Permanência escolar na pandemia: riscos de abandono e evasão escolar continuam
Estudo lançado hoje revela que um(a) em cada 10 estudantes de redes municipais do 9º ano não participou das aulas em abril deste ano
Por Stephanie Kim Abe
Em abril desde ano, época em que o Brasil vivia o maior pico da pandemia, um(a) em cada 10 estudantes do 9º ano das redes municipais de educação não participava das aulas remotas. No 5º ano, a média de participação foi um pouco maior, cerca de 92,5%.
O alerta vem do estudo Permanência Escolar na Pandemia (PEP), realizado com mais de 1,2 mil secretarias de Educação de todas as regiões brasileiras. Lançado hoje pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) e o Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), o levantamento buscou analisar a adesão de estudantes da rede pública às atividades remotas durante o período da pandemia.
O achado vai ao encontro dos dados do relatório Cenário da Exclusão Escolar no Brasil, realizado pelo Cenpec em parceria com o Unicef. A pesquisa, divulgada em abril deste ano, revelou que mais de 5 milhões de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos não tiveram acesso à educação no Brasil em novembro de 2020. Desses, mais de 40% eram crianças entre 6 a 10 anos, faixa etária cujo acesso à educação estava praticamente universalizado antes da pandemia.
Em um contexto pré-pandemia, onde as taxas de evasão e abandono escolares eram quase nulas nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a rede possuía um índice de 10% de alunos inativos durante o ensino remoto é uma situação alarmante, que exige adoção de medidas pelo Poder Público visando à reversão desse quadro.”
Estudo Permanência Escolar na Pandemia
Assista ao lançamento do estudo, transmitido pelo canal no YouTube do Iede:
Aprofundamento das desigualdades
O estudo também revela que o acesso às aulas remotas e a participação nas atividades impressas ou on-line foi desigual, conforme a região onde o(a) estudante está. A frequência dos(as) alunos(as) foi maior nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, quando comparadas aos percentuais do Norte e Nordeste. Essa constatação reforça a importância de olhar para as desigualdades educacionais na hora de pensar políticas públicas que busquem combater o abandono e a evasão escolar.
Um dos problemas a serem enfrentados nesse combate é a falta de uma cultura de monitoramento e de sistematização de dados nas secretarias de educação. De acordo com o estudo, as informações sobre a frequência de estudantes não estavam organizadas em muitas das redes participantes:
Na maioria das redes estaduais e municipais do País, o controle sobre a participação dos estudantes ao longo da pandemia ficou apenas a cargo das escolas. Esse é um ponto muito preocupante revelado pelo estudo, já que essas informações deveriam ser também de ciência das redes de ensino, inclusive, para que pudessem identificar quais são as escolas sob sua responsabilidade em que há menor taxa de participação dos alunos e que, por isso, precisam de um suporte maior para evitar casos de abandono e evasão escolar.”
O estudo também destaca a atuação de algumas redes municipais de ensino que conseguiram garantir a participação dos(as) estudantes no período da pandemia, como Nova Brasilândia D’Oeste (RO), Ji-Paraná (RO), Lucas do Rio Verde (MT), Italva (RJ) e Aimorés (MG).
A pesquisa não classifica essas experiências como exemplos de boas práticas a serem copiados, mas busca tentar entender como que ações essas redes lançaram mão para fazer esse monitoramento. Lista de controle de retirada das atividades impressas pelos familiares, comunicação intensa e constante pelo WhatsApp com os(as) responsáveis, visitas domiciliares de gestores(as), formação de educadores(as) para o uso das plataformas on-line são algumas dessas práticas consideradas importantes pelo estudo no acompanhamento da frequência escolar.
O presidente do CTE-IRB, Cezar Miola, ressalta que a gestão dos dados escolares é fundamental para o efetivo acompanhamento de estudantes que perderam o vínculo com a escola:
É preciso identificar e localizar as crianças e adolescentes que abandonaram a escola ou que não conseguiram se manter aprendendo em casa durante a pandemia e adotar medidas para que eles tenham o seu direito à educação garantido.”
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duração
Descrição
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duração
Descrição
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duração
Descrição
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.