Autoria: Educação&Participação (com base nas oficinas desenvolvidas pelo arte-educador e rapper P.MC, o Mestre Pê)
Criação de textos com rima em ritmo de rap
Folhas de sulfite com a letra da canção de rap “É hora de brincar”, de autoria do Mestre Pê (letra) e de Vander Luís (música).
Aparelho de som, canção “É hora de brincar” (áudio a seguir).
Folhas de papel pardo.
Canetas hidrográficas.
Barbante para varal.
Pregadores.
Aliar o rap, expressão do universo cultural de crianças e adolescentes das periferias das grandes cidades, ao letramento.
Desenvolver o prazer de brincar com as palavras, fazendo poesia; valorizar o rap como expressão cultural.
Crianças e adolescentes
Sala de aula, leitura ou atividades
1 encontro de cerca de 1h30
Início de conversa
Como tornar as culturas juvenis aliadas da aprendizagem escolar? De que modo os ritmos musicais que fazem a cabeça de crianças e jovens, como o rap, pode estimular o gosto pela leitura e pela escrita em crianças e adolescentes?
“Cabe à escola propiciar aos jovens a possibilidade de experimentarem diferentes formas de ser jovem e estudante, que estão profundamente atreladas às chamadas culturas juvenis”, reflete o professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Alexandre Barbosa Pereira.
O diálogo entre os conhecimentos escolares e as culturas de que as crianças e os jovens, principalmente periféricos, fazem parte é fundamental para criar um espaço de expressão e escuta desses estudantes.
Não se trata, entretanto, de imitar ou encenar as práticas culturais juvenis de forma empobrecida e controlada na escola, nem de criar cópias baratas e chatas de jogos eletrônicos ou grupos sociais na internet, mas de atentar para essas diferenças, não as desmerecendo e descartando de antemão, mas procurando estabelecer algum tipo de comunicação com elas, para enriquecê-las e permitir aos jovens ampliarem seus repertórios culturais.”
Alexandre Barbosa Pereira
A palavra rap vem da abreviação de ritmo e poesia em inglês.É a expressão musical e poética do hip-hop, movimento que surgiu na década de 1970 nos guetos nova-iorquinos. Como conta P.MC, o mestre Pê, rapper e arte-educador que desenvolve oficinas de rima com ritmo de rap, o hip-hop surgiu de uma necessidade social daquelas comunidades, como um caminho de diálogo entre as gangues locais que viviam em guerra.
Ouça um pouco dessa história na voz de Pê:
A escola tem que estar em sintonia com a comunidade. E onde estão os adeptos da cultura hip-hop? Na comunidade. Essa juventude que transita na cultura hip-hop está na escola pública. Então, é importante que esta abra as portas e entenda a cultura hip-hop.”
Inicie a oficina conversando com as crianças e os adolescentes sobre rimas e rap:
Conhecem algum rap? Podem cantar?
Como sabemos que o que ouvimos é um rap? Conhecem algum rapper? Quem?
Já ouviram falar de algum rap para crianças? Sim? Qual? Não?
Então, diga que nesta oficina eles vão conhecer um rap muito bonito, “É hora de brincar”. Conte que o autor dessa canção é o mestre Pê, em parceria com Vander Luís. Ele é feito de trava-línguas, especificamente para as crianças e adolescentes brincarem com as palavras.
Leia o primeiro verso da primeira estrofe do rap para eles e peça para repetirem algumas vezes. Como se trata de um trava-línguas, certamente terão alguma dificuldade em pronunciá-lo rapidamente e isso será muito divertido. Dê um tempo para se apropriarem da rima. Veja como fez o mestre Pê. Em seguida, acompanhe as observações da professora América Marinho.
A seguir, escreva na lousa ou em um cartaz, algumas palavras como amizade, capoeira e provoque-os a encontrar rimas para elas. Depois do exercício coletivo, cada um dos participantes falará uma palavra e os colegas tentarão descobrir outras que rimem com elas. Vá anotando na lousa ou no cartaz. Peça que acompanhem as rimas com palmas, no ritmo do rap para entrarem no espírito da oficina. Estimule que todos participem, propondo palavras para serem rimadas, como no vídeo a seguir.
Agora que já entraram na brincadeira, convide-os a construir suas próprias rimas, em duplas, trios ou grupos. Forme painéis com as folhas de papel pardo, coloque-os no chão, distribua as canetas hidrográficas e oriente-os para que, primeiro, componham as rimas oralmente com os pares e, em seguida, registrem-nas no painel. Veja como foi na oficina do mestre Pê:
Terminados os painéis, você poderá pendurá-los no varal e pedir para que circulem e leiam as rimas produzidas pelos colegas.
Em seguida, distribua as folhas com a letra impressa do rap “É hora de brincar”, coloque o CD no aparelho de som e convide-os a cantar junto com o rapper Mestre Pê.
Hora de avaliar
Terminada a atividade, proponha a formação da roda para fazerem a avaliação da oficina:
gostaram? De quê?
Perceberam a intenção das rimas, que é de brincar com as palavras?
O que acham que faltou na oficina?
O que poderia ser melhorado em uma próxima vez?
Assista ao vídeo com trechos da roda de conversa para avaliação que o mestre Pê fez na sua oficina:
Para ampliar
Rap e letramento
Para saber mais sobre o rap na sala de aula e sua relação com o letramento, veja os vídeos abaixo, com os depoimentos das professoras especialistas em língua portuguesa, autoras e formadoras: América Marinho e Maria Alice Armelin. A entrevista está organizada em blocos temáticos.
Vocês podem convidar algum rapper para vir conversar com a turma e contar experiências a respeito de sua produção. Um integrante do movimento hip-hop também poderá estar presente para contar mais sobre a história e a evolução desse movimento.
Para conhecer um pouco da história do hip-hop no Brasil, assista aos vídeos abaixo, com o educador social Wagner Luciano da Silva (Guiné).
Referência
SILVA E SOUZA, Ana Lúcia. Letramento da reexistência. Poesia, Grafite, Música, Dança: hip-hop. São Paulo: Parábola, 2011.
Para saber mais
Para saber mais sobre o rap na sala de aula e sua relação com o letramento, veja os vídeos abaixo, com os depoimentos das professoras especialistas em língua portuguesa, autoras e formadoras: América dos Anjos Costa Marinho e Maria Alice Mendes de Oliveira Armelin.
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duração
Descrição
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duração
Descrição
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duração
Descrição
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.