PVE: Dois dias de mobilização em prol da educação pública
Oficina de Mobilização da Parceria pela Valorização da Educação reúne cerca de 250 pessoas de mais de 100 municípios de todo o Brasil. Evento destacou mobilização social em favor da educação pública e desenvolvimento de competências para gestores
Intersetorialidade na educação básica
O programa Terceiro Setor, da Tv Alesp recebe o CENPEC Educação para falar da importância da intersetorialidade e outros temas
Em pauta, a credibilidade das Organizações da Sociedade Civil
Pesquisas apontam a relação da população brasileira com as OSCs
Desigualdades educacionais entre grupos sociais
Artigo de Maria Alice Setubal, José Francisco Soares e Maurício Érnica discute a necessidade de promover qualidade de aprendizagem para todos
O trabalho socioeducativo com crianças e adolescentes
O terceiro volume da coleção Parâmetros das Ações Socioeducativas traz orientações didáticas, referências metodológicas e um repertório de atividades socioeducativas organizado por idade e tema
Conceitos e políticas sobre ações socioeducativas
Volume da coleção Parâmetros das Ações Socioeducativas (2007) discute conceitos e políticas sobre o tema
Igualdade como direito, diferença como riqueza
Volume 1 da coleção Parâmetros das Ações Socieducativas traz reflexões sobre práticas socioeducativas com crianças e adolescentes
Dois dias para refletir sobre educação e equidade
Gestores públicos, pesquisadores do Brasil e do exterior e a sociedade civil discutiram nos dias 25 e 26 de junho as desigualdades na educação, a justiça social e o sistema democrático brasileiro durante o Seminário Democracia, Educação e Equidade: uma agenda para todos.
Universidade e escola
Como a educação superior pode contribuir para a melhoria da educação básica? Que contribuições a escola pode trazer para as pesquisas sobre educação?
Parceiros da escola
A participação da comunidade e a articulação com outros equipamentos sociais possibilitam que a escola amplie sua atuação na realidade dos estudantes
Projeto de escola em Raízes e Asas
O projeto político-pedagógico escolar deve respeitar as peculiaridades, expectativas e necessidades dos sujeitos envolvidos em seu cotidiano
Raízes e Asas: Gestão da escola
Neste episódio, a proposta é uma gestão escolar que se abra à participação de todos os sujeitos envolvidos no processo educativo
Um prêmio para o nosso mundo em transformação
Ainda dá tempo de participar da 6ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã. As inscrições foram prorrogadas até 24 de junho.
Projeto institucional na escola: como fazer
Você sabe a diferença entre projeto político-pedagógico e projeto institucional? Com participação de Beatriz Cortese, do CENPEC Educação, especial da revista Gestão Escolar responde a essa e outras dúvidas
Premiação inspira aprendizado e norteia carreiras
Por Suzana Camargo Existe uma professora Ívina e uma escola Almirante Barroso, antes e depois do Prêmio Respostas para o Amanhã. Esse prêmio foi um divisor de água na… Leia mais >
Parceria produtiva com a SME de Rio Preto para formação de gestores
CENPEC Educação desenvolve assessoria em São José do Rio Preto (SP). Objetivo é dar subsídios para a (re)elaboração dos projetos político-pedagógicos escolares
Reprimindo na chuva, a dança de um ministro
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, polemiza em vídeo que faz referência ao filme Cantando na Chuva e em nota pública considerada autoritária por estudantes, professores e parlamentares
A violência simbólica de atacar uma faixa
Em manifestação ocorrida no domingo, 26, faixa em defesa da educação foi arrancada na UFPR e causou polêmica nas redes sociais