Apoio Pedagógico Complementar: organização das redes em cenário de pandemia
Formação a distância com técnicos de secretarias traz subsídios para articulação das redes em prol do direito à educação associado à garantia da segurança de todos e todas
De 27/7 a 23/8, a formação a distância do programa Apoio Pedagógico Complementar (Itaú Social/CENPEC Educação/Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública Integrada nos Municípios do Baixo Paraíba – Cogiva) estará voltada ao tópico “Caminhos para a organização da rede em cenário de pandemia de COVID-19”.
O objetivo desse tópico, que faz parte do módulo de Planejamento do programa, é oferecer subsídios para a elaboração de um protocolo e a entrega de um plano de ações que articulam a rede em torno da garantia do direito à educação de todos e todas as estudantes. Para isso, as(os) técnicas(os) das secretarias participantes terão acesso a textos e vídeos, que serão lidos e discutidos no ambiente de formação, além de participarem de uma videoconferência com o professor Alexsandro Santos (USP/FGV).
Segundo Érica Catalani, coordenadora do programa no CENPEC Educação, a inclusão desse tópico na formação tem como objetivos:
refletir e partilhar conhecimento sobre os desafios para a organização da gestão educacional e da gestão escolar decorrentes do cenário de pandemia de COVID-19;
organizar e discutir subsídios ao planejamento e à implementação de ações para a garantia do direito à educação durante o distanciamento social e no retorno às atividades presenciais;
estruturar a construção dos protocolos de retorno às atividades presenciais pelos municípios envolvidos na formação.
Direito à educação e protocolo de retorno às aulas presenciais
Quais devem ser os cuidados e as orientações que as redes de ensino devem oferecer às escolas para garantir a aprendizagem de todos os estudantes, assim como a segurança e a saúde de educadores, alunos e demais envolvidos nos processos pedagógicos desenvolvidos nas instituições de ensino? Para tratar desse tema, conversamos com Alexsandro Santos, doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).
Santos é pesquisador, em estágio pós-doutoral, no Programa de Administração Pública e Governo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e no Programa de Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É também diretor-presidente da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo e coordenador do curso de Pedagogia da Faculdade do Educador, além de integrar o Programa Internacional de Fellowship da Fundação Ford. Confira a entrevista:
Portal CENPEC: Quais devem ser os principais cuidados e providências a serem garantidas pelas redes de ensino no caso de um possível retorno às aulas presenciais?
Alexsandro Santos: O planejamento para a retomada das atividades presenciais nas unidades educacionais exige das redes de ensino a construção cuidadosa de ao menos quatro tipos de protocolos e ações:
melhoramento sanitário e da infraestrutura das escolas, para diminuir os riscos de contaminação por coronavírus nos espaços escolares;
formação e orientação à saúde, para ajudar as equipes escolares a identificar educandos com sintomas de contaminação e realizar os procedimentos necessários a seu atendimento e à proteção dos demais;
acolhimento aos educadores, famílias e educandos, que foram profundamente impactados pelo período de afastamento e retornarão às atividades presenciais marcados por impactos afetivos e psicossociais, com medo, insegurança e, muitas vezes, tendo experimentado o luto na própria família;
por fim, garantia do direito à educação (acesso, permanência, aprendizagem e transição para o próximo ano letivo).
Portal CENPEC: Existem princípios orientadores de um protocolo para esse momento que possa ser seguido por todas as escolas?
Alexsandro Santos: Vejo cinco princípios fundamentais:
preservação da vida e da proteção à saúde dos educadores e dos educandos;
acolhimento, marcado pela relação entre cuidar e educar que é um fundamento da educação básica;
gestão democrática, na construção coletiva e compartilhada das ações que garantirão a segurança e o bem estar para o retorno;
equidade, que nos leva a considerar as desigualdades enormes neste país e a oferecer respostas para diminuir e mesmo impedir que essas desigualdades aumentem por força dos efeitos da pandemia;
defesa do direito humano à educação (acesso, permanência, aprendizagem com sucesso e fluxo escolar adequado para todas e todos).
Portal CENPEC: Como está sendo a formação às técnicas das secretarias do Programa Apoio Pedagógico Complementar no sentido de ajudá-las a planejar o retorno às aulas?
Alexsandro Santos: O foco da formação é duplo: apoiar as secretarias a compreenderem melhor os limites desse momento de afastamento social, reorganizando suas ações para a garantia de aprendizagem; e oferecer subsídios para o planejamento de todas as ações que serão necessárias para garantir o retorno seguro e a retomada das aprendizagens das crianças, adolescentes e jovens, com foco na garantia plena do direito à educação.
Retorno às aulas e recuperação da aprendizagem
As formações do Apoio Pedagógico Complementar têm como foco apoiar as secretarias de Educação dos municípios integrantes do Cogiva a enfrentar os desafios de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental, para combater a reprovação, o abandono escolar e a distorção idade-série.
Nesse sentido, quais serão os subsídios do programa às secretarias participantes para a orientação das escolas e dos professores na recuperação da aprendizagem após o isolamento social? Sobre essa questão, Érica Catalani esclarece:
O programa prevê a realização de encontros à distância para subsidiar os técnicos na formação de professores em Língua Portuguesa e Matemática.
Essa formação envolve a identificação de habilidades essenciais a serem desenvolvidas a partir dos diagnósticos dos conhecimentos dos estudantes.”
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duration
Description
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duration
Description
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duration
Description
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.