Investigação sobre os serviços de educação, saúde, esporte e cultura oferecidos pela administração municipal para a população da cidade, especialmente crianças, adolescentes e jovens.
Site da prefeitura do município.
Guia da cidade ou jornais locais.
Catálogos, revistas ou agendas com fotos de logradouros públicos da cidade.
Folhas de papel jornal.
Conhecer os investimentos feitos pelo poder público, em sua cidade, para o bem-estar da população que nela vive.
Saber onde e como encontrar informações sobre os serviços públicos de interesse; engajar-se em movimentos para a conquista de outros serviços importantes.
Crianças e adolescentes
Sala de aula, de atividades ou outro espaço com acesso a internet
1 encontro de aproximadamente 90 min.
Início de conversa
A cidade guarda potenciais educativos como espaços de cultura, de serviços, órgãos públicos, instituições, iniciativas dos moradores, ONGs, associações, cooperativas, ruas, praças e gente de todas as idades, crenças, ideologias, hábitos, identidades. Integrar esses diversos potenciais em uma rede é uma forma importante de garantir condições para o desenvolvimento integral dos sujeitos do território, especialmente crianças e jovens.
Democratizar o acesso dos cidadãos aos recursos que a cidade lhes oferece exige, em primeiro lugar, conhecê-los. Com base em um mapeamento desses espaços e sujeitos, pode-se pensar em estratégias de uso da cidade como aprendizado e promoção da cidadania, especialmente para crianças e adolescentes, integrando serviços da educação, saúde, cultura e esporte.
Há um enorme potencial de realização em elementos que já estão presentes na própria comunidade, com suas vocações e suas possibilidades de interação. A cidade pode e deve ser compreendida como fonte de saber e espaço de intervenção cidadã, de exercício democrático e de equidade.
Cabe a nós, educadores, corresponsáveis pela educação dos jovens cidadãos, descortinar esse horizonte e ajudar a construir a cidade que atende, acolhe e educa, melhorando a relação entre os cidadãos e a cidade e, consequentemente, a qualidade de vida no bairro, na cidade e no mundo.
Como desenvolver?
Para esta oficina, peça que tragam revistas, agendas, catálogos ou jornais com fotos e notícias sobre a cidade.
Na conversa inicial, pergunte há quanto tempo moram na cidade e se acham que a conhecem bem. Desafie-os a levantar o que existe de serviço público na cidade em relação à educação, saúde, esporte e cultura, fazendo um levantamento por vez.
Organize um cartaz para cada setor e vá registrando, conforme eles forem falando. Por exemplo:
educação: que escolas conhecem do ensino fundamental, médio, faculdades, universidades?
saúde: quantos e quais postos e hospitais conhecem?
esporte: quais são as praças, parques, piscinas e centros desportivos disponíveis para a população?
cultura: há cinema, teatro, grupos musicais, museus, centros culturais, apresentações artísticas?
Depois de feita a relação, forme duplas e oriente-os a entrar no site da prefeitura; cada dupla localizará uma das secretarias; poderá haver várias duplas com a mesma secretaria. Eles tentarão identificar as ofertas de serviços, a programação existente e registrarão em uma folha de sulfite para apresentar ao coletivo, posteriormente.
E se? Se não houver disponibilidade de uso de computadores na organização, entre em contato com uma lan house ou outra instituição local, com a qual você pode fazer uma parceria, para uso do espaço e material, por aproximadamente uma hora e meia.
Em seguida, organize grupos com as duplas que visitaram os mesmos sites para que chequem as suas coletas e as complementem com nova pesquisa no guia da cidade ou nos jornais diários. Talvez eles precisem de sua ajuda para manusear esses recursos como localizar a página da programação cultural e esportiva, procurar por ordem alfabética etc.
Nesse momento, disponibilize para eles o material impresso que trouxeram sobre a cidade, com fotos trazidas dos locais de lazer, cultura, saúde e educação.
Dê um bom tempo para que consultem suas anotações e identifiquem as convergências, as complementações e mesmo as contradições entre as informações colhidas nas diferentes fontes. Eles também deverão escolher, dentre todas elas, as que socializarão com o grupo, em função dos interesses da idade.
Com as informações selecionadas e as fotos correspondentes, montarão um painel sobre o setor pesquisado para apresentar ao coletivo. Abra, então, a roda e peça para cada grupo apresentar o que encontrou. Registre as dúvidas que levantaram em relação a cada setor para, posteriormente, buscar esclarecimentos.
Avalie com eles onde há mais interesse em se aprofundarem e organizem uma lista, em ordem decrescente, para futuras visitas aos locais que mais despertaram curiosidade.
E se? Se restarem com muitas dúvidas ou não conseguirem levantar as informações necessárias para entender como funcionam os serviços e como usufruir deles, marque visitas nas próprias secretarias, se o município for pequeno, ou nos órgãos regionais de representação do poder público.
Terminado esse momento, se o grupo for formado de crianças, convide-os a ouvir e cantar a música “A cidade ideal”, de Chico Buarque de Holanda. Se o grupo for de adolescentes, a música “A cidade”, de Chico Science, com o grupo musical Nação Zumbi.
Peça para, em pequenos grupos, desenharem, criarem quadrinhas poéticas, uma música ou encenarem como seria a cidade ideal para eles, crianças e adolescentes. Termine a oficina com a apresentação das produções.
Hora de avaliar
Sentados na roda, peça para se manifestarem a respeito do que descobriram nessa oficina: afinal, o que é que a sua cidade tem?
Tem escolas, universidades?
Tem hospitais, tratamento dentário?
Tem locais diversificados de cultura e esporte?
O que falta na cidade para atender aos cidadãos e, principalmente, o que falta para eles, crianças, adolescentes e jovens?
De que sentem falta?
Peça para darem uma nota de 0 a 10 à cidade.
Para ampliar
As crianças e os adolescentes poderão organizar entrevistas sobre alguns locais descobertos na pesquisa inicial e que despertaram interesse, com professores da escola que frequentam, para aprofundarem o assunto e conhecerem melhor o que a cidade oferece para seus habitantes.
Que tal fazer essa parceria com a escola? Os estudantes ainda podem levar as produções realizadas na oficina para compor um grande painel na praça próxima, enviar à Câmara Municipal ou levar para divulgar num programa da rádio local.
Poderão também fazer um guia com os serviços e equipamentos pesquisados e, quem sabe, reproduzi-lo para que cada família receba um exemplar.
A circulação pela cidade é uma importante forma de se apropriar dos seus espaços. Como ampliação do repertório cultural do grupo, programem uma agenda de visitação por todos os locais considerados interessantes.
Referência
ALDEROQUI, S. (org). Ciudad e ciudadanos: aportes para la enseñanza del mundo urbano. Buenos Aires: Paidós, 2003.
ALVES, R. Aprendiz de mim: um bairro que virou escola. Campinas: Papirus, 2004.
CABEZUDO, A.; PADILHA, P.; GADOTI, M. Cidade educadora: princípios e experiências. São Paulo: Cortez, 2004.
GOULART, B. Centro SP: uma sala de aula. São Paulo: Peirópolis/Casa Redonda Produções Culturais. 2008.
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duration
Description
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duration
Description
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duration
Description
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.