Entrevista com a professora Telma Vilas Boas, publicada originalmente em 2015 na Plataforma do Letramento (CENPEC Educação)
A professora Telma Vilas Boas transporta seus alunos para o mundo imaginário das histórias. Ao ler trechos de Vidas secas, de Graciliano Ramos, era preciso fazê-los sentir e assim compreender a dura realidade dos retirantes do sertão. Foi então que a professora teve a ideia de realizar a roda de leitura no chão batido da velha horta da escola, debaixo do sol.
Com 12 anos de experiência em educação, Telma hoje leciona língua portuguesa para estudantes do ensino médio na Escola Estadual Júlio Fortes, em Lavrinhas, no interior de São Paulo. Para estimular ainda mais o gosto pela leitura nos alunos, ela participa das oficinas on-line do projeto Entre na Roda. Conheça um pouco do trabalho inspirador da professora no bate-papo a seguir.
Cenpec: Como surgiu a sua paixão pelos livros? Você era incentivada por seus pais ou professores?
Telma: Eu diria que a minha paixão primeira foi pelas palavras, todas elas: cantadas, contadas, declamadas, comercializadas. Minha avó materna contava história dos santos. Era rotina, ao entardecer dos domingos, me reunir com meus primos embaixo da enorme mangueira daquele quintal de terra para ouvi-la contar a vida da Santa Rita, da passagem do Mar Vermelho, da Arca de Noé. Acho que foi lá, naquele chão, quando eu tinha uns sete anos, que tudo começou.
Depois, vi as palavras vendidas, compradas lá na mercearia do meu pai. Ficava no meu banquinho tomando meu guaraná caçulinha, só observando cada conversa de gente diferente que passava por lá. Mas as palavras em páginas, com capa e tudo, só me foram apresentadas na escola do primário, o atual ciclo I do Ensino Fundamental. Contudo, só virei as páginas mesmo quando a dona Neusa Garcia levou a Série Vaga-lume para a classe. Eu estava na 5ª série, e o Marcos Rey me tocou com o livro Garra de campeão. De lá, segui pelo caminho de tijolos amarelos e conheci o mágico, aliás, a fada dona Ercília, responsável por essa paixão pelas palavras: a poesia, o romance, a crônica, a metáfora, e me apaixonei de verdade!
Cenpec: Você promove mediação de leitura por temas. Por que você fez essa escolha? Pode citar alguns temas abordados?
Telma: Promovo mediação por temas, em rodas de leitura, leitura em voz alta e até em transcrição de textos literários e letras de músicas associadas à literatura na escada da escola, um projeto que chamei de “Escada Literária”. Isso porque envolve, encanta mais os alunos, uma vez que, ao se apropriar de um tema, é possível criar instalações específicas, fazer ligações de leituras, verbais e não verbais, homenagear autores, conhecer vários gêneros que tratam do mesmo assunto ou perceber como cada gênero trata a mesma temática. Isso é bacana!
Para exemplificar, trabalhei com o tema “Seca” priorizando a obra Vidas secas, do Graciliano Ramos, em uma roda debaixo de sol, sobre a terra ressequida da velha horta da escola. Cheguei com um baú na cabeça, um papagaio na mão e abrindo o baú, apresentando uma peça que representa cada personagem da dura história daquela família retirante.
A minha inquietação era “como vou fazer meus alunos sentirem pelo menos um pouquinho a história?”. E assim a inspiração bateu. Já falei do tema “Almas femininas” homenageando as escritoras do universo feminino, como “Um dia com Cora Coralina”. Também abordei leituras de tradição oral, folclóricas, cordéis, causos, com violão e sanfona, na área externa da escola, e por aí vai.
Cenpec: Quais os resultados de sua iniciativa e como é a participação dos alunos?
Telma: O resultado é o aumento de empréstimos de livros, voluntariamente. Eles discutem sobre as impressões da leitura, escrevem depoimentos em painéis, penduram cartazes com suas opiniões em varais, contam o que chamou a atenção e até me indicam livros! Há os que só espiam meio de longe, por curiosidade. Eles dizem que querem só dar uma olhadinha. O que eu digo sempre é que uma hora acontece o encontro com os livros. Pode não ser hoje, mas de estímulo em estímulo, um leitor se forma!
Cenpec: Qual o papel das(os) professoras(es) e da escola para despertar a vontade de ler nos alunos?
Telma: Despertar a vontade de ler nos alunos começa necessariamente pela vontade de ler do professor. A escola tem o papel de disponibilizar o acervo literário, conseguir outros suportes de leitura periódica, dar abertura aos professores para criação de trabalhos com leitura por fruição – e os professores, por sua vez, têm a tarefa de cuidar para que mundos se abram cada vez que viramos uma página de um livro.
Cenpec: O que você está aprendendo com as oficinas do projeto Entre na Roda?
Telma: Estou adorando as oficinas do Entre na Roda e me emocionando muito. Tenho aprendido que mediar leitura é muito mais que trabalhar obras literárias. É diversificar práticas letradas, construir pontes entre autores e leitores e assim viabilizar passagens para um mundo novo, um admirável mundo novo da leitura. Vale a pena acreditar que qualquer aluno pode ler, não é dom nem talento. É questão de insistir na ideia de que é possível enquanto existirem sensibilidade, livro e mediador!
Iniciativa do CENPEC Educação em parceria com a Fundação Volkswagen desenvolvida até 2016. Tratava-se de um projeto de formação de educadores de escola pública, bibliotecários e demais interessados para ampliar seu desempenho como leitores, contribuindo para fortalecer a atuação com seus públicos. O projeto desenvolvia ações presenciais e a distância.
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duration
Description
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duration
Description
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duration
Description
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.