Inclusão de pessoas com deficiência pela abordagem STEM
Escola Estadual Tristão de Barros cria laboratório maker e impacta políticas de descarte do lixo eletrônico após participação no Prêmio Respostas para o Amanhã
Por João Marinho
O município de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, tinha dois problemas que afligiam a comunidade.
O primeiro era o descarte inadequado do lixo eletrônico, problema este compartilhado por todo o País, que não tem um modelo de política pública em vigor para a questão. O segundo, o pó de madeira produzido pelas serrarias da região.
A situação levou o professor Ivanês Oliveira Alexandrino e os alunos da Escola Estadual Tristão de Barros a proporem soluções para ambos – e, como resultado, a escola foi vencedora em duas edições subsequentes no Prêmio Respostas para o Amanhã, em 2014 e 2015, respectivamente.
O projeto “Equilíbrio – para uma inclusão sustentável e um meio ambiente melhor”, grande vencedor da 1ª edição (2014), destacou-se ainda por outro motivo: é que o lixo eletrônico se tornou matéria-prima para a produção de equipamentos e tecnologias para pessoas em cadeiras de rodas e com deficiência visual que estudavam na mesma escola. Assista ao vídeo.
Confira, na entrevista com o Prof. Ivanês Alexandrino, os impactos que o Prêmio Respostas para o Amanhã trouxe para a escola e para o município de Currais Novos.
CENPEC Educação: A Tristão de Barros participou logo da primeira edição do Prêmio Respostas para o Amanhã. Na época, de que forma você e os alunos souberam da existência do Prêmio?
Ivanês Alexandrino: A Tristão de Barros participava da Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC), na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – mas, justamente em 2014, não ocorreu a parceria que, até então, havia entre o governo do estado e a universidade. Ficamos sem financiamento para apresentar nosso projeto com lixo eletrônico na feira. Então, minha turma e eu fomos ao laboratório de informática para procurar na internet sites de feira e eventos onde pudéssemos demonstrar nosso projeto. Foi assim que “descobrimos” o Respostas para o Amanhã.
CENPEC Educação: E o que chamou a atenção para que vocês se inscrevessem?
Ivanês Alexandrino: Quando líamos o edital, a cada item, a cada parágrafo, nós nos identificávamos com o Prêmio, porque ele trazia algo que estava dentro do que trazíamos e que está no próprio nome: respostas para o amanhã. Nosso projeto procurava dar uma solução para as pessoas com deficiência física e visual. Eram respostas que dávamos à comunidade escolar e à sociedade.
CENPEC Educação: Ter sido premiado mudou algo na escola?
Ivanês Alexandrino: Nossa escola foi premiada duas vezes, e temos muito orgulho disso. As transformações no colégio foram imensas, assim também como na comunidade e na metodologia que nós utilizamos aqui. Mudou o modo de pensar, a cabeça dos nossos alunos. Houve, de fato, um protagonismo, a partir do momento em que esse aluno se sentiu capaz de criar, de fazer, de acreditar no que faz.
CENPEC Educação: Conte um pouco para nós sobre o projeto. Como ele dava respostas para a questão do lixo eletrônico e para os desafios enfrentados por pessoas com deficiência?
Ivanês Alexandrino: Trabalhamos com dois problemas em nossa comunidade: o primeiro era o lixo eletrônico, que começou a ser recolhido, em quantidade bem acentuada, por nossos alunos.
O segundo foram as deficiências que alguns de nossos estudantes tinham. Havia uma turma com três pessoas com deficiência visual ou física, e, a partir do recolhimento daquele lixo eletrônico, resolvemos fazer protótipos que atendessem às necessidades desses estudantes.
Nossos primeiros protótipos foram uma bengala eletrônica e uma cadeira de rodas motorizada, que testamos e aprovamos por meio da abordagem STEM (science, technology, engineering, and mathematics): criávamos os protótipos, testávamos, fazíamos adequações, aperfeiçoávamos.
No fim, esse projeto acabou servindo não apenas aos nossos alunos, mas também para a comunidade: ajudamos várias associações, doamos cadeiras, doamos bengalas… e o que é mais interessante: estimulamos uma lei no nosso município. Hoje, nossa escola é um ecoponto oficial para descarte e recolhimento de material eletrônico, e, com isso, criamos nosso laboratório maker.
CENPEC Educação: Então, hoje, vocês têm um laboratório somente para a produção de protótipos?
Ivanês Alexandrino: Sim, e ele aproveita todo o material eletrônico recolhido, com ferramentas fabricadas por nossos alunos a partir da sucata.
Esse material, nós transformamos em peças no nosso laboratório, que atende às necessidades das disciplinas de física, química, matemática e biologia e permite que o aluno materialize a pesquisa que está fazendo. Há alicate, chave de fenda, multímetro, martelo… É uma verdadeira fábrica de materialização dos projetos escritos.
Já no segundo ano do laboratório maker, conhecemos a plataforma Arduino, que emite comandos a distância, e, com esses materiais, ampliamos a criação, com robótica.
Hoje, nosso laboratório é um galpão de criação, onde podemos produzir um motor de dois tempos, criar placas de energia solar e o que estiver na cabeça do aluno. Tudo a partir de computadores quebrados, impressoras quebradas, com a ajuda fundamental do Arduino.
CENPEC Educação: Que planos vocês têm para o laboratório maker, para um futuro próximo?
Ivanês Alexandrino: Estamos nos aperfeiçoando a cada dia e já contamos com uma cortadora laser. Nossa meta agora é uma impressora 3D, que pretendemos adquirir até o final do ano. Inclusive, temos um segundo laboratório, de informática: o Samsung Smart School, com equipamento de ponta, doado pela empresa.
CENPEC Educação: Qual mensagem você deixa para os professores e estudantes interessados em se inscrever na 6ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã?
Ivanês Alexandrino: Nosso projeto deu uma guinada e transformou a vida deste colégio, que hoje é conhecido nacional e internacionalmente, graças à divulgação e reconhecimento que tivemos por meio do Prêmio Respostas para o Amanhã.
Hoje, nós nos sentimos capazes, pois, antes, não sabíamos do nosso potencial enquanto professores, enquanto alunos, enquanto comunidade – que começou a olhar com outros olhos o que fazíamos aqui, nesta escola.
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duração
Descrição
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duração
Descrição
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duração
Descrição
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.