Cenpec lança Painel de desigualdades educacionais no Brasil
Com análises e contextualizações históricas realizadas pela organização, o painel interativo busca democratizar o acesso aos dados acerca das desigualdades educacionais para toda sociedade; saiba mais
Por Stephanie Kim Abe
Para sonhar, projetar e construir equidade e qualidade educacional para crianças, adolescentes e jovens de todo o Brasil, o Cenpec atua com foco no enfrentamento das desigualdades educacionais. É em consonância com esse propósito que a organização lançou hoje, 16/9, oPainel de desigualdades educacionais no Brasil, durante o evento on-line e gratuito Desigualdades educacionais em foco.
Elaborado pelo próprio Cenpec, o painel interativo traz dados e análises sobre essas desigualdades de forma dinâmica e simples. Romualdo Portela de Oliveira, diretor de Pesquisa e Avaliação do Cenpec, explica:
Nosso objetivo é sistematizar informações que já estão disponíveis e públicas, mas que nem sempre são de fácil acesso ou compreensão ao público geral. Queremos ajudar famílias, estudantes, professoras(es), gestoras(es) educacionais a interpretar esses dados, para que possam tomar consciência de que é preciso enfrentar as desigualdades educacionais para efetivarmos o direito à educação de todas e todos. Assim, o Painel é mais uma ferramenta desenvolvida pelo Cenpec alinhada ao nosso foco – que é de refletir sobre e combater essas desigualdades para promover a equidade na educação.”
Neste primeiro momento, os dados disponíveis no Painel estão divididos em duas grandes entradas. A primeira, Resultados de permanência escolar em diferentes contextos, traz informações sobre três barreiras educacionais:
reprovação;
distorção idade-série;
abandono escolar.
A distorção idade-série ocorre quando o(a) estudante está pelo menos dois anos acima da idade considerada ideal em relação ao ano ou à série escolar. O abandono ocorre quando o(a) estudante deixa de frequentar a escola durante o ano letivo.
Esses dados são apresentados em uma série histórica, de acordo com filtros de perfil do estudante (sexo e raça/cor declarados), contexto escolar (dependência administrativa, etapa de escolarização e série escolar) ou contexto do território (unidades da federação e localização rural ou urbana). Com base nesses marcadores, é possível ter uma dimensão do progresso no sistema de ensino e como esses fenômenos produzem e perpetuam as desigualdades educacionais.
Por exemplo, relação a sexo, os dados mostram que há mais meninos do que meninas em reprovação, distorção idade-série e abandono escolar. Em relação ao recorte de raça/cor, esses fenômenos também são mais recorrentes entre crianças e adolescentes autodeclarados(as) indígenas, pretos(as) e pardos(as). Quando acionamos o filtro de território, nos deparamos com maior incidência das três barreiras nas áreas rurais – embora as urbanas apresentem número absoluto maior de matrículas.
A segunda entrada, Formação inicial docente no Brasil, permite entender a formação dos(as) professores(as) em relação à série que leciona. Aqui, os dados são apresentados por estados, municípios e escolas, etapas de ensino e localização. Ao selecionar um município, temos acesso ao número de docentes com ensino superior com licenciatura, ensino superior sem licenciatura, ensino médio com magistério, ensino médio sem magistério e apenas ensino fundamental. Esses dados podem ser comparados à média do estado e do Brasil.
Um bom exemplo da importância de conhecer e considerar esses dados na hora de pensar estratégias para efetivar o direito à educação é a própria atuação do Cenpec no enfrentamento dessas desigualdades educacionais. Romualdo Portela de Oliveira explica essa relação direta entre as informações disponibilizadas no Painel e as ações da organização:
Alguns dos nossos projetos incidem muito fortemente sobre os dados de resultados de permanência escolar. É o caso do Apoio Pedagógico Complementar, um programa muito forte e consolidado em aceleração de aprendizagem, ou do Letra Viva Alfabetiza, projeto de alfabetização que enfrenta o não aprendizado, a reprovação e o abandono escolar. Do outro lado, os dados relacionados à situação dos(das) professores(as) são a base para a construção de um bom diagnóstico que ancora as nossas ações de formação docente – grupo focal da maioria dos nossos projetos.”
Além de oferecer acesso mais amigável aos dados, sobre desigualdades na educação pública brasileira o Painel traz análises referentes a cada um dos filtros disponíveis. Essas análises, apresentadas nos boxes “Cenpec comenta”, trazem interpretações dos dados referentes às barreiras educacionais expostas no material.
Como explica a pesquisadora Valéria Virgínia Lopes, doutora em educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), que colaborou na elaboração do Painel:
A ideia é que, para quem tem dificuldade em ler o gráfico, o comentário possa dar pistas na interpretação de dados e de como usar esse entendimento para obter outros resultados.”
Valéria Virgínia Lopes
Há também análises sobre o contexto histórico das desigualdades educacionais e uma seção sobre políticas públicas comprometidas com a reversão desse cenário, que traz informações sobre o foco da política, sua importância e seu contexto atual, incluindo links para o acesso a maior detalhamento.
Enquanto gestores(as) e tomadores(as) de decisão podem utilizar o Painel ao pensar políticas públicas e intervenções que visem a eliminação dessas barreiras educacionais, a comunidade escolar e a sociedade como um todo precisam compreender esse cenário e como ele as afeta diretamente, para se mobilizar por mudanças e pela garantia do direito à educação de qualidade para todas e todos.
Para Valéria, essa apresentação amigável dos dados e as pílulas de análises proporcionadas pela equipe de especialistas do Cenpec são essenciais para atingir esse objetivo:
É necessário que a sociedade se incomode com esses números e resultados. Precisamos desnaturalizar esses fenômenos da reprovação, da distorção idade-série e do abandono escolar. Não há explicação possível, por exemplo, para que indígenas e autodeclarados(as) pretos(as) e pardos(as) reprovem mais e abandonem a escola, a não ser o racismo estrutural. O Painel traça um retrato desse cenário de desigualdades educacionais, que é insustentável.”
Valéria Virgínia Lopes
Aprimoramentos
O Painel de desigualdades educacionais no Brasil seguirá sendo aprimorado ao longo do ano. A ideia é introduzir mais possibilidades de filtros e de cruzamento de dados, além do aporte de outras informações de modo a se aproximar cada vez mais de um bom retrato das desigualdades educacionais. É o caso dos dados de condições de funcionamento das escolas, que estão disponíveis no Censo Escolar, e de proficiência dos(das) estudantes, por meio dos últimos resultados da Prova Brasil.
Assim, será possível cruzar marcadores, como os de gênero e raça/cor. Poderemos saber, por exemplo, não só quantas meninas estão em distorção idade-série, mas quantas meninas pretas e pardas estão nessa situação em uma determinada localidade. Como explica Romualdo Portela de Oliveira:
Uma vez finalizado o Painel, poderemos cruzar os dados de forma que fique evidente a sobreposição das desigualdades. Isso significa que as parcelas mais pobres, mais excluídas da população, que vivem nos chamados territórios mais vulneráveis, frequentam escolas que têm piores resultados, cujos(as) professores(as) têm formação menos adequada em relação a outras regiões e cujas condições estruturais de funcionamento são mais precárias. Ou seja, as desigualdades não se distribuem aleatoriamente. Elas atendem certa lógica social, que é preciso combater. Por exemplo, àquelas crianças que já têm mais dificuldade, o sistema deveria oferecer professores(as) mais bem formados(as).”
Romualdo Portela de Oliveira
Também está prevista a abertura da Comunidade de ações para a equidade, um espaço colaborativo em que docentes, gestoras(es) escolares estaduais e municipais, pesquisadoras(es) e outros(as) possam compartilhar e discutir iniciativas e propostas para o enfrentamento das desigualdades na educação brasileira.
Navegue pelo Painel interativo e participe desta iniciativa pela garantia do direito à educação de qualidade para todos(as)!
Na mídia
Confira a seguir trecho da RBS TV sobre o lançamento do painel:
Confira a entrevista de Romualdo Portela de Oliveira ao programa Cidadania, da TV Senado, sobre as análises do Painel.
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duration
Description
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duration
Description
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duration
Description
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.