Investidores
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Itaú Leasing, DPZ Propaganda, Indústria de Papel Simão S.A.
Objetivo
Aprimorar a alfabetização na escola pública e desenvolver material de apoio para docentes e estudantes em uma abordagem sociointeracionista.
Público
Professoras(es), diretoras(es) de escolas, coordenadoras(es) pedagógicas(os), secretárias(os) e gestoras(es) municipais, supervisoras(es) de ensino.
Produtos
Publicações Letra Viva: Programa de Leitura e Escrita e Novo Letra Viva: Programa de Leitura e Escrita: Alfabetização – Livro do Professor
Premiações
Prêmio Jabuti
Categoria: Melhor Livro Didático
Instituição: Câmara Brasileira do Livro
Ano: 1995
Sobre o projeto
O projeto “Leitura e Escrita – Letra Viva” consistiu na elaboração de material didático dirigido a professores e alunos de escolas públicas. O material produzido foi testado numa escola pública estadual de Osasco. Dessa experiência resultou uma revisão da publicação e sua adequação. Foi então utilizado por cerca de 30 classes de alfabetização de escolas estaduais e municipais de São Paulo, Osasco e Carapicuíba ao longo de três anos.
As escolas que adotaram o Programa de Leitura e Escrita foram acompanhadas pelos pesquisadores do Cenpec, que trabalharam com professores e coordenadores pedagógicos, realizaram avaliações sistemáticas das crianças e observações de classe.
Em 1992 a editora Formato se interessou pela publicação do material e o programa foi inteiramente revisto e adaptado para esse fim.
O programa teve grande êxito nas escolas em que foi utilizado, obtendo, como resultado, de 80% a 100% de aprovação para a 2ª série (atual 3ª ano) do ensino fundamental.