Apoio Pedagógico Complementar: o papel da avaliação no Programa
Apoio Pedagógico Complementar debate sobre o papel da avaliação na gestão e na aprendizagem. Confira entrevista com o professor Wolney Candido de Melo
De julho a dezembro, as(os) técnicas(os) das secretarias municipais de educação envolvidas na formação do Programa Melhoria da Educação: Apoio Pedagógico Complementar estão recebendo subsídios para aprimorarem suas práticas avaliativas por meio do módulo Avaliação.
Realizado com a consultoria do professor Wolney Candido de Melo, o módulo tem como objetivos:
subsidiar a realização do diagnóstico padronizado de habilidades em língua portuguesa e matemática;
orientar o levantamento de informações sobre aspectos da aprendizagem e do perfil dos(as) estudantes para identificar aqueles(as) que necessitam de atendimento;
assessorar as equipes técnicas na análise dos resultados do instrumento avaliativo aplicado;
orientar a avaliação e o monitoramento das ações do programa pelas Secretarias de Educação.
Ao longo do módulo, as equipes técnicas dos municípios refletem sobre conceitos de avaliação da aprendizagem e suas implicações na gestão e na prática docente. Para isso, discutem os diagnósticos e instrumentos de monitoramento e avaliação, tanto em relação ao desempenho dos(das) estudantes em Língua Portuguesa e em Matemática, como acerca dos resultados do programa.
Para conhecer mais sobre os conteúdos formativos oferecidos nesse módulo, convidamos seu consultor, professor Wolney Candido de Melo. Mestre em Ensino de Física pelo Instituto de Física da USP e Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), atua na educação há mais de três décadas como professor e coordenador em escolas públicas e privadas, além de cursos pré-vestibulares em São Paulo. Confira a entrevista.
Portal CENPEC: Qual é a importância de se conhecer e distinguir as diferentes concepções da avaliação educacional para a atuação de educadores e gestores no Programa?
Wolney C. Melo: É fundamental conhecer as diferenças entre a avaliação interna e externa, pois cada uma se aplica mais a determinada situação. Quando falamos em avaliação interna, por exemplo, estamos nos referindo à avaliação desenvolvida pelo(a) professor(a) para ser aplicada aos(às) estudantes em sala de aula. Essa avaliação tem como função um delineamento de um passo a passo do cotidiano de trabalho docente com os(as) estudantes.
Assim, ao desenvolver determinada atividade, é necessário identificar se ela promoveu ou não a aprendizagem. Para isso, o(a) professor(a) faz perguntas ou observa os conhecimentos que os(as) estudantes colocam em prática na realização das atividades propostas. Essa avaliação costuma ter um caráter mais informal, processual e formativo, pois acontece no dia a dia da aprendizagem.
Por seu turno, uma avaliação externa, em geral, de caráter somativo, é aquela que ocorre ao final de uma etapa ou período de aprendizagem e visa identificar os resultados obtidos, costumeiramente ocorrendo num momento pontual.
Portal CENPEC:Como essas concepções de avaliação podem colaborar para o trabalho desenvolvido no Apoio Pedagógico Complementar?
Wolney C. Melo: As avaliações internas e externas não são excludentes, ao contrário, são complementares, pois têm focos e objetivos diferentes. Assim, ao combiná-las, os(as) educadores(as) e gestores(as) têm condições de verificar informações de naturezas diversas e também com diferentes focos.
Ao compor levantamentos distintos, pode-se obter informação para o aprimoramento em diferentes níveis de gestão da aprendizagem (sala de aula, escola e secretaria). A avaliação externa, pode trazer elementos para que gestores(as) identifiquem estudantes que necessitam de atendimento complementar e auxiliem no processo de ensino e aprendizagem, com atenção e cuidado para o atendimento do direito de todos(as) à aprendizagem. Por sua vez, a avaliação interna, fornece elementos para os(as) professores(as) planejarem as atividades que melhor se ajustam aos processos de cada estudante.
Portal CENPEC:Como os instrumentos oferecidos podem auxiliar as turmas do Apoio Pedagógico Complementar e as ações do Programa?
Wolney C. Melo: Pelo levantamento padronizado, realizado no início do ano letivo, é possível mapear quais são as maiores dificuldades e acompanhar os avanços no alcance dos objetivos do programa tanto por parte da gestão da escola como da secretaria.
Com o levantamento padronizado do final do ano letivo, pretende-se proporcionar evidências sobre os resultados de aprendizagem alcançados e junto com as informações levantadas pelos(as) docentes tomar decisões quanto à reclassificação ou encaminhamentos dos(as) estudantes para o ano escolar seguinte, sempre tendo como ponto de atenção o sucesso na trajetória escolar.
Além disso, oferecemos o questionário para levantamento do perfil do(a) estudante, que permite acessar informações importantes sobre os possíveis obstáculos à trajetória escolar dele(a). Essas informações, chamadas de contextuais, auxiliam na análise dos resultados das avaliações de desempenho e da desigualdade educacional.
Portal CENPEC:O que é importante os educadores e gestores observarem ao aplicar os instrumentos avaliativos?
Wolney C. Melo: É importante observar não só a quantidade final de acertos de cada estudante nos instrumentos de desempenho, mas também identificar quais foram esses acertos e erros. Eu costumo dizer que os erros oferecem elementos tão essenciais para o trabalho pedagógico quanto os acertos. Quando identificamos o que levou o(a) estudante ao erro, temos melhores condições de planejar as atividades pedagógicas para promover a aprendizagem.
Assim, mais do que contar acertos e erros, é importante fazer uma análise qualitativa dos mesmos visando subsidiar o planejamento das intervenções pedagógicas.
Portal CENPEC:Como os instrumentos oferecidos podem auxiliar o retorno às aulas presenciais após a pandemia?
Wolney C. Melo: Após o período de aulas remotas do isolamento social, é importante identificar quais aprendizagens se efetivaram e quais não se efetivaram. Assim, o levantamento padronizado inicial, de caráter diagnóstico, pode ser útil para todos(as) estudantes. Com ele, o(a) gestor(a) pode obter indicativos sobre a aprendizagem das turmas e identificar aqueles(as) que necessitam de apoio pedagógico após o isolamento. Vale ressaltar que os instrumentos, por serem padronizados e restritos às questões de múltipla escolha, oferecem indicações que requerem a complementação de diagnósticos dos(as) docentes.
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duration
Description
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duration
Description
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duration
Description
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.