Investidores
Fundação Clemente Mariano
Parceria
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Secretaria Municipal de Educação de Catu (BA)
Objetivo
Capacitar gestoras(es) escolares de Ensino Fundamental nos municípios para o enfrentamento do fracasso escolar e a elaboração e gestão de práticas coletivas.
Abrangência
Estado da Bahia – Municípios de Catu, Pintadas, Salvador, Santo Antônio de Jesus, São Sebastião do Passé.
Público
Docentes, diretoras(es) de escolas, coordenadoras(es) pedagógicas(os), secretárias(os) e gestoras(es) municipais e estaduais, técnicas(os) do poder público.
Produtos
Descrição dos produtos
Sobre o projeto
O Gerir foi um programa de capacitação para as lideranças das escolas públicas: diretores, coordenadores pedagógicos e demais técnicos das redes municipais e estaduais. Constituído por cursos e oficinas, visava a apoiar esses profissionais do ensino na elaboração e gestão de práticas coletivas que atendessem às demandas da sociedade e da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).
A partir da avaliação diagnóstica da situação educacional e do levantamento do perfil dos profissionais da área, foram realizados encontros formativos, com o intuito de criar espaços coletivos de trabalho no sistema de ensino e desenhar projetos pedagógicos adequados a cada realidade.
O acompanhamento e a avaliação dos trabalhos foram incorporados à prática desses profissionais, por meio de diversos instrumentos de registro – textos, fotografias e vídeos.
Os reflexos desse projeto puderam ser observados nas mudanças de atitude dos diretores, que, para além dos procedimentos burocráticos e administrativos, assumiram a responsabilidade pelas questões pedagógicas da escola. Projetos de escola, cujo alvo é o de reverter os índices de fracasso escolar, passaram a ser construídos com a participação efetiva dos professores. Muitos diretores assumiram a coordenação do horário coletivo com professores, planejando-o com momentos de trocas de experiências e de aprofundamento teórico e várias equipes escolares iniciaram um movimento de aproximação e integração com a comunidade.