Nas últimas décadas, a escola e do ensino-aprendizagem se transformaram significativamente, gerando novos desafios para a formação dos professores da educação básica. Sucessivas, reformas curriculares, implementação de sistemas de avaliação da aprendizagem em níveis nacional e estadual, transformações nos diferentes campos de conhecimento e a ampliação do acesso à escola – que passou a receber um perfil de estudantes que anteriormente não tinha acesso ou não avançava em sua escolaridade – são exemplos de mudanças recentes que impactam diretamente a formação docente.
Nesse contexto, parte dos institutos, fundações e demais organizações da sociedade civil que trabalham com o tema educação identificam na formação continuada a possibilidade de contribuir para a garantia do direito de aprendizagem dos alunos, promovendo o desenvolvimento profissional dos seus professores.
Para compreender o conjunto e a diversidade de iniciativas das organizações não governamentais com formação continuada de professores, entre outubro de 2015 e dezembro de 2016, foi realizado o Mapeamento das Organizações da Sociedade Civil na Formação Continuada de Professores da Educação Básica. Iniciativa do CENPEC executada pela Gestão de Interesse Público – GIP, pelo Instituto Paulo Montenegro e pela Conhecimento Social, o estudo pretende identificar lacunas, desafios e oportunidades de atuação na área e encontrar formas de potencializar sua ação individual e coletivamente.