Por Suzana Camargo
Os 20 projetos semifinalistas que concorrem à 6ª edição do Respostas para o Amanhã foram divulgados pela equipe técnica no site oficial do Prêmio. A criatividade expressa na variedade de temas e a abrangência da participação entre os projetos selecionados foram os destaques da etapa, com escolas de todas as cinco regiões brasileiras.
“Os 20 projetos semifinalistas mostram-nos
como é possível produzir conhecimento científico de qualidade em diferentes
modalidades de ensino. Temos projetos produzidos por estudantes do Ensino Médio
regular, integral e integrado ao técnico, em escolas urbanas e rurais de diferentes
lugares do País”, comenta a diretora-executiva do CENPEC Educação, Mônica
Gardelli Franco.
A diversidade de temáticas das propostas também reflete a diversidade do Brasil e dos desafios de cada território.”
Mônica Gardelli Franco
Abordagem STEM: soluções para o
amanhã
Iniciativa da Samsung, com coordenação geral do CENPEC Educação, o Prêmio Respostas para o Amanhã identifica, desde 2014, soluções criativas relevantes para uma sociedade mais sustentável.
Até agora, somadas todas as edições, o Prêmio contabiliza mais de 5,7 mil inscrições, 18 mil projetos e mais de 4 mil escolas participantes, com 10,2 mil professores e 153 mil estudantes. Somente nesta edição, foram 919 projetos inscritos e 590 válidos, com participação de escolas e turmas de todas as 27 unidades da federação (estados e Distrito Federal).
A edição de 2019, em especial, tem como objetivo incentivar estudantes do Ensino Médio de escolas públicas a pensarem e desenvolverem projetos a partir da abordagem STEM (sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia e matemática). Os projetos devem ser desenvolvidos por equipes de cinco a 15 estudantes.
Até o dia 16 de agosto, os 20
semifinalistas devem efetuar o detalhamento de seus projetos, dentro dos
critérios de avaliação do Prêmio. A proposta é diagnosticar problemas reais
existentes nas comunidades em que os estudantes vivem e apresentar respostas
que melhorem a qualidade de vida das pessoas, sob orientação de professores que
atuem nas áreas das ciências da natureza e da matemática e suas tecnologias.
“Dentro da abordagem STEM, a expectativa é que os estudantes escolham uma questão e efetuem uma investigação científica sobre ela, articulando questões além das disciplinas orientadoras, mas que busquem também, no campo da engenharia e na matemática, por exemplo, conteúdos que possam ser agregados”, esclarece a coordenadora do Prêmio no CENPEC Educação, Ana Cecília Chaves Arruda.
Os estudantes precisam ater-se ao aspecto interdisciplinar do desenvolvimento do projeto.”
Ana Cecília Chaves Arruda
Próximas etapas
- 28 de agosto – escolha de 10 projetos finalistas entre os 20 agora selecionados, por um comitê de especialistas;
- 29 de agosto a 19 de setembro – produção e publicação de vídeos dos 10 projetos finalistas;
- 23 a 29 de setembro – votação pelo júri popular, por meio do site do Prêmio Respostas para o Amanhã, dos 10 finalistas. Na ocasião, serão escolhidos três vencedores pelo júri;
- 30 de setembro – Seleção de três projetos vencedores nacionais pela banca julgadora do Prêmio, também entre os 10 finalistas. A equipe mais bem classificada será convidada a apresentar o projeto na etapa regional, em São Paulo, com os vencedores dos demais países da América Latina.
Conheça os semifinalistas por região
SUL
• CEDUP Abílio Paulo
Eletrocardiograma de baixo custo baseado na plataforma microcontrolada arduíno
Criciúma (SC)
• IEE Guilherme Clemente Koehler
Fabricação de pavimentos intertravados utilizando resíduos da reciclagem de postes de concreto em substituição parcial do agregado miúdo (areia)
Ijuí (RS)
SUDESTE
• EE Angelo Scarabucci
Proteção dos pés para a cabeça: reutilização de resíduos produzidos na indústria calçadista na produção de um capacete sustentável para ciclistas
Franca (SP)
• EE Professor Sebastião de Oliveira Rocha
Estudo de óleos essenciais que possuam propriedades antifúngicas, antibacterianas e repelente
São Carlos (SP)
• ETEC Polivalente de Americana
Reupilhagem: recuperação e reciclagem dos componentes de pilhas alcalinas
Americana (SP)
• CEFET-RJ – Unidade Maracanã
BioArm
Rio de Janeiro (RJ)
CENTRO-OESTE
• Colégio Estadual Dom Veloso
Engenharia sustentável: uso de resíduos na fabricação de tijolos ecológicos
Itumbiara (GO)
NORTE
• Escola Estadual Nossa Senhora de Nazaré
Transformação das escamas de peixe em fibras algodonosas com aplicabilidades nas áreas da saúde e industrial, com sustentabilidade
Manacapuru (AM)
• Escola Estadual Profª Maria das Dores Brasil
Biolarvicida: Senna alata l. no combate às larvas dos mosquitos Aedes aegypti, Culex quinquefasciatus
Boa Vista (RR)
• IFPA – Campus Belém
Construção de banco de filtração de água de rio em 3 estágios fabricado em cerâmica extrativa e carvão ativado oriundo de caroço de açaí
Belém (PA)
• EEEM Rui Barbosa
Uso de resíduos de peixe na agricultura familiar no município de Tucuruí-PA
Tucuruí (PA)
NORDESTE
• Centro de Ensino de Tempo Integral Poeta Antônio José
Empreendedorismo sustentável: produção de folhas esqueletizadas para confecção de biojóias na comunidade do Jardim Brasília Santa Inês-MA
Santa Inês (MA)
• EE Centro Estadual de Educação Profissional do Campo Milton Santos
Banana verde: uma alternativa para reduzir o uso e o descarte do plástico convencional na natureza
Arataca (BA)
• EEM Ronaldo Caminha Barbosa
AGRI+: combatendo a escassez de água e melhorando a agricultura com polímeros sustentáveis
Cascavel (CE)
• Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Tristão de Barros
Cocopack
Currais Novos (RN)
• EEEP Guilherme Teles Gouveia
Filtro Biorremediador: Utilização de microrganismos eficientes (EM’S) no beneficiamento de águas residuais em comunidades sem saneamento básico
Granja (CE)
• Escola de Referência em Ensino Médio Odorico Melo
Potencial de clarificação e potabilizaçãode água em estação móvel de tratamento de água com sementes de Moringa oleifera Lam, como agente coagulante
Parnamirim (PE)
• EEMTI Marconi Coelho Reis
Desenvolvimento de biofilme a partir da Psidium guajava para aplicações diversas
Cascavel (CE)
• IFPI – Campus Campo Maior
Assento móvel de acessibilidade para o passageiro com limitações de movimentos das pernas em automóveis de pequeno e médio porte
Campo Maior (PI)
• IFPI – Campus Teresina Central
Ben Hero: incluindo e reabilitando de forma lúdica!
Teresina (PI)
Premiação
- Projetos semifinalistas: cada professor orientador e até dois professores parceiros dos 20 projetos semifinalistas serão contemplados com um tablet Samsung.
- Projetos finalistas: Cada uma das escolas dos 10 projetos finalistas será contemplada com uma televisão Samsung 55” e um notebook Samsung.
- Vencedores nacionais: 1º lugar: cada aluno da equipe vencedora será contemplado com um smartphone Samsung. O professor orientador e cinco estudantes representantes do projeto vencedor em primeiro lugar também serão contemplados com uma viagem para São Paulo, no mês de novembro de 2019, para participação no Prêmio Respostas para o Amanhã América Latina. 2º lugar: um notebook Samsung para cada um dos alunos da equipe vencedora. 3º lugar: um tablet Samsung para cada um dos alunos da equipe vencedora.
- Vencedores na categoria Júri Popular: Os três projetos escolhidos por votação do público receberão um troféu de reconhecimento.
Foto de destaque: Comissão Técnica do Prêmio Respostas para o Amanhã, para seleção dos semifinalistas (6ª edição – 2019). Foto: Reprodução. | Foto – Mônica Gardelli Franco: Acervo CENPEC Educação. | Foto – Ana Cecília Chaves Arruda: Reprodução/CAPES TV.