Eleições 2020: Os desafios educacionais dos(as) novos(as) prefeitos(as)
Entenda como analisar as proposta do(a) seu(sua) candidato(a) e confira alguns materiais de referência para as próximas gestões
Por Stephanie Kim Abe
Não é à toa que a pandemia é um dos grandes assuntos dos debates eleitorais desta eleição municipal de 2020. A crise sanitária trouxe grandes consequências e impactos nos sistemas de saúde, mas também na economia, no meio ambiente, no consumo etc. Na Educação, ela ocasionou o fechamento das escolas desde final de março, com adaptações das redes de ensino e escolas à uma educação remota realizada às pressas e em escala sem precedentes.
Se pensarmos que adaptações estruturais nas escolas para o distanciamento social é um desafio novo acarretado pela pandemia, há outros que já existiam nas escolas brasileiras e foram agravados pela crise – é o caso da exclusão escolar e da distorção idade-série. Por isso, as novas gestões municipais precisarão pensar a curto, médio e longo prazo.
Confira a seguir alguns dos desafios que os(as) próximos(as) prefeitos(as) devem enfrentar na área educacional e algumas dicas e materiais de referência para avaliar as propostas do(a) seu(sua) candidato(a).
Retorno às escolas
A retomada das aulas presenciais é o assunto mais imediato sobre o qual os(as) novos(as) prefeitos(as) terão que se debruçar, a partir do ano que vem. Não há uma resposta certa para quando as escolas devem ser reabertas, principalmente porque há realidades muito discrepantes, muitas vezes em uma mesma rede de ensino. Por isso, é preciso muita escuta, diálogo e trabalho colaborativo com toda a comunidade escolar.
É preciso olhar para as condições estruturais de cada escola, e envolver os profissionais das escolas, as famílias e os estudantes nessas decisões. São eles que conhecem a realidade, os problemas e os desafios do chão da escola, então torná-los parceiros das ações do município é fundamental”
Anna Helena Altenfelder, presidente do Conselho de Administração do CENPEC Educação
Anna também ressalta que a volta às aulas presenciais não deve levar em conta somente questões cognitivas, mas também culturais, sociais, afetivas. Daí a importância de as redes pensarem sobre o processo de acolhimento.
Para pensar a retomada das aulas presenciais
O Portal CENPEC Educação tem publicado, desde setembro, reportagens que tratam de diferentes aspectos presentes na reabertura das escolas neste cenário de pandemia de Covid-19. Listamos abaixo alguns dos principais conteúdos, que podem servir de orientação e reflexão para profissionais da educação, gestores e gestoras e a comunidade em geral.
A educação integral pressupõe o desenvolvimento das diferentes dimensões do sujeito – motor, física, social, cultural, emocional e cognitiva – de forma articulada e integrada com o território no qual ele está inserido, com os seus diferentes atores e espaços atuando num trabalho intersetorial.
Para Anna Helena, essa concepção se torna ainda mais fundamental agora, em um contexto de pandemia:
É a partir desse estreito vínculo da escola com o território que podemos ter o uso de espaços da comunidade, como parques e equipamentos culturais, para ampliar o espaço externo da escola, ou o desenvolvimento de ações de organizações da sociedade civil com as escolas; seja para a recuperação da aprendizagem dos alunos, para a realização de atividades culturais ou de acolhimento. Esse é o caminho para dar condições e garantir que a aprendizagem se efetive.”
Anna Helena Altenfelder, presidente do Conselho de Administração do CENPEC Educação
Garantia de aprendizagem
De acordo com a presidente do Conselho de Administração do CENPEC Educação, é no compromisso com a aprendizagem de todos e todas que se concretiza o direito à Educação. Mas o que isso significa, em termos práticos?
Significa, a nível municipal, garantir o acesso à creche e à Educação Infantil, a uma alfabetização na idade certa e, principalmente, o enfrentamento das desigualdades educacionais presentes no município.
“É preciso olhar para os fatores que produzem e acirram as desigualdades educacionais (socioespaciais, de nível de renda, de gênero, de raça), que afetam os resultados na escola, e pensar em políticas diferenciadas e diversificadas. É esse o princípio da equidade: dar diferente aos diferentes, a cada qual de acordo com a sua necessidade.”
Anna Helena Altenfelder, presidente do Conselho de Administração do CENPEC Educação
Para os(as) gestores(as), esse reconhecimento passa por analisar e entender dados como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), os de exclusão escolar, de evasão, de fluxo escolar e de distorção idade-série.
Todos esses fatores têm sido agravados com a pandemia e, para enfrentá-los, será preciso políticas intersetoriais (envolvendo economia, assistência social, saúde, cultura) que possam fortalecer as famílias de diversas formas. Por isso, Anna Helena acredita que é preciso pensar um plano de recuperação de aprendizagem que leve em conta dois ou três anos de execução.
“Convido os secretários de educação a pensar esse plano de médio prazo, pois será preciso uma reorganização curricular, de tempos e de espaços, muito grande. Eles precisarão dar muito apoio para as escolas e os professores para o desenvolvimento de metodologias que permitam uma aprendizagem mais ativa e que lidem com essa diversidade imensa de níveis de aprendizado que teremos em sala de aula”, defende.
Financiamento e articulação com outros municípios
A pandemia trouxe também impactos fiscais que deverão ser sentidos também na área de Educação. Uma boa gestão orçamentária se faz ainda mais necessária neste momento em que é preciso pensar adaptações nas salas de aula, contratação de profissionais e compras de materiais e equipamentos de proteção individual para o retorno das aulas presenciais.
O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) é o grande instrumento para garantir o financiamento da educação básica. Os(as) novos(as) prefeitos(as) devem entender a sua importância, assim como os(as) secretários(as) de educação.
“A gestão orçamentária será um desafio, mesmo considerando um Fundeb regulamentado conforme a PEC que foi aprovada em julho deste ano. Agora, se houver mudanças nesse processo de regulamentação, teremos riscos seríssimos à educação municipal”
Anna Helena Altenfelder, presidente do Conselho de Administração do CENPEC Educação
Para ela, uma boa articulação e diálogo com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) pode fortalecer tanto esta pauta quanto outras, já que é uma importante rede de trocas, articulação e experiências.
Para ela, uma boa articulação e diálogo com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) pode fortalecer tanto esta pauta quanto outras, já que é uma importante rede de trocas, articulação e experiências.
Marcos legais e continuidade de ações
Anna Helena Altenfelder defende que, para realizar tanto as ações urgentes quanto de longo prazo, conhecer e considerar os marcos legais já existentes, a nível federal e municipal, devem ser o ponto de partida do novo mandato, tanto para prefeitos e prefeitas quanto vereadores e vereadoras:
Além do Plano Nacional de Educação, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e as diretrizes e os pareceres do Conselho Nacional de Educação, a maioria dos municípios têm o seu Plano Municipal de Educação, aprovado pela Câmara de Vereadores. Isso tudo deve ser considerado. Não podemos esquecer também do trabalho de implementação da Base Nacional Comum Curricular, que já está em andamento em muitos municípios, e deve ser continuado.”
Anna Helena Altenfelder, presidente do Conselho de Administração do CENPEC Educação
Para apoiar os novos gestores municipais, ela reitera a importância de documentos de subsídio, como o proposto pela iniciativa Educação Já Municípios, do Todos pela Educação.
Outro material que pode servir de orientação para as ações e planejamentos de novos e novas gestores e gestoras é o “10 princípios em defesa da educação pública nas eleições municipais de 2020”.
O documento foi lançado, no final de outubro, pela Rede Comunica Educação, composta por 14 sociedades científicas e de profissionais da educação – entre elas a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), a Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e a Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (Fineduca). Juntas, as entidades representam cerca de 10 mil pesquisadores(as) e professores (as), além de 4,5 milhões de profissionais de educação.
Entre as prioridades listadas no documento, estão o financiamento, a gestão democrática, a formação e valorização dos profissionais de educação, a autonomia curricular, a diversidade e a ciência e tecnologia como cultura. A Rede traz todos os princípios que têm vinculação direta com a atuação dos municípios e os ancora em metas ou diretrizes do Plano Nacional de Educação (Lei no13.005/2004).
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duration
Description
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duration
Description
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duration
Description
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.