificado de participação para aqueles(as) que realizarem as atividades conforme elencadas no ato da inscrição e preencherem um relatório sobre elas, disponibilizado pela organização do evento. Nesse documento, os(as) participantes devem informar o número de pessoas mobilizadas e anexar fotos e vídeos realizados durante a atividade.
Educação na pandemia
Nós do CENPEC Educação temos acompanhado de perto os diversos aspectos que envolvem o debate sobre a educação no contexto de pandemia: dos desafios de gestores(as) e educadores(as) aos impactos nos(as) estudantes; da importância do acolhimento aos limites do ensino remoto; das orientações e protocolos sanitários à necessidade de busca ativa.
O intuito é divulgar materiais formativos e informativos que colaborem para a garantia do direito à educação de todos(as) os(as) estudantes e para a redução das desigualdades educacionais em nosso país.
Confira todos os conteúdos em #EducacaoNaPandemia
Veja também