Oficina: Vamos reconstruir nossa relação com o planeta?
Oficina para reflexão sobre a relação destrutiva do ser humano com o planeta e com os animais. Autoria: Educação&Participação
Reflexão sobre a importância da biodiversidade e sobre a relação destrutiva do ser humano com o planeta e com as demais espécies.
Computadores, notebooks ou celulares com acesso à internet, folhas de papel pardo, canetas hidrográficas, pincéis e tinta guache
Reconstruir a relação com o meio ambiente e com as outras espécies no dia a dia.
Assumir comportamentos que contribuam para diminuir o impacto negativo da ação humana sobre o meio ambiente; cuidar bem dos animais e das plantas.
Crianças e adolescentes.
Sala de aula, sala de atividades, biblioteca, centro cultural, ou ambiente on-line.
1 encontro de 1h30 cada
Início de conversa
O patrimônio natural da Terra é composto por minerais (terra, água, rochas, metais…), a atmosfera, as diversas espécies de seres vivos, como vegetais e animais – entre estes os seres humanos. Juntos, formamos os ecossistemas do planeta. Ou seja, tudo na natureza está interligado.
A biodiversidade, ou diversidade biológica, é o elo entre todos os organismos existentes na terra. Ela conecta cada um deles – inclusive os seres humanos – a um ecossistema interdependente, em que cada espécie desempenha sua função. É a chamada teia da vida, da qual dependem todos os seres vivos.
Biodiversidade é a biblioteca das vidas.”
Thomas Lovejoy, biólogo e ambientalista estadunidense
Apesar de todos os alertas de cientistas e ambientalistas, a forma como grande parte das sociedades humanas se relaciona com a Terra e seus ecossistemas é devastadora. Estamos usando 25% a mais recursos naturais do que nosso planeta é capaz de fornecer. O resultado disso é que espécies, habitats e comunidades locais estão sofrendo pressões e ameaças diretas, inclusive de extinção.
Estima-se atualmente 8,7 milhões de espécies de animais e plantas espalhados pelo globo. Estudos apontam estimativas trágicas: entre 1 milhão e 2 bilhões de espécies de animais, vegetais, fungos e bactérias podem ter sido dizimados pelas atividades humanas. Ou seja, o ser humano acelera em até mil vezes o processo natural de extinção.
Dessa forma, o risco à biodiversidade afeta nossa saúde e nossos meios de subsistência, pois dela dependem pessoas, famílias, comunidades, nações e gerações futuras. Um exemplo é a perda de acesso à água doce, o que já atinge diversos países e comunidades. Outros exemplos de como a biodiversidade afeta nossa vida:
⚕️na saúde: estima-se que colhemos entre 50 mil e 70 mil espécies vegetais para uso na medicina tradicional e moderna em todo o mundo;
🦐 na alimentação: aproximadamente 100 milhões de toneladas de espécies aquáticas, como peixes, moluscos e crustáceos, são retiradas da natureza todo ano;
🏘️ na construção civil: a preservação de áreas verdes e da vegetação nas margens de rios evita contaminações e acidentes, como enchentes e deslizamentos, que comprometem a vida de pessoas e causas enormes prejuízos;
🌦️ no clima: a vegetação exerce papel fundamental no regime de chuvas e na temperatura entre a terra e a atmosfera; isso fica evidente quando observamos os desertos, onde faz muito calor de dia e muito frio à noite, ou na Amazônia, onde, nas áreas em que a floresta está preservada, a temperatura ambiente entre o dia e a noite varia muito pouco (1,5 a 2 graus Celsius), já nas áreas desmatadas, a temperatura pode variar bastante (cerca de 10 graus Celsius).
🌴no lazer: os ambientes naturais proporcionam diversas formas de recreação e lazer, como caminhar por uma trilha, canoagem, rapel, escaladas, contemplar belas paisagens, observar animais em seu hábitat natural, fazer piqueniques à sombra das árvores, colher frutos, meditar…
Enfim, há muito a se falar quando o tema é biodiversidade, equilíbrio ambiental e sustentabilidade. Mas como abordá-los com crianças e adolescentes? Um caminho é refletir como essa problemática está presente no nosso dia a dia e como cada um pode contribuir para uma melhor relação com a natureza.
Na prática
Anuncie que o personagem a ser discutido na roda do dia será o planeta Terra. Investigue que imagens já viram dela, se já leram alguma coisa a seu respeito, o que foi e em que circunstâncias.
Você pode explorar com a turma a imagem do globo terrestre em 3D, pelo Google Earth. Leve também algumas imagens de revistas e livros para circular entre elas e eles.
Pergunte:
Quantos anos vocês têm?
Qual a idade de seus pais e de seus avós?
Quantos anos a Terra tem? E há quantos anos o ser humano a habita?
Estimule que lancem suas hipóteses. Então conte que a ciência estima que a Terra exista há 4,5 bilhões de anos e a humanidade, há 2,5 milhões. É muito tempo, não? E como tem sido a relação entre o ser humano e a Terra? Amigável? Cuidadosa? O que acham?
📽️Animação: MAN
Diga que vai apresentar uma animação em que o autor faz a crítica da relação desrespeitosa do ser humano para com o planeta, para com a coletividade e, consequentemente, para si próprio, em razão de sua arrogância e individualismo.
A animação de Steve Cutts usa o humor para criticar o comportamento humano, que desrespeita a natureza e causa grave desequilíbrio em todo o planeta. Explique que se trata de uma criação artística para expressar a visão do autor a respeito do fenômeno, por isso pode não corresponder exatamente à realidade.
Após assistirem ao vídeo, abra a discussão sobre o assunto tratado:
Que ideias o artista quis apresentar com a animação?
Que sentimentos nos passa o personagem?
Concordam com o autor ou não? Por quê?
Considere com a turma que nem todos os seres humanos são como o personagem retratado e que essa questão não é apenas individual, mas social, econômica e cultural. A sociedade em que vivemos é fruto de um projeto de grupos sociais que detêm as riquezas produzidas por todas e todos, visam o lucro acima de outros valores e, com isso, estimulam e produzem o consumo exagerado das pessoas, para além do que é necessário para viver bem. Essa é uma situação que pode mudar, mas exige esforços coletivos e individuais, pois implica uma mudança no sistema econômico, na participação social das pessoas e nos valores.
Se elas(es) acharem um exagero a abordagem da animação, reforce que se trata de uma maneira simbólica de tratar do assunto, própria da linguagem artística, que permite ao artista criar situações às vezes exageradas, para explicitar as ações humanas e suas consequências.
Em seguida, apresente MAN 2020, segundo Cutts, uma atualização da primeira animação, dialogando com o contexto da pandemia de Covid-19 e o distanciamento social que muitos países viveram:
Você pode fomentar a reflexão perguntando:
O que terá levado o artista a fazer essa sequência de MAN?
Na visão de vocês, a forma como ele apresenta esse momento da nossa história recente corresponde ao que vivemos?
Comparando a primeira e a segunda animação, o que podemos pensar a respeito da ação humana sobre a natureza e as outras espécies?
Para vocês, qual é a mensagem final da animação?
Vocês fariam um final diferente? Como seria?
Talvez elas(es) desejem falar sobre o contexto da pandemia e o que viveram. Nesse caso, é importante abrir espaço de acolhimento e escuta.
Provoque a turma a pensar que comportamentos coletivos e individuais seriam importantes para um novo panorama planetário e social. Abra duas folhas de papel pardo e registre lado a lado os comportamentos indesejados e as mudanças sugeridas, conforme forem falando.
Depois, convide a turma a montar um grande painel, com outras folhas de papel pardo, dispostas no chão e coladas com fita adesiva, representando as mudanças sugeridas por elas e eles. Disponibilize as canetas hidrográficas e os pincéis com tinta guache. Quando terminarem o painel, exponham numa das paredes da sala ou da instituição.
Hora de avaliar
Abra a roda para a avaliação da oficina e peça que cochichem entre si, em duplas, se gostaram ou não das atividades e por que, o que foi mais significativo.
Que recados levariam para amigas(os) e família sobre o que debateram?
Socialize as observações das duplas e registre num cartaz, que deve ficar afixado na sala.
Para ampliar
Um amplo debate envolvendo a comunidade, as escolas do entorno, lideranças do local e famílias para discutirem como podem, em seu âmbito de governabilidade, diminuir os impactos negativos da ação humana sobre o ambiente. Também poderão propor encaminhamentos para autoridades responsáveis por outros níveis de governabilidade.
Quem é o autor da animação MAN?
Steve Cutts é um ilustrador inglês, especializado em animação, que produz trabalhos que denunciam a forma de viver do ser humano, na atual sociedade de consumo, desrespeitosa com si próprio, com os outros habitantes do planeta e com o meio ambiente.
Segundo o filósofo Vladimir Safatle, em artigo para a revista Cult, edição 168, a:
A arte é uma possibilidade de crítica aos modos de organização da vida social que, por se tornarem rotineiras, nos parecem naturais ou inevitáveis. Ao provocar o estranhamento, pela forma de apresentar o que é destrutivo e devastador, a animação nos faz parar para pensar sobre o nosso modo de vida e a projetar novas formas e novos modos de organizar a sociedade.
Ainda segundo o filósofo, quando a arte perde a força de fazer a crítica da sociedade vigente, para que se busque uma outra forma de viver, “a vida social não é mais capaz de enxergar a imagem de uma nova sociedade possível”.
Na animação MAN, Cutts faz a crítica à ocupação do planeta pelo Homo sapiens, que segundo as teorias evolucionistas, surgiu entre 400 mil e 100 mil anos atrás e do qual os seres humanos modernos (Homo sapiens sapiens) evoluíram.
O vídeo nos faz pensar: por que foi assim? Por que é assim? Precisa continuar sendo assim? Só a reflexão sobre os fenômenos sociais que causaram tanta destruição no planeta pode nos levar a tomar iniciativas que revertam tal situação.
Os povos indígenas e a biodiversidade
Instituto Serrapilheira: Webinar: Por que a ciência precisa de diversidade
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duração
Descrição
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duração
Descrição
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duração
Descrição
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.