Artigo "Alfabetização, leitura e ensino de Português: desafios e perspectivas curriculares"
Neste artigo, Antônio Gomes Batista, doutor em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) discute as mudanças no currículo de alfabetização e ensino de Português nas últimas décadas. Sua base de análise são livros didáticos da área. Em seguida, examina o problema da consolidação da alfabetização, sobretudo tendo em vista a leitura e a compreensão de textos.
Até o início da década de 1990, predominavam cartilhas propondo um ensino pouco preocupado com os usos sociais e as diferentes dimensões da língua − como a oralidade, a leitura e a produção textual −, pois pressupunham que estes só poderiam ser explorados após a alfabetização. Nos livros para os anos posteriores, privilegiava-se o ensino sistemático da gramática, em detrimento do trabalho voltado à leitura de diferentes gêneros e à produção textual.
Já nos livros atuais da área, observam-se tendências opostas: em conformidade com as propostas curriculares vigentes, predominam atividades que exploram os diferentes usos sociais da língua, tanto na modalidade escrita quanto na oral. Os textos selecionados buscam representar a diversidade de gêneros, discursos e suportes presentes na sociedade.
Os livros de alfabetização apresentam atividades de leitura e produção textual mesmo antes de as crianças dominarem as capacidades de codificar e decodificar o sistema de escrita. No entanto, o autor percebe a dificuldade de determinar quais atividades são voltadas para o desenvolvimento dessas capacidades, pois raramente estão em conformidade com um método específico de alfabetização e muita vezes são apresentadas de modo sistemático. O mesmo se verifica nos anos seguintes, em que o estudo da gramática geralmente é proposto junto às atividades de leitura e produção de textos.
Batista defende que, para fins pedagógicos, é importante definir momentos ou etapas da aprendizagem da língua escrita: o primeiro momento, o da alfabetização inicial, ou seja, o que o nosso sistema de escrita representa e como funciona; o segundo momento, o da consolidação e do desenvolvimento da alfabetização, marcada pelo domínio das convenções ortográficas, pela progressão na fluência em leitura e escrita e na compreensão e produção de textos escritos com mais autonomia.
Para o autor, a análise das avaliações oficiais indica que parte dos problemas verificados hoje diz respeito não apenas à fase inicial de alfabetização, mas também ao momento da consolidação. Na sequência, o especialista apresenta perspectivas curriculares para essa fase do aprendizado da língua, com foco no ensino da leitura e da compreensão de textos.
Considerando que os currículos são uma resposta às mudanças da sociedade e de nossa visão de mundo, o autor defende a necessidade de analisar periodicamente as modificações implementadas nas metas e metodologias, observando seus acertos, limitações e fragilidades, para estabelecer ajustes contínuos. Segundo Batista, essa discussão é indispensável no atual contexto, em que surgem novos desafios à educação e especialmente ao ensino-aprendizagem da língua, como a entrada de crianças de 6 anos no ensino fundamental, a universalização do acesso à escola, o avanço das novas tecnologias e a perda de prestígio da cultura literária.
Referência: BATISTA, Antônio A. Gomes. “Alfabetização, leitura e ensino de Português: desafios e perspectivas curriculares”. Revista Contemporânea de Educação. Rio de Janeiro: UFRJ, 2011.
Doutor em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), professor associado e pesquisador no Ceale – Centro de alfabetização, leitura e escrita – na mesma instituição. Professor convidado do curso de Especialización y Maestría de la Universidad Nacional de La Plata (Argentina). Pesquisa alfabetização, formação de leitores e cultura escrita, assim como a produção dos saberes escolares na disciplina Português.
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duração
Descrição
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duração
Descrição
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duração
Descrição
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.