Solve for Tomorrow: conheça os semifinalistas da 9ª edição

-

Solve for Tomorrow: conheça os semifinalistas da 9ª edição

Produção sustentável e educação são temas de destaque entre os projetos inscritos em 2022; saiba mais

Foram divulgados ontem (dia 17/08) os 20 projetos semifinalistas da 9a edição brasileira do Solve for Tomorrow — programa global da área de Cidadania Corporativa da Samsung, com coordenação geral do Cenpec no país. 

Sustentabilidade, educação e saúde são as temáticas que mais aparecem entre eles. Há projetos de educação ambiental para o consumo consciente de água, produção de energia sustentável, alternativas sustentáveis para a agricultura familiar, horta orgânica com irrigação automática e muito mais. Os projetos semifinalistas contemplam todas as regiões brasileiras

O programa Solve for Tomorrow estimula estudantes e docentes da rede pública a desenvolverem soluções para demandas locais usando a abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

Cada professor(a) orientador(a) e professor(a) parceiro(a) desses 20 projetos receberão um tablet Samsung.

🧩 Conheça aqui os semifinalistas da 9a edição 


Balanço das inscrições

Quase 18% dos projetos inscritos propõem soluções para desafios relacionados ao consumo e à gestão de resíduos, com foco na produção sustentável. Educação é a segunda temática mais frequente, abordada por 16,8% dos projetos. A maior participação dessas áreas está em conformidade com questões contemporâneas e o contexto pós-pandemia.

Entre os estados com maior número de inscrições na 9ª edição, destacam-se São Paulo (15,61%), Minas Gerais (5,83%), Pernambuco (4,45%), Bahia (4,23%) e Maranhão (3,96%).

A equipe técnica do Solve for Tomorrow Brasil ressalta a heterogeneidade das equipes de professoras(es) e estudantes inscritas. Em relação ao perfil de gênero, 75,4% dos grupos com projetos são mistos, com a participação tanto de meninas quanto de meninos. 

Os dados indicam, ainda, que a interdisciplinaridade tem se tornado cada vez mais forte entre o conjunto de projetos participantes. Do total de propostas em que há professoras(es) parceiras(os), quase 30% incluem docentes da área de Humanas ou de Linguagens — no caso desta última, houve um aumento significativo em relação a 2021, partindo de 3,5% para 13,3% do total de professoras(es) parceiras(os) cadastradas(os).

Anna Karina, diretora de Marketing Corporativo da Samsung Brasil, mostra empolgação quanto aos temas dos projetos de 2022 e ao aumento no número de participantes:

Foto: acervo pessoal

Nesta 9ª edição, o programa registrou um crescimento de 65% na quantidade de alunos inscritos e isso nos motiva a continuar trabalhando para ampliar a presença desses jovens no campo da pesquisa científica e da inovação. O Solve For Tomorrow foi criado pela Samsung para contribuir com o avanço do sistema educacional, pois acreditamos que é possível usar da tecnologia para elevar o acesso à educação e ajudar os estudantes a alcançarem seu potencial máximo e desenvolverem suas habilidades individuais. Essa e outras iniciativas fazem parte da nossa visão global de responsabilidade social ‘Together for Tomorrow! Enabling People’”.

Anna Karina

🧩 Saiba mais sobre a 9a edição do Solve for Tomorrow no Brasil aqui


Mentoria desde o começo

Uma novidade da 9ª edição do Solve for Tomorrow Brasil foi o oferecimento de mentoria já na fase de inscrição. Ao cumprirem a etapa de aceite do regulamento — que antecede o envio da ideia de projeto —, as(os) professoras(es) orientadoras(es) tiveram acesso a um ambiente virtual exclusivo, com pílulas pedagógicas em vídeo, canal de diálogo com tutores e tutoras e um webinar sobre Design Thinking.

Juliana Gonçalves, técnica de projetos do Cenpec, explica que essa primeira fase de mentoria foi desenvolvida tendo em vista o caráter formativo do programa, com o objetivo de ampliar o apoio a docentes e estudantes já na etapa de apresentação da ideia do projeto: 

Foto: acervo pessoal

Esperamos, com isso, ter contribuído para a conclusão de inscrições iniciadas e também para um ganho de qualidade nas propostas. Durante o período de inscrição, registramos um grande número de acessos à página da mentoria, recebemos dúvidas de professores e professoras de todas as regiões do país e tivemos um retorno excelente daqueles que acompanharam o webinar sobre Design Thinking. São resultados que reforçam a importância dessa proposta formativa e nos dão pistas para aprimorá-la em edições futuras.”

Juliana Gonçalves

Cerca de 25% dos(as) professores(as) inscritos(as) em 2022 participaram da edição anterior (2021). Isso mostra que o programa conseguiu mobilizar um grande número de novos(as) docentes (75%), mas mantendo a fidelidade de parte considerável dos(as) professores(as) em edições consecutivas.

A partir do dia 22 de agosto até o dia 23 de setembro, as 20 equipes semifinalistas devem continuar no processo de mentoria. 

🧩 Veja todo o balanço das inscrições e conheça as próximas etapas aqui


Veja também