Quando a matéria é estudar – e descobrir – a própria identidade quilombola
Projeto de valorização da cultura quilombola em Barro Alto (GO) mostra como a educação antirracista pode ser mais efetiva quando trabalhada em consonância com a realidade local
Ancestrais do futuro: as juventudes periféricas sobre o olhar das juventudes periféricas
Direito à cidade, memória e ancestralidade, atuação política, articulação em território e muito mais são temas tratados nos curtas produzidos por diferentes juventudes periféricas brasileiras nesta websérie
Pertencimento e identidade nos anos finais do ensino fundamental
Formação docente continuada e resgate do patrimônio cultural e local para aflorar pertencimento e discutir identidades: conheça as experiências de escolas em Campinas e em Valinhos, na região metropolitana de São Paulo
Podcast: história e cultura afro-brasileira nas escolas já!
No sétimo episódio do “Educação na ponta da língua”, entenda os avanços e os desafios para a abordagem da cultura e história afro-brasileira na escola e a implementação efetiva da Lei 10.639
A sua doação pode impactar a educação e a vida de muita gente!
Num país onde as desigualdades se perpetuam, toda a sociedade precisa se mobilizar para reverter esse ciclo
Benevides (PA): conhecendo o território para conceber uma educação integral
Em novo projeto de assessoria, Cenpec conversa com escolas do município de Benevides, no Pará, para pensar junto uma concepção de educação integral para o território
O que o aumento de pessoas que se autodeclaram pretas tem a ver com educação
Em 2022, 10,6% da população brasileira se autodeclarou preta, um aumento em relação aos 7,4% em 2012. Entenda por que esses dados são importantes para pensar política educacionais
Virada Amazônia de Pé! contra o Marco Temporal
Neste Dia da Amazônia, veja como lutar contra o Marco Temporal e acesse materiais para trabalhar a temática em sala de aula
Podcast: um papo sobre convivência e relações na escola
Novo episódio do Educação na ponta da língua aborda a importância de uma boa convivência para prevenção e combate à violência na e contra a escola
Por que a melhor arma da escola contra a violência é a cultura de paz
Encontro com gestoras(es) educacionais reflete sobre violência nas escolas e desigualdades educacionais, e discute estratégias concretas para enfrentá-las; saiba mais
Eliane Leite: “A mulher negra, quando ocupa um cargo de liderança, representa toda uma comunidade”
Diretora de escola, CEO de consultoria de diversidade e conselheira do Cenpec, Eliane fala sobre sua trajetória de vida, representatividade e o papel da escola no combate ao racismo
Há muito o que se aprender com as florestas – e com quem vive nelas
Neste Dia de Proteção às Florestas, veja ensinamentos de quem vive nas e conhece as florestas e entenda a importância da educação ambiental para preservá-las
Compartilhando práticas de educação antirracista na escola
Saiba como foi o 1° Seminário: Práticas de Educação Antirracista na Escola, promovido pela Comunidade Cenpec com instituições escolares paulistanas
Racismo NÃO é piada
Entenda como o humor pode ser ofensivo ou aliado na luta contra o racismo estrutural e que medidas tomar para que piadas que ofendem não tenham espaço na escola
13 de maio: uma data para discutir a história e debater o racismo
Entenda por que o Dia da Abolição da Escravatura não representa a luta do movimento negro e descubra materiais para fortalecer uma educação antirracista
A hora e a vez da educação escolar indígena
Rosilene Tuxá, coordenadora de Educação Escolar Indígena do MEC, conta qual o panorama das escolas indígenas e quais as prioridades do governo para garantir o direito à educação dos povos originários
Livro Gênero e Educação: a democracia e a diversidade contra o autoritarismo
Composto por 20 artigos de diferentes autoras(es), o e-book gratuito analisa as ofensivas reacionárias e relata as resistências democráticas a elas ocorridas nos últimos anos
APC: avaliação e planejamento são peças chave para garantir avanços
As ações do APC em 2023 tiveram início com foco no planejamento e na garantia ao enfrentamento das desigualdades educacionais