Interrupções na sala de aula e o processo de ensino-aprendizagem
Pesquisa da OCDE destaca pouco tempo dedicado às atividades pedagógicas na sala de aula, mas traz resultados positivos quanto a práticas inovadoras e apoio entre professores
Lançada na última quarta-feira (19/06), a Pesquisa Internacional de Ensino e Aprendizagem (TALIS, na sigla em inglês) trouxe resultados sobre as condições de trabalho e do ambiente de ensino-aprendizagem em que atuam professores e líderes de escola de 48 países.
Com o tema “Professores e Líderes Escolares como Eternos Aprendizes”, a TALIS aplicou questionários e entrevistas a 250 mil profissionais em todo o mundo. Um dos destaques no Brasil foi o tempo de aula que o professor realmente dedica ao processo de ensino-aprendizagem – apenas 67% –, assunto abordado no Jornal da Manhã, da Jovem Pan News, pela diretora-executiva do CENPEC Educação, Mônica Gardelli Franco. Confira.
Menor tempo dedicado ao ensino-aprendizagem
Em uma aula típica, os professores gastam hoje mais tempo no ensino-aprendizagem que em anos anteriores? Eles se sentem preparados para ensinar ao iniciarem a carreira? Quais são os principais cursos que procuram para se aprimorarem? Quantos são homens e quantos são mulheres e qual a idade média? As relações entre professores e alunos tendem a ser amistosas ou hostis?
Essas são algumas das perguntas que a TALIS busca responder a cada cinco anos. A pesquisa é realizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) com professores e líderes escolares e publicada a cada cinco anos. Por meio dela, é possível realizar um diagnóstico que pode ajudar os diferentes países a desenvolver políticas de educação a partir do que os próprios profissionais de educação dizem sobre si.
O tempo de aula efetivamente dedicado às atividades pedagógicas no Brasil, por exemplo, destoa em 10 pontos percentuais da média dos países da OCDE, que chegam a atingir 78%. No cômputo geral, o Brasil fica à frente apenas da África do Sul e da Arábia Saudita.
Para Mônica Franco, uma das razões é o excesso de interrupções durante a aula. “Se, de fato, o professor tivesse 40 minutos em que pudesse se dedicar (…) à qualidade de seu trabalho, poderia atingir os resultados esperados”, diz a diretora-executiva.
O que percebemos é que não há um tempo linear. É um tempo que vai sendo interrompido: o professor precisa fazer muitas interrupções para poder retomar o processo pedagógico.”
Mônica Gardelli Franco
Inovação e formação continuada
Nem tudo, porém, são más notícias. A maioria dos professores e diretores, por exemplo, vê suas escolas e colegas como abertos à inovação, e a prática da mentoria entre profissionais mais antigos e novatos é superior à média da OCDE. Confira outros dados do estudo para o Brasil.
• O ensino foi a primeira opção de carreira para 65% dos professores no Brasil, e para 67% dos docentes nos países da OCDE e nos que participaram do TALIS – e pelo menos 95% dos brasileiros citam a oportunidade de influenciar o desenvolvimento das crianças ou contribuir para a sociedade como as maiores motivações para terem escolhido a carreira docente;
• Em média, os professores brasileiros têm mais de 15 anos de carreira e 42 anos de idade. Outros 23% têm 50 anos ou mais, o que demonstra a necessidade de que o Brasil renove cerca de um a cada quatro professores para manter a força atual de trabalho;
• 69% dos docentes é do sexo feminino. Entre os diretores de escola, o percentual chega a 77%;
• 94% dos professores concordam que professores e alunos geralmente se dão bem em sala de aula. No entanto, 28% dos diretores reportam episódios regulares debullying e intimidação entre seus estudantes – o dobro da média da OCDE, que é de 14%. Em 10% das escolas, a intimidação se dirigiu a educadores;
• Uma vasta maioria dos professores e líderes escolares veem seus colegas e suas escolas como capazes de adotar práticas inovadoras. Além disso, 80% dos professores brasileiros (e 78% dos de outros países) afirmam que os colegas dão suporte uns aos outros na implementação de novas ideias;
• 87% dos professores e 94% dos diretores se engajaram em algum tipo de atividade para o desenvolvimento profissional no ano anterior à realização da TALIS. Participar de cursos e seminários são os principais tipos de atividades nesse sentido, referidos por 65% dos docentes;
• 11% dos professores no Brasil trabalham com aulas em que há pelo menos 10% de estudantes com necessidades especiais (físicas, mentais ou emocionais), abaixo da média dos países da OCDE e da TALIS (27%); 58% relataram alta necessidade para treinamento profissional visando a atuar com esses estudantes.
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duração
Descrição
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duração
Descrição
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duração
Descrição
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.