#CenpecTiradeLetra: Como recompor as aprendizagens?
Hoje a especialista Maria Alice Junqueira traz reflexões e respostas para as primeiras perguntas enviadas por educadoras(es) sobre alfabetização na pandemia
Avaliações diagnósticas são o suficiente para identificar falhas na aprendizagem? Como apoiar crianças em alfabetização para que avancem na aprendizagem neste momento de retorno às aulas? Afinal, dá para recuperar o que se perdeu?
Essas são algumas dúvidas de muitos professoras(es), coordenadoras(es) pedagógicas(os) e demais membros da comunidade escolar neste período. Elas foram enviadas para o Cenpec via Instagram.
É para responder, refletir e dialogar com as(os) educadoras(es) sobre essas questões que Maria Alice Junqueira, especialista em alfabetização e coordenadora de projetos do Cenpec, estará ao vivo hoje (3/3), às 18h, no Instagram do Cenpec. Não perca!
Ideias e dicas de materiais
Durante a live, Maria Alice vai apresentar algumas sugestões e caminhos par redes, escolas e educadoras(es) na recomposição ou aceleração das aprendizagens neste momento, além de indicar e comentar sobre materiais de apoio que podem ser utilizados. Confira alguns:
Avaliação diagnóstica Para as redes que ainda não possuem instrumento diagnóstico, o melhor material disponível no momento é a Plataforma de Avaliação e Monitoramento do Ministério da Educação (MEC). A Plataforma foi elaborada pela Fundação Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), ligada à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Há questões que podem ser aprimoradas, mas pode ajudar bastante neste momento. O site disponibiliza avaliações diagnósticas e formativas em Língua Portuguesa e Matemática do 1o ano do ensino fundamental ao 3o ano do ensino médio.
Recomposição ou aceleração das aprendizagens Seria mais interessante falar em recomposição das aprendizagens ou em aceleração do que em recuperação das aprendizagens. Para apoiar as reflexões sobre esse tema, indicamos o documento “Recomposição das aprendizagens em contextos de crise”, elaborado pela Vozes da Educação, com apoio da Fundação Lemann e Instituto Natura, e publicado em junho de 2021.
Adaptação do currículo A proposta é trabalhar apenas as habilidades consideradas prioritárias para que as(os) estudantes tenham sucesso no próximo nível de escolaridade. Nesse formato, as(os) alunas(os) são mantidas(os) em sua seriação. Se necessário, as(os) professoras(es) podem recorrer a habilidades de outros anos/séries..
Material didático apropriado É fundamental uma boa curadoria de materiais formativos destinados tanto a gestoras(es) escolares, coordenadoras(es) pedagógicas(os) como a estudantes e docentes. Os conteúdos podem trazer orientações para o ensino híbrido, sequências didáticas, projetos, jogos de alfabetização, seleção de livros literários, por exemplo. Um bom exemplo é o Almanaque para alfabetização e letramento, elaborado por Isabel Cristina Alves da Silva Frade, professora e pesquisadora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), para prefeitura de Belo Horizonte (MG).
Adaptação de práticas pedagógicas Nesta proposta, as(os) estudantes são agrupadas(os) segundo o nível de aprendizagem e assistem às aulas por dois a três círculos de aprendizagem. Na Colômbia, os círculos de aprendizagem da Escuela Nueva são uma alternativa para crianças de 6 a 15 anos em distorção idade-série ou vítimas de crises humanitárias. As(Os) estudantes assistem a aulas em turmas durante seis a dez dias consecutivos. Após esse “intensivão”, as crianças voltam para a aula regular.
Formação docente específica Estratégias de formação específicas, voltadas, por exemplo, ao contexto atual, no trabalho com as habilidades foco da BNCC, formação de estudantes de pedagogia ou docentes aposentadas(os) para atuar como tutoras(es) voluntárias(os) junto às turmas. É possível pensar em diferentes saídas, de acordo com a realidade e possibilidade de cada rede. Tempos difíceis requerem saídas fora da caixinha…
Aceleração da aprendizagem Os programas de educação acelerada diagnosticam a perda e, por meio de um caminho rápido, colocam cada estudante de volta ao nível da série em que deveria estar de acordo com a faixa etária. Em vez de ofertar atividades adequadas a séries anteriores a fim de preencher todas as lacunas no aprendizado, a aceleração se concentra em preencher apenas as lacunas mais críticas, no momento adequado, por meio de trabalhos apropriados à série atual. Esses programas são utilizados para crianças e jovens que nunca frequentaram a escola, ou que passaram muito tempo sem acesso à educação formal.
Participe da campanha
Compartilhar conhecimentos e experiências com educadoras(es) e gestoras(es) para o avanço das crianças em leitura e escrita: esse é o objetivo da nossa campanha. Para isso, organizamos uma série de lives sobre alfabetização e letramento com base nas perguntas da comunidade escolar que nos acompanha nas redes sociais.
A campanha tem como base materiais já produzidos e disponibilizados pelo Cenpec, como as vídeodicas da série Tirando de Letra. Divulgadas no Portal Cenpec e no canal do YouTube do Cenpec, as 16 produções, de um minuto de duração cada, trazem dicas simples e diretas a educadoras(es) e familiares sobre diferentes aspectos da alfabetização e do letramento.
Confira abaixo o vídeo do lançamento da campanha, que ocorreu no dia 22/2:
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duration
Description
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duration
Description
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duration
Description
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.