Prêmio RBS de Educação incentiva leitura e práticas de mediação
Prêmio RBS de Educação entra na fase final, e vencedores podem ser escolhidos por votação popular até o dia 30 de outubro
Um mapa-múndi dos resultados educacionais
Plataforma digital permite comparar performance de países no PISA, com uso de diferentes filtros
Carlota Boto: entre o político e o pedagógico
Carlota Boto, professora de filosofia da educação da USP, discute a PNA em uma perspectiva histórica
Dentro da palavra “professora”
Em celebração ao Dia das(os) Professoras(es), destacamos esta homenagem do saudoso poeta Jorge Miguel Marinho
Antonio Batista: múltiplos saberes em torno da alfabetização
Especialista aborda aspectos da PNA e defende a importância de se investir na formação docente para o sucesso na alfabetização
Leitura acessível e inclusiva
Conheça o Guia de mediação de leitura acessível e inclusiva, produção da ONG Mais Diferenças em parceria com a Plataforma do Letramento (CENPEC) e a FVW
Olimpíada de Língua Portuguesa é destaque no Educação 360
Evento abordou a contribuição do Programa Escrevendo o Futuro e da Olimpíada de Língua Portuguesa para a formação de professores. Etapa estadual se inicia no dia 26/09
Entrevista: Fala e escrita em diálogo na alfabetização
Oralidade e letramento se articulam na aprendizagem da língua, explica a professora Liane Araújo (UFBA)
Multilinguismo: das línguas de fronteira às de sinais
Cerca de 250 línguas são faladas no Brasil. Como trabalhar o ensino da(s) língua(s) nesse cenário plural? Navegue pelo especial
Inscrições para o Prêmio RBS se encerram hoje
Educadores do Rio Grande do Sul com projetos de incentivo à leitura têm a última oportunidade para participar. As inscrições são gratuitas
O desafio do analfabetismo no Brasil
Especialistas do CENPEC Educação comentam as taxas de analfabetismo no País e apontam perspectivas e desafios
Jogando e percorrendo histórias
Que tal criar jogos de percurso com base nas histórias que a turma gosta? A proposta colabora com a produção coletiva de textos
Educadoras comentam Cartilha da Política Nacional de Alfabetização
O Portal ouviu Maria Alice Junqueira, psicóloga e coordenadora do Letra Viva Alfabetiza, programa do CENPEC Educação, e a especialista em alfabetização e letramento, professora Magda Soares. Elas analisam o que é proposto na Cartilha do PNA em relação ao trabalho realizado na área por educadores no país.
Na Ponta do Lápis
Nova edição da revista traz entrevista sobre documentário, com Amaranta César, e textos exclusivo de Conceição Evaristo, entre outros destaques
O que os jovens estão lendo?
Júlio Ludemir e Rogério Pereira refletem sobre perfil e formação de jovens leitores no Brasil e o papel da escola diante da realidade digital
Prêmio RBS para professores tem inscrições abertas
Iniciativa tem o objetivo de reconhecer boas práticas educativas de mediação e incentivo à leitura
Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic) promove equidade
Boletim n. 2 do Educação&Equidade traz os resultados da pesquisa com alunos do Ensino Fundamental
Letramento inovador e premiado
Professores de diversas regiões do país relatam experiências de letramento vencedoras do Prêmio Professores do Brasil 2013 (MEC)