Documentário mostra como crianças de diversos contextos e países brincam em casa durante a pandemia
Por Stephanie Kim Abe
Montar cabanas com lençóis no meio da sala, pular na cama ou no sofá, desenhar, fazer circuitos entre a sala e o quarto, ajudar a lavar a louça, cozinhar. Essas são algumas das muitas ações que as crianças têm realizado entre quatro paredes há mais de um ano, desde que a pandemia chegou no Brasil e restringiu a circulação e o contato social.
Elas traduzem o Brincar em Casa – nome e tema do novo documentário do Território do Brincar, produzido com base em relatos de 55 famílias de diferentes contextos e realidades sociais. A produção audiovisual tem cerca de 30 minutos, e pode ser assistida gratuitamente no plataforma Videocamp.
Temos um contexto de bastante dificuldade, mas dentro das casas existem focos de vitalidade, de pulso, ali acontecendo. Essa resiliência se mostra no brincar. Então percebemos que o que estamos vendo e ouvindo das famílias vai além do momento da pandemia. Ela dá notícias de como as crianças têm esse mecanismo regulador de saúde, que é o brincar, e de compreensão de mundo e, essencialmente, de compreensão de si mesmo.”
Renata Meirelles
Informação e formação pelo direito à educação
Para apoiar educadores(as), gestores(as) e redes de ensino neste momento complexo, sistematizamos nossas produções sobre essa temática desde o início da pandemia no Brasil. Confira #EducacaoNaPandemia
Processo de pesquisa
Na live do dia 31, os diretores Renata Meirelles e David Reeks contaram um pouco mais sobre o processo de produção do média-metragem. Foram muitas especificidades em relação a outras produções do Território do Brincar, pesquisa patrocinada pelo Instituto Alana que realiza um trabalho de escuta, intercâmbio de saberes, registro e difusão da cultura infantil.
A produção, que geralmente envolve apenas os diretores, contou com um grupo de sete pesquisadores. Foi também a primeira vez que eles abriram a sua casa e a sua dinâmica familiar para ser objeto do filme, e coletaram e utilizaram imagens de terceiros – no caso, os familiares -, pois geralmente é a equipe que faz essa coleta. Esse processo trouxe desafios, tanto para a montagem e qualidade da produção, como para a própria escuta e conexão dos diretores com o tema. Mas os relatos trouxeram um olhar único ao trabalho, como relatou David Reeks:
Preciso confessar: criou-se um certo pânico no documentarista e responsável pela parte visual do projeto (eu), com as primeiras imagens que vinham chegando das famílias. Imagens amadoras, na vertical, de baixa resolução, todas tremidas… como casariam com imagens de uma câmera de cinema? Mas vinham chegando mais imagens, e fui relaxando. Porque o que eu estava percebendo com essas imagens era a sua inegável autenticidade. Elas eram tão reais, que a sua qualidade era menos importante do que a verdade sendo transmitida nessas imagens.”
David Reeks
Apesar de serem de 18 países diferentes, houve recorrências entre os relatos das 55 famílias participantes do projeto. Foi o caso das brincadeiras de cabana, que traziam um espaço mais restrito e intimista dentro da casa, e dos pulos nas camas e nos sofás.
Quando a gente foca mesmo no brincar, essas ações, que podem parecer genuínas, tão simples, são tão significativas. Há essas polaridades de gestos que acontecem mesmo num ambiente de bastante restrição de movimento e de relacionamentos interpessoais. A gente acabou chamando esses pulos no sofá de ambiente mole da casa.”
Renata Meirelles
Como não poderia deixar de ser, as telas também foram presença constante nos relatos das famílias. Ainda que o brincar aconteça dentro das casas, por mais difícil que sejam as condições, não se pode ignorar as consequências que o uso massivo das telas, as interações sociais limitadas, o confinamento, a falta de contato com a natureza e com os pares podem trazer para a saúde mental e física das crianças. Sobre essa questão, Renata faz um apelo, uma vez que se pensem políticas e ações para quando a pandemia acabar:
Que todas as instituições foquem no movimento, na necessidade de espaço externo, no conato com a natureza e com outras crianças. E que ponderem isso como um fator vital de saúde para as crianças.”
Renata Meirelles
Discutindo o tema
A pesquisa sobre o brincar em casa também deu origem a um podcast, com o mesmo nome. O podcast tem sete episódios, e conta o que cada cômodo da casa tem permitido às crianças.
Desde o lançamento do filme, no final de março, o Território do Brincar tem organizado lives para detalhar os processos da pesquisa para o filme e discutir diferentes aspectos que envolvem o brincar em casa. Esses encontros on-line estão todos disponíveis no canal do YouTube do Instituto Alana.
A próxima live tem como tema “Brincar na pandemia: a força do espontâneo” e acontece na próxima quarta-feira (dia 14/4), às 19h30. O debate deve falar do processo de adentrar a espontaneidade das crianças, com base nas conversas com as famílias em isolamento social, e o que o fenômeno do brincar espontâneo nos diz para além de uma pandemia. A live terá participação de Elisa Hornett, educadora e pesquisadora da infância; Sandra Eckschmidt, doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, e Reinaldo Nascimento, terapeuta social, educador físico e psicopedagogo.
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duração
Descrição
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duração
Descrição
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duração
Descrição
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.