Conceitos e políticas sobre ações socioeducativas

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Conceitos e políticas sobre ações socioeducativas

Segundo volume da coleção Parâmetros das Ações Socioeducativas (2007) discute conceitos e políticas sobre o tema

O segundo volume da coleção Parâmetros de ações socioeducativas define conceitos e diretrizes da política de assistência social no escopo socioeducativo para a infância e juventude. O material apresenta também concepções sobre infância, adolescência, educação integral, o papel do educador e as ações socioeducativas.

Reprodução

A política de assistência social visa garantir direitos de prevenção e proteção social de grupos vulneráveis. Suas ações dessa política voltam-se para:

  • a prevenção/redução de situações de risco social e pessoal;
  • a proteção de pessoas e famílias vulneráveis e vitimizadas;
  • a implementação de processos e medidas de ressocialização, reinserção e inclusão social;
  • o monitoramento das exclusões, vulnerabilidades e riscos sociais da população.

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DE SÃO PAULO/CENPEC/FUNDAÇÃO ITAÚ SOCIAL. Igualdade como direito, diferença como riqueza.
São Paulo, 2007. (Coleção Parâmetros socioeducativos: proteção social para crianças, adolescentes e jovens, Caderno 2: Conceitos e política.)


Sobre a coleção

Parâmetros das Ações Socioeducativas: Proteção social para crianças, adolescentes e jovens

Fruto de um trabalho coletivo, este é um material de referência para práticas socioeducativas que garantam proteção de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. 
Composta por três volumes, a coleção formula metas de aprendizagem para as diferentes faixas etárias, assim como referências metodológicas e didáticas para promover, fortalecer ou redirecionar práticas em curso. 
O material tem como público-alvo gestores e educadores de programas socioeducativos e foi desenvolvido pelo CENPEC em colaboração com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo (SMADS), em parceria com a Fundação Itaú Social, a Supervisão de Assistência Social das Subprefeituras (SAS), trabalhadores dos Núcleos Socioeducativos, ONGs e assessores externos, por meio de oficinas e leituras críticas.

Acesse os outros volumes da coleção:

V. 1: Igualdade como direito, diferença como riqueza

V. 3: O trabalho socioeducativo com crianças e adolescentes