Brincadeira que fica na memória... bora brincar?! -

-

Brincadeira que fica na memória… bora brincar?!

Para comemorar o Dia Mundial do Brincar (28/05), selecionamos uma série de materiais na rede sobre brincadeiras que estão na memória das(os) nossas(os) leitoras(es); confira

Por Stephanie Kim Abe

Na última semana, em comemoração à Semana Mundial do Brincar e ao Dia Mundial do Brincar (28/05), pedimos que nossas(os) leitoras(es) relembrassem e nos contassem quais as brincadeiras preferidas da infância e quais ainda praticam com as crianças hoje em dia. Confira as brincadeiras postadas nesta nuvem de palavras.

Para manter o espírito da proposta – ou seja, brincar -, decidimos compartilhar as respostas recebidas, tanto aqui no Portal como nas redes sociais, por meio de uma brincadeira interativa: jogo da memória!

Que tal relembrar essas brincadeiras no jogo a seguir? Bora brincar!


Memórias de brincar

Clique sobre um cartão pra descobrir a brincadeira no verso e, em seguida, clique em outro pra encontrar seu par!


Para continuar explorando o #BrincarnaEducação

Mesmo as brincadeiras mais tradicionais, como as que aparecem acima, possuem diversas variações e podem ser utilizadas de diferentes formas, principalmente por educadoras(es) dentro da escola.

O clássico pega-pega, por exemplo, pode ser utilizado para trabalhar a cooperação entre as crianças. É o que mostra o e-book Brincar cooperativo: repertório de brincadeiras e jogos. Na publicação, há duas modalidades de pega-pega, uma com anjo da guarda e outra chamada “gruda aranha”, que trazem elementos distintos na brincadeira para que as crianças não sejam excluídas uma vez pegas e ajudem umas as outras.

A publicação foi elaborada por Cristinano dos Santos Araújo e Tiago Aquino da Costa e Silva (Paçoca) para a Semana da Infância e Cultura de Paz, promovida pela Aliança pela Infância, e traz também outras brincadeiras voltadas para a cooperação social.

Compilamos abaixo algumas matérias do Portal Cenpec que abrem novos olhares à brincadeiras tradicionais, como brincar de boneca, contar histórias e pega-pega, principalmente no contexto da sala de aula. Confira abaixo!

Confira o Caderno 6 da Coleção Amigos da Escola, que conta o que é festa, folguedo e brincadeira, possibilitando ao leitor ampliar seu conhecimento sobre algumas dessas manifestações folclóricas.

Na escola, o festejar e o brincar podem trazer ensinamentos preciosos às crianças e jovens, conferindo ao dia a dia escolar movimento, riso e aprendizagem.


Nessa matéria, publicada no começo da pandemia, em 2020, há um compilado de vídeos produzido pelo Tempo Junto com ideias de brincadeiras para crianças divididas por faixa etária. Além disso, são elencados cuidados para realizar as atividades em contexto de isolamento social


A produção audiovisual foca em como as crianças brincaram durante a pandemia, mostrando como o brincar em casa – seja montando cabanas com lençóis no meio da sala, pulando na cama ou no sofá, desenhando ou mesmo ajudando a lavar a louça – foi impactado durante o período em que estivemos em isolamento social. 


Nessa proposta, exploraramos as linguagens expressivas das crianças, por meio de trava-línguas e das brincadeiras cama de gato e elefante colorido.


A proposta aqui é promover um encontro de gerações em que as pessoas mais velhas aprendem brincadeiras com as mais novas e vice-versa.


Que tal propor a confecção de brinquedos artesanais, como petecas, bolas e bonecos, para um espaço público? O cantinho com todas as criações de cada criança fica incrível depois! 


A proposta não é apenas uma oficina de origami (dobradura em papel), mas sim unir essa arte com criação textual. Nessa oficina, entenda como essa atividade desenvolve as crianças envolvidas de diferentes formasda coordenação motora fina aos conhecimentos de matemática


Veja também