Programa ImpulsiONar

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Programa ImpulsiONar

Investidores

Fundação Lemann, Imaginable Futures e BID Lab

Parceria

Quintessa e Instituto Reúna

Objetivo

Desenvolver, nas redes de ensino e escolas, a capacidade para reduzir e prevenir lacunas de aprendizagem, por meio da conexão entre organizações de implementação, formação, empresas de tecnologia educacional (edtechs), docentes, gestoras(es) e secretarias de educação.

Abrangência

Municípios de Bonito, Cabrobó e Igarassu (PE), Domingos Mourão (PI), Guaramiranga (CE) e Santa Maria (RS)

Público

Técnicas(os) da Secretaria, gestoras(es), coordenadoras(es), diretoras(es) e docentes que atuam nas escolas municipais dos anos finais do ensino fundamental.

Produtos

Diagnóstico da rede de ensino, cronograma, projeto e registro da implementação, plano e atividades formativas, produções para aprofundamento dos conhecimentos e subsídio das práticas pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no que tange à priorização e flexibilização curricular, materiais diversos, monitoramento e avaliação.

Vigência

Desde agosto de 2021.


Sobre o projeto

O Programa ImpulsiONar é uma iniciativa financiada pela Fundação Lemann, Imaginable Futures e pelo BID Lab, realizada em parceria com o Quintessa e o Instituto Reúna.

O propósito do ImpulsiONar é apoiar redes municipais de ensino a reduzir e prevenir lacunas de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática de estudantes do 6o ao 9o ano, por meio de um modelo pedagógico e do apoio de organizações educacionais que oferecem serviços de implementação, formação de docentes e gestoras(es), e recursos educacionais digitais, considerando a metodologia do ensino híbrido/remoto.

São princípios do programa:

  • Direito de aprender para todas(os) as(os) estudantes sendo observadas as diversidades de origem e condição socioeconômica para assegurar apoio e atendimento diferenciado a quem mais precisa.
  • Docentes, gestoras(es) escolares, equipes da Secretaria e Regionais de Ensino trabalhando de forma integrada e articulada, focados na aprendizagem das(os) estudantes.
  • Desenvolvimento profissional para potencializar as ações para redução e prevenção de lacunas de aprendizagem.
  • Homologia de processos como estratégia que favorece a aprendizagem das(os) participantes.
  • Cultura do planejamento com base em evidências como prática estruturante é indispensável para a melhoria do processo pedagógico.
  • Uso pedagógico dos resultados da avaliação a favor da aprendizagem das(os) estudantes.
  • Atuação das redes de ensino e escolas como comunidades de aprendizagem estratégicas para o desenvolvimento e aprimoramento do Programa.
  • Composição flexível de processos de apoio à gestão da mudança, em diálogo com contextos e demandas de redes de ensino, escolas e professores(as).
  • Acompanhamento pedagógico como princípio estruturante e integrador da relação da rede de ensino com as escolas e das escolas com docentes e destas(es) com cada estudantes.
  • Tecnologia como ferramenta de apoio complementar aos professores e estudantes integrada às aprendizagens focais do Referencial Curricular da Rede.

O impulsiONar conecta e prepara redes de educação, empresas de tecnologia e organizações de implementação e formação para desenvolver e multiplicar soluções pedagógicas e digitais que promovam redução e prevenção das lacunas de aprendizagem.

Para alcançar este objetivo o programa trabalha com três pilares:

  • modelo pedagógico;
  • implementação eficiente;
  • preparação para o futuro.

modelo pedagógico é o documento que indica as premissas pedagógicas e orienta estrategicamente as ações do programa. Ele direciona as organizações, secretarias e escolas sobre o que é esperado desenvolver junto às(aos) estudantes no âmbito do programa, explicita os princípios pedagógicos que sustentam as decisões e direciona o planejamento do programa para o desenvolvimento e a implementação das estratégias de apoio às redes e escolas na redução e prevenção das lacunas de aprendizagem.

O modelo pedagógico trabalha com seguintes eixos:

  • planejamento;
  • proposta curricular e jornada diária;
  • desenvolvimento profissional e formação;
  • avaliação;
  • recursos didáticos;
  • acompanhamento pedagógico;
  • gestão do ensino e da aprendizagem;
  • comunicação e engajamento.

Para garantir a implementação eficiente do modelo pedagógico o programa oferece as diretrizes de implementação, que podem e devem ser adaptadas de acordo com contexto de cada rede, respeitando os seguintes princípios:

  • foco no desenvolvimento integral dos estudantes considerando a dimensão socioemocional de forma fusionada às aprendizagens prioritárias;
  • aprendizagem centrada nas(os) estudantes, que vivenciam e participam ativamente como protagonistas no processo;
  • centralidade e protagonismo das(os) participantes na formação continuada: docentes, gestoras(es) escolares, coordenadoras(es) pedagógicas(os) e lideranças pedagógicas da secretaria;
  • implementação sistemática de práticas avaliativas na perspectiva formativa com apropriação, análise e uso dos resultados das avaliações para a definição e redefinição das intervenções pedagógicas necessárias para a recomposição da aprendizagem;
  • acompanhamento pedagógico constante dos processos que dão suporte à aprendizagem das(os) estudantes;
  • organização para o trabalho de forma engajada e colaborativa inspirado pelas comunidades de aprendizagem;
  • seleção e utilização de tecnologia digital como ferramenta de apoio às(aos) gestoras(es) escolares, coordenadoras(es) pedagógicas(os), docentes e estudantes no desenvolvimento das estratégias pedagógicas com foco na aprendizagem.

Com o intuito de expandir e multiplicar as soluções pedagógicas e digitais do Programa impulsiONar e alcançar outras redes de ensino no Brasil, teremos como prática na implementação:

  • Aprender e ajustar o modelo pedagógico com base na primeira experiência de implementação:
    • registrando de forma aprofundada todos os aprendizados da implementação do programa, como insumo para melhorias de processos;
    • adotando um ciclo de melhoria contínua do modelo pedagógico ao longo da implementação nas escolas à luz dos feedbacks e avaliações.
  • Tornar os processos chave replicáveis e eficientes: apoiando as organizações de implementação e formação no desenvolvimento de um produto replicável gerado no programa.
  • Desenvolver a capacidade dos parceiros replicarem esses processos em outras escolas das redes de ensino:
    • acelerando as empresas de tecnologia educacional (edtechs) e organizações de implementação e formação para aprimorarem seus processos e governanças internas, sua estratégia de ida ao mercado com foco em B2G (em inglês, Business to Government, “Negócio para governos”) e sua gestão com foco em escala;
    • garantindo que as redes de ensino estejam preparadas para contratar os serviços e soluções educacionais, se assim desejarem.