- Tamara Castro
Elaboração de diferentes histórias de vida, a partir de quadros sugestivos que expressam situações do universo de adolescentes e jovens, particularmente dos mais vulneráveis.
• Barbante para varal.
• Pregadores.
• Baú de adereços.
• Conjunto de figuras do material “Quadros”. (Baixe o material aqui.)
• Apostila (1 por grupo) com as imagens impressas em tamanhos menores, com a respectiva numeração, disponível nas páginas de 112 a 116 do livro Vozes e olhares – uma geração nas cidades em conflito. (Baixe o livro aqui.)
Exercitar escolhas e estimar as possíveis decorrências delas; compreender o que leva as pessoas a diferentes escolhas; valorizar e respeitar a vida de todos.
Desenvolver a reflexão sobre as escolhas, avaliando antecipadamente as consequências para si e para os outros.
Adolescentes e jovens
Sala de aula, sala de leitura ou biblioteca
1 a 3 encontros de 1h30
Antes de começar a oficina, é importante você conhecer um pouco de QUADROS. É um material que foi elaborado, inicialmente, pelo Instituto Fonte, no contexto da avaliação do Programa Pró-menino: Jovens em Conflito com a Lei, da Fundação Telefônica, após sete anos de vigência. Quatro municípios foram envolvidos nessa pesquisa.
O material é composto por 27 quadros que apresentam situações do universo desses adolescentes, que podem ser tratadas com diferentes significados por eles.
O objetivo do material, na avaliação do programa, era facilitar o diálogo entre educadores e adolescentes que cumpriram medida socioeducativa em meio aberto (liberdade assistida ou prestação de serviços à comunidade), para trazer à tona situações marcantes da trajetória de suas vidas que poderiam oferecer subsídios importantes para a pesquisa.
No entanto, o material, ao ser usado em várias outras situações socioeducativas, revelou-se totalmente adequado para o trabalho educacional com jovens em situação de risco ou vulnerabilidade social, quer seja nas escolas quer seja nas organizações socioeducativas da sociedade civil. A possibilidade de extrapolar o público para o qual foi criado conferiu a ele o Prêmio Fundação Banco do Brasil, de Tecnologia Social, em 2009.
Assista ao vídeo abaixo, em que a equipe coordenadora
do projeto apresenta o método e a proposta pedagógica de Quadros no Instituto Fontes, por ocasião da conquista do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, 2009.
Você pode também consultar o livro Vozes e olhares que apresenta o método Quadros, a proposta pedagógica e os dados da pesquisa avaliativa realizada pelo Instituto Fontes – Vozes e Olhares. Instituto Fontes.
1º encontro: O que escolho?
Para receber os adolescentes e jovens, prepare a sala de atividades com alguns varais de barbante nos quais estarão penduradas as figuras de Quadros.
Ao entrarem na sala, oriente que circulem e observem as figuras. Após o tempo de circulação, forme a roda inicial do dia e comente que o tema da oficina são as escolhas que fazemos em nossas vidas.
Sempre fazemos escolhas diante do que a vida nos oferece e do que queremos dela, desde as pequenas coisas do dia a dia, como comer banana de manhã, fazer um determinado caminho para a escola, usar um amuleto, até aquelas escolhas mais marcantes, que definem a nossa profissão, o nosso jeito de ser na família e na sociedade, que definem a nossa vida, enfim. É verdade que nem sempre temos no cardápio o que gostaríamos de ter para escolher e isso por vários motivos: econômicos, sociais, culturais. Há muitas coisas que precisam ser transformadas em nossa sociedade para que todos tenham as mesmas oportunidades de escolha. Ainda estamos longe de ser uma sociedade mais igualitária quanto às oportunidades oferecidas às pessoas. Uma de nossas escolhas pode ser, inclusive, querer exatamente transformar essa realidade.
No entanto, dentro do escopo de nossas experiências de vida, fazemos escolhas. Até não sair do lugar é fruto de uma escolha, consciente ou não. E, toda escolha, qualquer que seja ela, traz consequências. Pode trazer ganhos ou perdas, mudanças ou permanências, ser construtiva ou destrutiva. Quanto mais consciência a pessoa tiver do que pode advir das escolhas que fará (alegria, dinheiro, prazer, responsabilidade, risco, etc.) mais estará preparada para tomar uma decisão.
Às vezes, tomar uma decisão não é fácil, sendo necessária a ajuda de pessoas que entendam do assunto em questão, para tomarmos as decisões mais apropriadas ao que desejamos.
A proposta tem como objetivo levar os estudantes a exercitarem a escolha consciente, com base em situações que acontecem na vida dos adolescentes e jovens, algumas delas mais frequentemente do que imaginamos. As figuras de Quadros dão a oportunidade de desencadear diálogos entre adolescentes e educadores, que podem acolher histórias e sentimentos difíceis de eles expressarem em situações comuns de conversa. É muito importante trabalhar essas histórias e sentimentos na formação de adolescentes e jovens, por meio do diálogo e da reflexão, sem moralismos ou constrangimentos.
Para favorecer a possibilidade de conteúdos não convencionais ou escolares virem à tona, porém sem caracterizar pessoalmente as questões que surgirem, os estudantes criarão histórias fictícias, as quais serão base para o diálogo entre a turma e o educador.
Organize grupos de quatro ou cinco participantes. A tarefa será construir duas histórias com o mesmo tema e os mesmos personagens centrais, mas com diferentes desenvolvimentos e desfechos. A cada composição das figuras, os adolescentes e jovens lidarão com novas situações de vida e escolhas.
Veja a dinâmica da criação da história:
Num primeiro momento, todos os estudantes circularão pelos varais e cada participante escolherá um quadro que lhe toque mais e anotará o seu número para levar ao grupo.
Distribua, a seguir, as apostilas com as 27 imagens numeradas e impressas em tamanho menor, uma por grupo, para que cada participante possa identificar o quadro escolhido por ele, quando circulou pelos varais.
Alguém do grupo, que se voluntariar, começa então uma história coletiva, com os personagens do quadro escolhido, mostrando-o aos colegas.
Uma fala puxa outra. A seguir, outro participante dará continuidade à história iniciada pelo colega anterior, com base nas imagens do seu quadro e assim por diante, até que todos os quadros escolhidos pelos participantes do grupo tenham sido contemplados na história do grupo. Essa atividade de criação de histórias levará aproximadamente 20 minutos.
E se?
Se o educador preferir e achar mais prático ou mais atrativo, poderá fazer vários kits com os 27 quadros avulsos, no seu tamanho original, e distribuir um kit por grupo.
Nesse caso, os estudantes primeiro circulam pelos varais e, voltando ao grupo, procuram o quadro escolhido por ele, entre os 27 quadros do kit do grupo.
Da mesma forma que no exemplo anterior, alguém se voluntaria para começar a história a ser criada coletivamente, dispondo o seu quadro na roda, como a primeira cena de uma história em quadrinhos. Outro participante qualquer continua a história, expondo o seu quadro ao lado do primeiro, formando o segundo quadrinho da história e assim por diante até que todos exponham o seus quadros e tenham participado da criação da história.
Circule pelos grupos e, conforme observar que os participantes estão finalizando a primeira história, peça para contarem-na para você. Então problematize com o grupo que essa foi uma história possível. Haveria outras? Que outras possibilidades de desenvolvimento e desfecho poderia o grupo dar à história produzida, com esses mesmos personagens? Poderiam refletir um pouco e tentar outro caminho e fim?
Oriente que para construir a nova história eles poderão retirar um ou mais quadros da história anterior, trocar ou incluir outros (aproximadamente 20 minutos).
E se?
Se perguntarem que desfecho eles devem dar para essa segunda história, diga que a escolha é deles, não interfira na decisão.
Finalizada a segunda produção, o grupo deverá pensar como apresentá-la para a turma, no próximo encontro, em outra linguagem. Exemplos: peça teatral, rap, música, poesia, dança, repente, haicai, cena muda, etc. Dessa forma, o restante da oficina será para ensaiarem a representação.
2º encontro: Compartilhando as escolhas.
Neste encontro, os grupos socializarão entre si e debaterão as escolhas feitas dos quadros e das histórias produzidas por eles. Os varais deverão ficar vazios para cada grupo expor neles os quadros que deram origem às histórias produzidas.
Alguns estudantes farão a filmagem das apresentações para que os grupos possam se ver depois.
Inicialmente, cada grupo representará a segunda história produzida, por meio da linguagem escolhida e, após a representação, contará à turma como chegou a ela:
Após cada apresentação em grupo, promova um debate geral, investigando se entenderam o que cada grupo produziu e instigando a reflexão sobre as escolhas dos personagens das duas histórias, por meio de perguntas como: das duas histórias, que escolhas foram mais favoráveis aos personagens? Por quê? E quais foram as mais desfavoráveis? Por quê? Haveria outras escolhas possíveis além das que o grupo apresentou? Quais? Os personagens tinham consciência do que queriam? O que acharam do desenrolar das histórias? E dos desfechos dados?
Fique atento/a às manifestações dos adolescentes e jovens e faça as mediações necessárias para que haja respeito entre todos, durante o diálogo, questionando atitudes agressivas ou pejorativas.
Para finalizar, projete as gravações das apresentações num telão para os grupos se verem e a turma ter oportunidade de rever as diferentes histórias e escolhas realizadas.
E se?
Se perceber algum constrangimento ou desconforto por parte de algum deles, não comente nada em grupo. Procure-o depois da atividade para conversar, isoladamente da turma, e averiguar se há algo que mereça uma atenção mais cuidadosa dos educadores ou da família e discuta na instituição. Em alguns casos, é importante buscar ajuda na parceria do CRAS mais próximo (Centro de Referência de Assistência Social).
Agora é com você: o que mudaria no desenvolvimento da atividade?
Hora de avaliar
Na roda final do dia, peça que avaliem a oficina. Comece no coletivo, perguntando sobre o processo de construção das histórias: o que provocou, pessoalmente, a escolha dos quadros: que sentimentos, que pensamentos? Como cada um compatibilizou o seu quadro com o do colega, para dar continuidade à história do grupo? Esse processo foi tranquilo ou houve impasses? Se houve, como eles foram resolvidos? E, ao mudarem a história, houve negociação entre os participantes? O que os motivou a adotar o novo enredo e o novo desfecho?
Peça que conversem entre si, nos grupos, e escolham um dos 27 quadros expostos nos varais para expressar sua avaliação sobre a oficina, justificando-a para o coletivo da turma.
O que mais pode ser feito?
Agora é com você: o que mais faria?
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Inscreva-se para receber
nossos conteúdos por e-mail
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
_GRECAPTCHA | 5 months 27 days | This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks. |
ARRAffinity | session | ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user. |
ARRAffinitySameSite | session | This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session. |
cookielawinfo-checkbox-advertisement | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category . |
cookielawinfo-checkbox-analytics | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category . |
cookielawinfo-checkbox-functional | 1 year | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category . |
cookielawinfo-checkbox-others | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance". |
CookieLawInfoConsent | 1 year | Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie. |
PHPSESSID | session | This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed. |
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
_ga | 1 year 1 month 4 days | The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors. |
_ga_* | 1 year 1 month 4 days | Google Analytics sets this cookie to store and count page views. |
_gat_gtag_UA_* | 1 minute | Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID. |
_gid | 1 day | Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously. |
ai_session | 30 minutes | This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform. |
ai_user | 1 year | A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time. |
CONSENT | 2 years | YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data. |
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
_fbp | 3 months | This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website. |
test_cookie | 15 minutes | The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies. |
VISITOR_INFO1_LIVE | 5 months 27 days | A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface. |
YSC | session | YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages. |
yt-remote-connected-devices | never | YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video. |
yt-remote-device-id | never | YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video. |
yt.innertube::nextId | never | This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen. |
yt.innertube::requests | never | This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen. |
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
__cflb | 23 hours | This cookie is used by Cloudflare for load balancing.nn |
WFESessionId | session | No description available. |