APC: priorização curricular para alfabetização
Educadoras(es) da Paraíba montaram plano de ensino de Língua Portuguesa, definindo as habilidades essenciais da BNCC
Respostas para o Amanhã: sustentabilidade é destaque entre semifinalistas
Conheça os 20 semifinalistas, saiba como foi a seleção e entenda os próximos passos
APC: Mogeiro e a experiência de formação continuada
Conheça a experiência de Mogeiro (PB), que tem utilizado a tecnologia educacional do APC para melhorar a aprendizagem de seus(suas) estudantes em ensino remoto.
Infográfico de Prototipagem: conteúdo gratuito para conhecer esse universo
Conheça a novidade disponível no site do Prêmio Respostas para o Amanhã e voltada a estudantes do ensino médio
Pelo direito de viver as infâncias
Especialistas defendem importância de olhar para as diversidades e os retrocessos para o desenvolvimento das crianças
Ensino antirracista na educação básica: e-book gratuito
Fruto de um projeto de extensão da UFV), a obra traz reflexões sobre a formação docente inicial e continuada e apresenta práticas escolares da educação básica
Desafios para a volta segura às aulas: avaliação diagnóstica
Entender o propósito da avaliação, priorizar habilidades e elaborar o instrumento diagnóstico são alguns dos pontos a serem observados
Literatura na escola: conheça o especial multimídia
Como aliar o prazer da literatura à aprendizagem de conteúdos em diversos campos do saber? Conheça as propostas de atividades ligadas ao Mapa da literatura brasileira
Desafios para a volta segura às aulas
Como acolher os(as) estudantes? Quais os protocolos sanitários necessários? Como realizar a avaliação diagnóstica? Confira questões fundamentais para garantir o direito à educação em contexto de pandemia
Apoio Pedagógico Complementar: diagnóstico para o retorno às aulas
Municípios atendidos pelo programa recebem formação para aplicar provas diagnósticas a estudantes dos anos inicias do ensino fundamental
Vamos cartografar nossa escola?
Que tal explorar conceitos de representação espacial por meio da cartografia e maquete da escola?
Entendendo as divergências entre a Política Nacional de Alfabetização e a BNCC
Estudo técnico do Cenpec evidencia incompatibilidades entre as duas políticas
Não abandone seu futuro
Cenpec participa de campanha #TMJ Sempre contra a evasão escolar e pelo planejamento de retorno seguro às aulas presenciais
Tóquio 2020: como trabalhar os Jogos Olímpicos na escola?
O evento mundial é prato cheio para abordar diversos campos do conhecimento. Confira dicas e materiais
Seminário: “Educação integral é uma nova abordagem curricular”
Reportagem sobre Seminário Internacional Educação + Participação = Educação Integral, de 2014
Currículo e educação integral
Integração de saberes, território, tempos e espaços, e gestão democrática são temas discutidos nesta temática
Videodicas: que tal organizar uma batalha de slam com a turma?
Vídeos da Olimpíada de Língua Portuguesa traz dicas de como trabalhar os cinco gêneros textuais do concurso
Parecer técnico Política Nacional de Alfabetização – PNA
Especialistas do Cenpec, a pedido do Movimento pela Base (MPB), realizaram uma análise minuciosa da Política Nacional de Alfabetização (PNA). O objetivo do estudo é entender se essa política… Leia mais >